Os programas Teatro em Pauta, Sexta com Dança e uma apresentação especial de dança do grupos FEMS Dance marcaram a programação do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) nos dias 21 a 27 de agosto.
Compondo a programação do Teatro em Pauta, no dia 24 de agosto Rhamon Matarazzo apresentou “Corpo Dócil”, um espetáculo auto ficcional baseado na vida do artista Rhamon Matarazzo que em micro rupturas da realidade elenca elementos de sua trajetória com o HIV junto a ficções que englobam alguns arquétipos criados pela sociedade no decorrer das quatro décadas da herança do preconceito vivido por homens gays que lidam com a culpa e o medo de uma sociedade higienista que ainda não tolera corpos dissidentes.
Sexta-feira, no programa Sexta com Dança, o Coletivo Muvuca apresentou o espetáculo “Muvuca”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. MUVUCA é uma técnica de plantação afroindígena que consiste na mistura de sementes para o plantio em áreas desmatadas, outro conceito é de multidão, de aglomeração. O espetáculo carrega essas misturas, aproximando e embolando por exemplo; o House Dance com Coco, o Hip Hop com o forró, do urbano ao popular ou vice-versa, da sonoridade melódica do baião ao frenesi da house music, uma diversidade de estéticas corporais e ritmos. Somos árvores na urbes, fazendo plantação em meio a essa floresta de concreto, deixando duas perguntas: que árvore desejamos ser? E onde desejamos ser plantadas?
No sábado, compondo a programação artística do CCBJ, neste sábado o Grupo FEMS Dance apresentou o espetáculo RITMOS, uma mostra do trabalho do grupo que usa não apenas a técnica do contemporâneo mas também a salsa, flashback e etc. A apresentação encerrou o ciclo de 2023 do grupo.
A Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, por meio do programa Sombrinha Literária, trouxe para o Ciclo de Leitura a leitura do livro “O Caçador de Palavras”, no Cine Leitor a exibição do filme “As Aventuras de Paddington” e mais uma edição do Karaokê na sexta-feira. A programação acontece semanalmente nas terças e quintas-feiras na Biblioteca e é aberta ao público geral que frequenta o equipamento.
A programação do CCBJ contou com diversas oficinas e atividades promovidas pelo seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), voltadas para crianças e adolescentes frequentadores do equipamento, trabalhando o tema “Memória e Patrimônio”: as atividades “Vamos pular de elástico?” e “Dia do Folclore”, do projeto Brincando e Aprendendo; as atividades “Colorindo com Cidadania”, “Pintando a Identidade” e “Musicalização e Direitos Humanos”, do projeto Vivências Artísticas; a atividade “Desenho e pintura: tradição cultural”, do projeto NArTE em Cores e a atividade “O Direito de Pertencer”, do projeto Navegando em Letrinhas.
Acompanhe a programação artística e cultural semanal do CCBJ através do Instagram, Facebook e site do CCBJ.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!