O mês de férias proporcionou aos alunos e alunas do programa de Cultura Digital do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), um momento de imersão no universo dos games através do Festival Bojogá na Kuya.
As alunas do curso básico “Mulheres na Programação: Desenvolvimento de Jogos Digitais”, promovido pelo Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, participaram da abertura do evento, realizada no dia 7 de julho na Kuya — Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante.
A abertura iniciou com o debate “Economia Criativa e inovação: Como os Games Empoderam a Cultura pelo Design”, que contou com a participação de Luisa Cela (Secretária da Cultura), Salmito Filho (SDE), Vladyson Viana (Secretário do Trabalho) e Alci Porto (Sebrae). Em seguida, as alunas conferiram a inauguração da mostra “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”, uma mostra interativa que traz jogos clássicos e contemporâneos, trazendo uma linha do tempo de consoles e até as antigas máquinas de jogos. Antes da abertura, as meninas fizeram uma visita guiada aos equipamentos presentes na Estação das Artes, conhecendo a Pinacoteca, Estação das Artes e Kuya.
Mariana da Silva Rebouças de Carvalho, 18 anos, aluna do curso, conta animada dos planos de retornar à mostra com mais tempo para aproveitar todos os jogos. “Tô achando incrível, principalmente a de agora. Até agora os consoles são muito lindos, o problema é que a gente não pode tocar mas são lindos. Tô fingindo que tô jogando aqui”, diz.
No segundo dia de evento, os alunos e alunas do Curso de Longa Duração em Jogos Digitais promoveram um showcase de projetos, onde os visitantes podiam interagir e jogar os jogos que foram criados do zero durante o curso. Jamili, uma das alunas do curso, conta que “foi uma experiência incrível tá aqui, vimos obras de arte, jogamos, apresentamos o nosso jogo. É muito bom que as pessoas gostaram dele, me sinto muito grata”. Jamili e Melissa programaram o jogo “Capivara Migrante”, que também estava disponível na showcase.
Sobre o Festival
O Festival Bojogá na Kuya é uma parceria entre a Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante, e o Instituto Bojogá de Inovação de Jogos. O tema de 2023 do festival foi “Jogos: Design, Cultura e Indústria”, e a programação aconteceu de 7 a 30 de julho, trazendo uma programação aberta ao público, Trazendo exibições de palestras, documentários, shows virtuais e bate-papos sobre a história das gerações dos jogos digitais, uma feira de criadores e desenvolvedores de jogos, oficinas, rodas de conversa, debates e espaço de negócios.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!