Logo do Governo

FESTIVAL A COISA TÁ PRETA E BIENAL DO LIVRO: CONFIRA O QUE ACONTECEU NO CCBJ DE 14 A 20 DE NOVEMBRO

21/11/2022

Durante a semana do dia 14 a 20 de novembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), além da programação tradicional semanal, promoveu o Festival A Coisa Tá Preta, nos dias 19 e 20 de novembro e participou da Bienal Internacional do Livro no Ceará com a Biblioteca Cristina Poeta.

A semana contou Oficinas de Vivências Artísticas, promovida pelo CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), que ocorre mensalmente, no CCBJ e em instituições parceiras, destinada a crianças de 7 a 11 anos. As vivências da semana foram: Batuque Reciclável e Musicalização e Direitos Humanos.

A Biblioteca Cristina Poeta CCBJ, através do programa Sombrinha Literária, levou para a Bienal Internacional do Livro no Ceará na terça-feira (15) o Grupo Recontar, apresentando a contação de histórias “Tudo Bem Não Ser Normal. Na quinta-feira (17), o Cine Leitor exibiu o filme “Rainha de Katwe” e na sexta-feira (18), o Projeto Mergulho, da Escola Itinerante de Dramaturgia promoveu um momento de leitura e debate da recente e emblemática peça ‘Tybyra – Uma Tragédia Indígena Brasileira’, de Juão Nyn.

Na quarta-feira (16), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, promoveu a atividade “Diz aí criançada: sujeito de direitos”, uma oficina de Stop Motion através do projeto Construindo Teias, a atividade “Autocuidado e bem viver: técnica de redução de estresse” e “Navegando em Letrinhas: leitura lúdica. Quarta também foi dia de exibição do espetáculo Cara Travessia no Theatro José de Alencar.

Mais uma edição do programa “Precisamos falar sobre isso” aconteceu na quinta-feira (17), discutindo o tema “Juventude preta: comunidade, cultura e estética”. Na quinta também aconteceu a apresentação do “Manifesto-semente”, na Casa AME, do Movimento Saúde Mental, dentro do Programação Cultural de Artes Integradas do CCBJ. Além disso, o NArTE promoveu mais uma oficina de stencil no programa NArTE em Cores.

Na sexta-feira (18), o NArTE promoveu o “Afro Batuques”, uma experiência/demonstração dos ritmos, batuques e batidas da Cultura Negra. Sexta também teve Todos os Sons, com o espetáculo “Do quarto pro palco”, um show de canções escritas desde a “pré-pandemia” até os dias atuais. 

Sábado e domingo o CCBJ foi palco para o festival “A Coisa Tá Preta” em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. O primeiro dia de festival iniciou com uma oficina de bonecas Abayomi na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ e uma aula de tambores ministrada por Mestre Ogan Riquelme. Sábado também deu espaço para a oficina de Reggae (dancehall), ministrada por Pam Julião, do grupo Na Batida do Reggae. De 17h a 20h, a Feira A Coisa Tá Preta ocupou o CCBJ, com barraquinhas de comida, brechó, artesanato e muito mais. A programação cultural do sábado contou com apresentações do espetáculo “Inexplicavelmente Capoeira”, da Companhia Zumbart e a Associação Zumbi Capoeira, Toque de Senzala e Batuque de Mulher. No domingo (20), o grupo “Na Batida do Reggae” promoveu o “REGGAE DA CONSCIÊNCIA”, um baile em celebração, difusão e educação a partir do movimento Reggae. 

Acompanhe a programação artística e cultural semanal do CCBJ através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!