Logo do Centro Cultural Bom Jardim

AULÃO DE ABERTURA DOS CURSOS BÁSICOS DA ECA/CCBJ ABORDA SOBRE LUTA PCD E DIA NACIONAL DOS SURDOS

17/09/2021

o CCBJ convida a todes para um bate-papo muito potente com nossos convidades e equipe de acessibilidade CCBJ. A live acontecerá no canal do CCBJ no YouTube, no dia 21 de setembro, às 18h.

Em setembro celebramos dois marcos muito importantes para a Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil: O Dia Nacional dos Surdos no dia 26 de setembro e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21 de setembro, que foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. O mês de setembro como um todo é para a comunidade surda, chamado de Setembro Azul. Esse é um mês para celebrarmos as lutas e conquistas da comunidade surda, pessoas com deficiência, e pensarmos mais sobre a inclusão na sociedade. 

Em alusão a essas datas,  visando estimular a reflexão da população para com o tema, o CCBJ convida a todes para o Aulão de Abertura dos Cursos Básicos da Escola de Cultura e Artes, um bate-papo muito potente com nossos convidades e equipe de acessibilidade CCBJ. A live acontecerá no canal do CCBJ no YouTube, no dia 21 de setembro, às 18h. O link para acesso direto à live será divulgado nas redes sociais do CCBJ. Confira abaixo mais informações sobre os convidados que irão compor o bate-papo:

Mara Alexandre @maraalexandredance é surda, cearense de Fortaleza, artista da dança, bailarina, pesquisadora, professora, coreógrafa. Idealizadora do workshop damas juninas Método Mara Alexandre, criadora de movimentos e inspiração no São João do Brasil. Já teve a oportunidade de apresentar suas performances e ministrar Workshops para vários Estados do Brasil. Começou a se aventurar no universo da Dança desde os 4 anos de idade se tornando sua profissão a partir dos 18 anos. Formada pelo curso técnico em Dança no Ceará e Graduada em Dança  Bacharelado na Universidade federal do Ceará.

Karine Martins @kakazinhamartins_– Surda, Formada de Fisioterapia- UNIFOR, Graduando em Letras/Libras – UFC, Especialização em Libras- Docência, tradução e interpretação – UNI7, Pós graduado como Libras como L1- ALPHA, Professora de Libras na Uniateneu.

Fábio Passos @fabiopassosarte é doutor em filosofia, professor pesquisador do departamento e do programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Piauí e pós-doutor em artes visuais. Por intermédio da poética do desenho, tenciona a (In)VISIBILIDADE de fatos históricos, como a ditadura civil-militar brasileira, e de corpos não hegemônicos, como os corpos nus das pessoas com deficiência. Através do atrito do grafite com a superfície do papel, busca traçar pontos de contato que construam narrativas VISIBILIZADORAS que sejam capazes de mitigar esquecimentos e invisibilidades de corpos.

Mediadores

Italo Oliveira – Surdo – @italoliveiraof, Coordenador do Programa de Acessibilidade Cultural do CCBJ/ECA, Professor de Libras, Licenciado Letras Libras – UNIASSELVI, Cursando Bacharelado em Gestão Políticas Públicas – UFC , Cursando Tecnólogo em Comunicação Assistiva, Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa – UNÍTESE.

João Paulo Lima @juaumpaulolima  – Artista- educador e pesquisador, Mestre em Literatura, técnico em dança contemporânea, ativista dos direitos das PCD, assessor de acessibilidade do CCBJ.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!