Logo do Governo

Projetos orientados pelo Bússola Cultural são contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo

04/10/2024

Os projetos Em Foco e Maraca na Web foram selecionados em editais lançados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) após receberem orientação do Bússola Cultural. O serviço de assessoria técnica especializada do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) oferece atendimento gratuito para artistas, produtores e agentes culturais captarem recursos para projetos culturais e sociais.

O Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa selecionou o projeto Em Foco, de Rafael Rodrigues. Por meio da Lei Paulo Gustavo, a convocatória é voltada para seleção e apoio a agentes culturais, como é o caso de Rafael. Com o Em Foco, o ator propõe a promoção de formação para atores e atrizes periféricos em audiovisual.

O Maraca na Web, por sua vez, é um projeto que visa dar visibilidade a artistas do Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza, a partir de lives no Instagram e da distribuição do conteúdo gravado para que os artistas possam publicar em suas redes sociais. O projeto foi selecionado em um dos editais da LPG, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú.

Oportunidade que gera oportunidade

Rafael Rodrigues conta que sonhava com seu projeto há muito tempo. “Idealizava gerar distribuição de renda e oportunidades para os artistas da periferia como eu”, afirma. Ele participou de um momento de tira-dúvidas no CCBJ, realizado pelo Bússola Cultural, sobre a Lei Paulo Gustavo. Na ocasião, a assessora técnica de projetos culturais Monique Souza informou o artista sobre a consultoria ofertada no equipamento.

“Agendei um atendimento com o Bússola Cultural, na semana seguinte tive o primeiro encontro com a Monique, que orientou como organizar meu mapa cultural, escrever o projeto”, diz Rafael. Ele também participou de um curso de escrita de projetos no CCBJ e, enfim, conseguiu colocar seu projeto em prática.

Nereu Paiva considera a orientação que recebeu de Monique Souza muito importante para a conquista do Maraca na Web, já que se trata do seu primeiro projeto. Em outubro de 2023, junto do edital, surgiu o próprio projeto. “A Monique tirou todas as minhas dúvidas e ainda me orientou em pontos que eu nem percebia que mereciam atenção”, afirma.

Os agentes culturais contam que receber o recurso do edital viabilizou a execução de seus projetos, que podem causar impactos sociais nas áreas onde atuam. “Acho que o maior impacto do meu projeto é dar oportunidades a quem não tem. Tanto aos artistas de Maracanaú de se apresentarem em um ambiente profissional como também dos nossos alunos, de terem uma formação em uma profissão relativamente nova”, comenta Nereu.

Sobre o edital, Rafael afirma: “está gerando conhecimento e renda para os artistas, que como eu, precisamos ter condições financeiras para produzir arte e cultura nas nossas periferias sem se deslocar para os grandes centros”. O papel do Bússola Cultural está no impulsionamento de projetos culturais e prioriza iniciativas artísticas descentralizadas no aproveitamento de oportunidades como essa.

Leia mais: Bússola Cultural – projeto do CCBJ guiou iniciativas do Grande Bom Jardim no caminho certo para se tornarem Pontos de Cultura do Ceará

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!