Apresentando a pluralidade de corpas e vidas trans, o TransFestival chega na sua quarta edição nos dias 20 e 21 de fevereiro. O festival acontece no Centro Cultural Bom Jardim, equipamento público da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com os coletivos PoloTrans e Gueto Queen. A programação é composta por premiações e homenagens, apresentações musicais e roda de diálogos, sendo gratuita e aberta ao público.
O TransFestival é um evento de visibilidade às culturas, artes e estéticas de Pessoas T (Transsexuais, Travestis, Mulheres Trans, Transmasculine e outras identidades transitórias). Tendo como tema “Protagonismo, Permanências e Memória nas Periferias de Fortaleza”, o festival apresenta o Baile da Diversidade, um espaço de encontro, celebração e resistência do corpo em movimento.
Desde a primeira edição, o CCBJ é palco para o festival, valorizando as identidades, criações e produções artísticas e culturais em diversas linguagens e formatos. A ação ocorre em parceria com a Secretaria da Diversidade (Sediv), Casa de Andaluzia e Feira Empreendedora LGBT, com apoio da e da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac).
Neste ano, o evento recebe a cerimônia de entrega do 1º Troféu Dandara Ketley, homenageando pessoas trans do estado do Ceará. Além disso, a Unidade Móvel Dandara Ketley estará presente no festival, oferecendo orientações para o público LGBTI+ acerca dos direitos e da cidadania.
Ritos de Presença
A cerimônia de abertura começa com uma performance. O espetáculo Atravessar: Feitiço para um Corpo em Encruzilhada ocupa o Teatro Marcus Miranda às 18 horas do dia 20. A apresentação solo de Stefany Mendes une teatro, poesia e ritual, abordando fé, autocuidado, periferia, travestilidade e reexistência.
As demais atividades e apresentações estarão acontecendo no dia 21. O festival retorna com set de música negra e ritmos brasileiros com o DJ e produtor Viúva Negra. A programação segue com o desfile Transformando da Casa de Andaluzia, organização referência no acolhimento e na formação empreendedora de mulheres trans no Ceará.
As performances continuam no palco do CCBJ. Com brilho, técnica e presença cênica, a artista Nicole Layser irá se apresentar no equipamento. Nicole é travesti, Miss Trans Barbie Ceará, Talento Ceará e Dublagem de Ouro Brasil. Stefany Mendes também volta ao palco com a apresentação de seu pocket show.
Uma das principais vozes da política de acessibilidade cultural para pessoas trans fecha a noite do festival com DJ set. Multiartista da Barra do Ceará, Angel History é produtora musical e compositora, atualmente se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum autoral “CYBER CLUB PRINCESS”. O CCBJ reafirma seu compromisso com a valorização dos caminhos, das narrativas e das vidas da comunidade trans.
Serviço:
TransFestival Quarta Edição
Data: 20 e 21 de fevereiro
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim)
A programação acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro e conta com a realização de coletivos LGBTQIAPN+ do Grande Bom Jardim
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!