Logo do Governo

Memória e Patrimônio: CCBJ celebra a ancestralidade e o fortalecimento dos saberes e memórias do Grande Bom Jardim

20/08/2024

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove durante o mês de agosto a Campanha Memória e Patrimônio, realizada por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), setor de cidadania cultural do CCBJ. A Campanha acontece até 31 de agosto e promove diversas ações dentro e fora do equipamento.

Confira aqui a programação completa.

Que memórias nos fortalecem? O que contam nossos ancestrais? Essas são perguntas que norteiam o propósito da campanha, impulsionando o pensamento de valorização dos fazeres e saberes de nossos povos e comunidades. A Campanha Memória e Patrimônio busca promover o fortalecimento dos saberes e memórias de lutas do Grande Bom Jardim. 

Um dos destaques da programação da Campanha é o Museu Orgânico, um turismo comunitário que será realizado pelos terreiros que são acompanhados pelo CCBJ nos últimos anos. A proposta da ação é conhecer a história, o fazer e a consistência da arte e da cultura dos terreiros do território. A visita irá percorrer por 5 terreiros, com saída do Centro Cultural Bom Jardim, a partir das 14h no dia 22 de agosto.

A iniciativa é resultado de uma ação pensada em conjunto com os terreiros parceiros do CCBJ e que já fazem parte do projeto Conversa de Terreiro.

Para participar da visita será necessário realizar inscrição online. Serão 22 vagas disponíveis para as pessoas que querem conhecer mais de perto a história e as vivências de terreiros do Grande Bom Jardim. 

Confira o percurso do Museu Orgânico e os terreiros que serão visitados:

🗓️ 22/08
⏰ 14h
📍Saída: Rua Três Corações, 400
🗣️22 vagas

🗺️Centro Espírita de Umbanda Pai Jacob Viramundo – Rua Mateus Lemos, 1297 – Granja Portugal 

📎Release: Em 20 de Janeiro de 1965 foi quando o C.E.U Pai Jacob e ViraMundo que surgiu da necessidade espiritual de sua condutora “Mãe ALDEIDE” (ALDEIDE VIRAMUNDO) a princípio os trabalhos eram realizados em um cômodo pequeno da casa, sob a orientação de seu Pai de Santo Chico do Rei Ariolino e com a colaboração do seu esposo José Maurício (Padrinho Zé do Pai Jacob) que já era adepto da Umbanda há muitos anos. Foram tempos muito difíceis porque naquela época a Umbanda não tinha amparo legal. Mas a casa sempre lutou e se manteve, recebendo pessoas de outros estados e interior do Ceará em busca de ajuda espiritual, cura e até mesmo auxílio na hora do parto, já que Mãe Aldeide também era parteira. Foi assim até a morte de Aldeide em outubro de 1999.

O luto durou até janeiro de 2000, quando retornou às baias tendo como condutora, Mãe Salete da Mãe Cassiana (filha da casa).

Em 2015, Pai Jefferson do Sete Encruzilhada (Neto Biológico de Mãe Aldeide) recebeu todos os seus preparos através de Pai Valdo Lopes do Preto Velho da Mata Escura, e passou a conduzir a casa, o fazendo até os dias atuais.

A casa sempre foi um local acolhedor, fazer a caridade sem olhar a quem foi um dos grandes ensinamentos deixado pela matriarca e em maio de 2020 no auge da Pandemia nasceu como instrumento do terreiro a ACBAV Associação Cultural e Beneficente Aldeide ViraMundo que tem como lema “SOLIDARIEDADE SEM LIMITES”.

