A Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), evento que comemora o aniversário de 15 anos de existência e resistência do CCBJ, finaliza o seu último dia com muita música, bolo e refrigerante. O evento aconteceu presencialmente e virtualmente durante os dias 14 a 19 de dezembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.
O Centro Cultural Bom Jardim comemorou durante 6 dias seu aniversário de 15 anos durante a Mostra das Artes, evento tradicional de culminância do equipamento que finalmente retorna com sua programação presencial em 2021. No sexto e último dia de evento, a Mostra das Artes 2021 foi palco para a apresentação virtual do Mural Lambe Lambes do Projeto Ruela, a apresentação dos vídeos de finalização do curso de teatro para crianças e exibição do vídeo “Histórias Assombrosas” do coletivo Bom Jardim Produções.
Além disso, finalizando a noite presencialmente, Mulher Barbada apresentou-se no palco principal da Praça Central do CCBJ, seguida da apresentação de Luiza Nobel, com falas institucionais do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e do gestor executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes. O momento de aniversário contou com bolo e refrigerante para todos os presentes.
Confira abaixo mais detalhes sobre a programação:
É O Brinca Convida: Clube do Manelito
Compondo a programação cultural da semana da Mostra das Artes 2021, no programa É O Brinca Convida!, o CCBJ traz a banda juvenil “O Clube do Manelito” para a Praça Central do CCBJ, às 16h. O Clube do Manelito mescla música e contação de história, com single já lançado nas plataformas digitais o grupo apresenta um show autoral, poético e lúdico.
As canções têm influência de pop, rock e elementos regionais, além de uma performance teatral e narrativas dinâmicas. Inspirados no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e nos movimentos sociais de proteção à infância. O intuito do grupo é brincar com as crianças refletindo com os adultos, falando de amor e proteção com os adultos.
Todos os Sons: MULHER BARBADA DJ SET
A drag queen Mulher Barbada é um dos principais nomes da cena musical do Ceará. A artista mistura diversas referências em seu repertório. De shows românticos, como “A Barbada do Roberto”, onde canta as canções do Rei, até o axé e o funk do Bloco das Travestidas – show do coletivo que reúne uma média de cinco mil pessoas por dia no Pré-Carnaval de Fortaleza e cerca de 30 mil pessoas no Carnaval de Fortaleza. A drag também fez dupla com Silvero Pereira, na tour “Minhas Regras” – hit do diretor do coletivo e “Perto do Mar, Longe da Cruz”, cantando ao lado de Linn da Quebrada, Verónica Valenttino, Valéria Houston e Silvero. Além desses trabalhos, Mulher Barbada canta nos shows Revolução Preta Queer, ao lado de Luiza Nobel e Pop Up, com Jocasto Brito.
Em 2020, a cantora lançou seu primeiro single Ressaca, uma produção independente composta por Clau Aniz e produzida no Orelha Estúdio por Caio Castelo. Essa é a primeira do seu primeiro EP que está sendo produzido para ser lançado em breve com músicas autorais e inéditas. Para o show de encerramento da comemoração dos 15 anos do CCBJ, a artista preparou um show dançante de música pop brasileira e internacional. Junto com Luana Caiubi, que acompanhará a artista como dj, a artista promete uma hora de muita dança e alegria.
Todos os Sons: Luiza Nobel apresenta o show “Baile Preto” + Parabéns 15 anos CCBJ
O CCBJ convidou Luiza Nobel para encerrar o último dia de Mostra das Artes 2021, com o show Baile Preto. Dentro de uma sociedade capitalista, eurocentrista e heteronormativa, que marginaliza corpos e modos de vida, Luiza Nobel e seus projetos se fazem necessários! Cada música é um grito sobre amor, a cultura e a resistência dos que lutam pela visibilidade e igualdade, principalmente sobre o povo negro brasileiro.
Luiza Nobel é cantora, atriz, compositora e arranjadora musical. Foi vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza em 2019. Em seu repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa pelo Reggae, Rap, RnB, Samba e Soul.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!