Logo do Governo

MOSTRA DAS ARTES 2021: BAILANDO ROOTS E BOOM BOOM BLACK ENCERRAM O QUINTO DIA DE EVENTO NO CCBJ

19/12/2021

A Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), evento que comemora o aniversário de 15 anos de existência e resistência do CCBJ, chega ao seu quinto dia de evento. A Mostra das Artes 2021 segue acontecendo, presencialmente e virtualmente, até amanhã, dia 19 de novembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.

No quinto dia de evento, a Mostra das Artes 2021 promoveu um momento de imersão em jogos de mesa durante toda a tarde, iniciando a noite com o lançamento da antologia “Somos a periferia que escreve”, apresentação musical de Toryê Teixeira e Elias, seguido do sarau “Luar das Pretas”. Fechando a noite, teve reggae com Bailando Roots e Baile Black com Boom Boom Black na Praça Central do CCBJ. A programação iniciou às 16h e seguiu até 23h.

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação:

Programa de Cultura Digital: Imersão em Jogos de Mesa 

Começando o quinto dia de Mostra das Artes 2021, o Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do CCBJ promoveu uma imersão em jogos de mesa. Alguns dos jogos foram produzidos pelos próprios alunos do curso, que passaram a tarde organizando e jogando com as crianças da comunidade. Em seguida, jogos de tabuleiro famosos também entraram na brincadeira, que contou com a participação dos colaboradores do CCBJ.

Periferia Que Lê: Lançamento da antologia “Somos a periferia que escreve”

Compondo a programação da Mostra das Artes 2021, o coletivo Periferia que Lê lança o livro “Somos a Periferia que Escreve”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ e na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, às 17h. O livro é a primeira antologia (livro de coletâneas) escrita por 20 artistas residentes no Grande Bom Jardim. 

“Somos a periferia que escreve” traz 48 textos de contos, crônicas, poesias e artigos que retrata a voz individual de cada participante. O livro tem versão impressa limitada, mas estará disponível gratuitamente por meio de PDF para que o maior número de pessoas tenha acesso à obra. A atividade é uma contrapartida da segunda Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim.

Todos os Sons: Toryê Teixeira + Elias

Em seguida, no palco da Praça Central do CCBJ, Toryê Teixeira e Elias apresentaram o show “”Isso explica porque o sexo é assunto popular”. O ainda embrionário espetáculo é uma narrativa que conta com um conjunto de músicas e poesias que misturam a luta da rua com a luta do peito. Perpassando por canções e poemas autorais e de terceiros, a cronologia vai desenhando uma visão ampla e livre sobre porque o sexo é assunto popular.

Pretarau: Sarau “Luar das Pretas”

Após o show, a coletiva Pretarau promoveu no palco da Praça Central do CCBJ o “Sarau Luar das Pretas”, um evento de multi linguagem artística, trazendo Literatura (marginal, erótica, existencial, performática), Música e Artes Visuais (exposição e venda de artes), tudo protagonizado por mulheres negras artistas. A atividade é uma contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim 

Todos os Sons: Bailando Roots 

O primeiro Todos os Sons da noite foi protagonizado pelo grupo Bailando Roots, também no palco da Praça Central do CCBJ. O Projeto Bailando Roots tem o intuito de trazer lazer para juventude do grande bom jardim, realizando diversas atividades, entre oficinas de A2 e passinho do reggae, levando a cultura reggae para dentro do território, tirando essa juventude da ociosidade e também fazendo discotecagem no baile, levando diversão para o público presente. 

Todos os Sons: Boom Boom Black 

Encerrando o quinto dia de Mostra das Artes 2021, o grupo Boom Boom Black ocupa o palco da Praça Central do CCBJ. A BomBoom Black é uma festa que busca resgatar a cultura Black na cidade de Fortaleza CE, com referências de figuras importantes na luta antirracista ao longo da história. Com um repertório musical formado por Black Music dos anos 70,80, passando pelo funk dos anos 90 e 2000,sempre com produções brasileiras e internacionais. Conta com a formação: Nego Vicente (MC), DJ Flaubeck, DJ Lolost, DJ Khamidi. Desde 2018 faz parte do circuito aqui na cidade.

feira de artesanato e comidas típicas caseiras, protagonizada pela própria comunidade, continua com suas vendas e exposições. A feira está localizada no campinho, dentro do equipamento, com uma mesa para cada grupo/coletivo e empreendedor individual expor seus produtos, que variam entre artesanato de tecidos, bijuterias, acessórios, macramê, crochê, mudas de plantas, produtos natalinos artesanais e até uma mesa com o trabalho de trancismo de Letícia Felix e as massagens de Mariana Freitas. Todo dia, acontece um sorteio com o nome de todos que consumiram na feira, com algum produto da feira como premiação final.

O formulário de inscrições para participação do público geral nas atividades presenciais de cada dia da Mostra das Artes 2021 recebe inscrições até o início da primeira atividade do dia, permanecendo aberto para que os interessados se inscrevam nos dias seguintes do evento. Para realizar sua inscrição, basta acessar a aba ingressos no site do CCBJ, preencher o formulário e comparecer no equipamento portando o Passaporte de Vacina ou cartão de vacina constando as duas doses e documento de identificação com foto.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!