Propondo apresentar o cotidiano das cozinhas comunitárias, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), anuncia a abertura da exposição “Saberes, Sabores e Afetos – Cozinhas Comunitárias como Tecnologias Sociais” no dia 31 de outubro, às 17 horas. A mostra traz a imersão de quem enfrenta a fome e luta por direitos fundamentais das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para as periferias da região.
A exposição convida o público a explorar as culturas, histórias e memórias que compõem a atuação cotidiana de dezenas de cozinhas comunitárias. O momento possibilita desvendar as camadas que compõem o complexo universo alimentar das periferias da cidade de Fortaleza e do estado do Ceará. Apresentando as potências de associações nas lutas por direitos.
O equipamento contará com uma programação especial na abertura da mostra. Sendo uma iniciativa do Grupo de Extensão e Pesquisa Diálogos, da Unilab e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, da Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim e do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
Saboreando saberes e afetos
A mostra apresenta uma jornada sensorial e cultural sobre as cozinhas comunitárias do Grande Bom Jardim. As iniciativas locais integram a preparação e distribuição de refeições para outras ações sociais. Atuando diretamente com pessoas e famílias de mais de sessenta áreas e comunidades em cinco bairros de Fortaleza: Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira.
A proposta surgiu do projeto de pesquisa “Cozinhas Comunitárias como Tecnologias Sociais: Uma Análise a partir da Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim (2023-2024)”. O estudo foi desenvolvido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através do Grupo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa Diálogos. O grupo tem a presença da bolsista Nathyelly Araújo, fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI-CNPq).
Por meio de artefatos e instalações visuais, sonoras e interativas, os visitantes terão a
oportunidade de conhecer a diversidade e a relevância social e territorial das cozinhas comunitárias. Entendendo como se desenvolve esse conjunto amplo e complexo de ações que apoiam, acolhem e fortalecem comunidades, grupos e famílias vulneráveis. Em particular, mulheres, crianças, idosos, população LGBTQUIA+, indígenas, egressos do sistema penal e socioeducativo e pessoas em situação de rua.
Sobre o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ):
O Centro Cultural Bom Jardim é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult
Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que tem como missão promover o
acesso à cultura e à arte, fortalecer a cidadania e fomentar a produção artística local,
contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das comunidades do Grande Bom Jardim.
Serviço:
O Quê: Abertura da Exposição “Saberes, Sabores e Afetos – cozinhas comunitárias como
tecnologias sociais”
Quando: 31 de outubro de 2025 às 17 horas
Onde: Teatro e Galeria do CCBJ – Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Bom
Jardim, Fortaleza – CE)
Entrada: Gratuita
Informações para a Imprensa:
Eduardo Gomes Machado (85) 99987-0702
eduardomachado@unilab.edu.br
Adriano Paulino de Almeida (85) 99127-9995
A exposição “Saberes, Sabores e Afetos - Cozinhas Comunitárias como Tecnologias Sociais” estará aberta ao público entre os dias 31/10 e 02/12 no Centro Cultural Bom Jardim
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!