Entre os dias 9 e 13 de dezembro, o Grande Bom Jardim se junta para reafirmar sua atuação pela cidadania cultural na cidade com a 9ª Semana dos Direitos Humanos (SDH). O evento ocorre no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que faz parte da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A programação é gratuita e livre para todos os públicos.
A semana é uma realização do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do CCBJ. Nesta edição, o direito à cidade será abordado como ferramenta de pertencimento, circulação e transformação. O objetivo é apresentar a cidadania cultural como um direito fundamental e necessário para o fortalecimento das periferias de Fortaleza.
O evento celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), oficializada no dia 10 de dezembro. Para florescer os Direitos Humanos coletivamente, a semana contará com oficinas, brincadeiras livres, reuniões e espetáculos.
Desabrochando no Concreto
Para construir futuros possíveis de uma cidade mais justa, a SDH começa com o seminário de abertura “De Nossas Peles Brotam Flores e Cidades” na terça-feira, 9, às 14 horas, no Teatro Marcus Miranda. Será debatido o direito à cidade e a colaboração das pessoas da periferia na construção e qualificação dos fluxos urbanos.
Os encontros continuam no dia seguinte, com a Reunião Ampliada dos Equipamentos Públicos do Território e o Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogas da Cultura no Ceará, no Espaço Paulo Freire. “As articulações dos territórios são essenciais porque quando a cidade floresce das nossas peles, ela se torna viva, plural e verdadeiramente humana”, destaca Cláudio Henrique, assistente social do NArTE.
Na quinta-feira, a partilha das iniciativas comunitárias ocorre a partir da apresentação de estandes. Além disso, a religiosidade se encontra com o lançamento do livro “Do Terreiro ao Mar: Umbandas do Ceará e a Festa de Iemanjá” de Éden dos Santos Barbosa.
O momento para botar ideias em ação permeia a semana. Na sexta-feira, acontece a 3ª Oficina Formativa do Projeto Bom Jardim para Todos! A formação tem o intuito de construir um jardim de chuva, promovendo uma arquitetura social e ambiental da comunidade. A realização é em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Finalizando a semana, o É o Brinca chega com edição especial para a pivetada. Os bolsistas do projeto Só Uz Crias propõem uma programação especial de atividades lúdicas pensadas para o público do CCBJ. Terá aulão de dança, brincadeiras livres, ciclo de leitura, e tranças nagô.

Confira a Programação Completa
⏰ Terça-Feira – 09/12/2025
SEMINÁRIO DE ABERTURA – “De Nossas Peles Brotam Flores e Cidades”
Horário: 14h
📍 Teatro Marcus Miranda CCBJ
Entrada gratuita
⏰ Quarta-Feira – 10/12/2025
FORTALECENDO A REDE – Reunião Ampliada dos Equipamentos Públicos do Território
Horário: 14h
📍 Espaço Paulo Freire CCBJ
Entrada gratuita
ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGAS DA CULTURA NO CEARÁ – Estratégias para Descentralização e Democratização das Políticas Culturais.
Horário: 18h
📍 Espaço Paulo Freire CCBJ
Entrada gratuita
⏰ Quinta-Feira – 11/12/2025
SAÚDE NA COMUNIDADE – Oferta de serviço de vacinação, testagem IST’s, odontologia
Horário: 09h
📍 Espaço Marielle Franco / Praça Central / Camarim / Sala Multiuso e Multigaleria CCBJ
SOCIALIZAÇÃO – Stands das Iniciativas do Território
Horário: 14h
📍 Espaço Paulo Freire CCBJ
Entrada gratuita
LANÇAMENTO DE LIVRO – Do Terreiro ao Mar: Umbandas do Ceará e a Festa de Iemanjá de Éden dos Santos Barbosa
Horário: 18h30
📍 Espaço Paulo Freire CCBJ
Entrada gratuita
⏰ Sexta-Feira – 12/12/2025
III OFICINA FORMATIVA – Bom Jardim para Todos!
Horário: 13h
📍 Teatro Marcus Miranda CCBJ
Entrada gratuita
APRESENTAÇÃO CULTURAL – Baile da Maricota
Horário: 18h
📍 Praça Central CCBJ
Entrada gratuita
⏰ Sábado – 13/12/2025
É O BRINCA – Direitos em Cena
Horário: 14h
📍 Praça Central, Espaço das Palmeiras e Biblioteca Cristina Poeta CCBJ
Entrada gratuita
A programação ocorre do dia 9 a 13 de dezembro e convida a reconhecer as periferias como pulsos criadores da cidade
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!