🗺️Cabana Preto Velho da Mata Escura (Pai Waldo ) – Rua Itu, 730 –  Bom Jardim 

📎Release: Em 10 de agosto de 1984 foi fundada a Cabana Preto Velho da Mata Escura, o terreiro é conduzido por Pai Valdo Lopes (filho de santo de mãe Aldeide Viramundo) conhecido como pai Valdo do Preto Velho, também por Pai Valdo da pomba gira. A princípio em uma casa alugada situada a rua Waldemar Paes, no Bom Jardim, em seguida mudou-se para a 2° etapa do Conjunto Ceará, foram tempos bastante difíceis devido a perseguição à umbanda, e com o terreiro obrigando-se em determinado momento, a ir fazer a gira do Principe Sibamba, no terreiro de sua mãe de santo, mas a fé sempre esteve à frente das dificuldades e em 1987 retornou para o Bom Jardim, dessa vez para uma casa própria, onde permanece até os dias atuais. No ano de 1989, foi fundado o Ilê Asè Oju Oyá, assim a casa passou a cultuar a umbanda e o candomblé. Nestas 4 décadas de existência já passaram pela casa mais de 100 filhos, e tem algo em torno de 20 filhos já consagrados. Além da parte litúrgica a casa em união com o C.E.U Pai Jacob e Viramundo, mantém um coletivo de mulheres de axé “O Poder das Yabás”, participa ativamente de movimentos culturais e desde 2002 ingressa ao Maracatu Rei de Paus, lutando e resistindo a tanta modernidade e a dificuldade enfrentada pela cultura, em 2023 pai Valdo e a rainha Pomba Gira, recebeu uma grande homenagem no Centro Cultural Dragão do Mar, uma exposição que tem como nome “Baia, Gira e Cura” do fotógrafo Jean dos Anjos, a casa trabalha em parceria com a ACBAV – Associação Cultural e Beneficente Aldeide Viramundo, que desenvolve um trabalho social aos menos favorecidos, participando de ações tais como: doação de quentinhas/sopão/festa para crianças entre outras.

🗺️Centro Espirita de Umbanda São Miguel (Pai Neto) – Rua Medelim, 2914 –  Granja Lisboa. 

📎Release: O Centro Espírita de Umbanda São Miguel, ganhador do Prêmio Expressões Culturais Afro-brasileiras do Ceará (2020), nasceu de fato em 5 de maio de 1983, no Grande Bom Jardim, atuando no campo de defesa dos direitos humanos para o povo de terreiro do grande Bom Jardim, o desenvolvimento social e cultural; e as expressões e manifestações afro brasileiras. Conduzido por Pai Neto Tranca Rua, Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará, desde 1983. Criador do Grupo Cultural Toque de Senzala em 2008; Produtor e Realizador da Festa de Iemanjá da Praia de Iracema desde 2013; Membro do Fórum de Cultura do Bom Jardim; Criador e Membro do Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará.

🗺️Centro Espírita de Umbanda Caboclo Nego Gerson (Mãe Irene) – Rua Medelin, 3488 –  Granja Lisboa 

📎Release: Sou mãe Irene do Nego Gerson. Meu terreiro tem 17 anos de fundado e é chefiado pelo Caboclo Nego Gerson que me orienta e me guia a mim e a meus filhos. Esse guia já me acompanha  desde minha iniciação nos anos 70, no terreiro da minha mãe de Santo Dona Rita Helena do Nego Gerson, onde recebi minhas cruzes. No ano de 1988, no terreiro da Saudosa Mãe Albertina, também do Nego Gerson recebi minhas afirmações com esse nego que hoje é chefe da minha casa. Atualmente sou filha de Santo de Pai Neto Tranca Rua, onde também sou filiada à Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

🗺️Pai Iran: Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Indio (SEUCI) : Rua Andrea Soares, 1153 –  Granja Lisboa 

📎Release: Fundado em julho de 2000, o terreiro de umbanda Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Indio (SEUCI) nasceu da necessidade de um espaço que fosse ao mesmo tempo sagrado e que mantivesse vivos ensinamentos ancestrais, e elementos culturais próprios dos povos de terreiro. 

Como dirigente da casa, Pai Iran do Caboclo Nego Chico, entregou a Chefia da Casa ao Caboclo Índio (Índio Irã), entidade familiar de herança, da qual deriva seu nome. O terreiro, foi uma das primeiras habitações da rua, construindo um ambiente de respeito e parceria.

As festas da casa são uma atração à parte, com pessoas da comunidade e de outros bairros. A interação com o território também é um diferencial do local, hoje ponto de memória e instituição parceira do CCBJ. No auge dos seus 24 anos, recebeu o TAC (Temporada de Arte Cearense), projeto que colocou de vez a casa como espaço cultural. Além das atividades culturais, o terreiro segue com seus rituais religiosos, em sessões na primeira segunda-feira de cada mês, e nas quartas-feiras. Também tem um calendário de festa anual, com destaque para as festas do Caboclo Índio, Seu Chico Feiticeiro e fechando o ano, sempre em dezembro o toque de Exu. Nosso espaço está sempre de portas abertas, para ensinar e aprender, dividir saberes, respeitando a diversidade e valorizando a cultura dos povos de terreiro.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!