Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim celebra Mestres da Cultura do Ceará no festival Jardim de Tesouros Vivos

02/04/2024

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizou programação com foco na celebração dos Mestres da Cultura do Ceará no dia 23 de março. O 2º festival Jardim de Tesouros Vivos foi articulado junto de Pai Neto Tranca Rua, Mestra Carla e Mestre Lula, mestres da cultura do Grande Bom Jardim.

Por meio de sua Ação Cultural, o CCBJ promoveu um dia inteiro de atividades que tiveram início às 9h00 e aconteceram de forma itinerante, passando por locais como o Centro Espírita de Umbanda São Miguel, a casa da mestra Mãe Zimá, a Associação Zumbi Capoeira (AZC) e o próprio equipamento.

A primeira parada foi uma visita no Centro Espírita de Umbanda São Miguel do mestre da cultura Pai Neto Tranca Rua, onde ocorreu um momento de troca com uma roda de conversa e apresentação da trajetória do avô de santo e sua atuação no território até às 11h00.

Na casa de Mãe Zimá, os participantes dividiram um almoço coletivo e puderam conhecer o espaço da mestra, partilhando um momento de integração e descontração. Em seguida, a programação foi continuada no Teatro Marcus Miranda, espaço do Centro Cultural Bom Jardim, de 14h00 às 16h00.

O momento foi dividido em duas partes. Cinco Mestres da Cultura reconhecidos pelo Governo do Estado formaram uma bancada para discutir as conquistas e os desafios dos mestres da cultura do Ceará. “Tem mestre da cultura que não tem plano de saúde”, afirmou mestra Carla, que abriu a discussão falando sobre a necessidade de prover qualidade de vida aos Mestres da Cultura.  

Levi Nunes, gestor executivo do CCBJ e mediador da mesa solene, confessou ter recebido de mestra Carla uma demanda nos bastidores do evento: fortalecer a presença dos mestres da cultura nas escolas. As duas necessidades apontadas foram enfatizadas pelos Mestres Wlisses, Lula, Klevison e Pai Neto e nortearam a segunda parte do momento.

Dois grupos de trabalho se dividiram no CCBJ para aprofundar as discussões trazidas pelos mestres da cultura e propor estratégias e alternativas para alcançar suas reivindicações. Em seguida, as propostas foram compartilhadas com todo o grupo, a fim de sistematizar as demandas dos Mestres da Cultura do estado em uma carta endereçada à Secult.

Depois do lanche, a programação seguiu para o espaço da Associação Zumbi Capoeira. Mestra Carla e mestre Lula contaram um pouco da história e atuação da AZC na formação de jovens capoeiristas e, em seguida, o local foi tomado por apresentações artísticas do grupo Toque de Senzala e da própria Associação Zumbi Capoeira, que finalizou a noite chuvosa com uma roda de capoeira.
O Grande Bom Jardim abriga quatro entre os nove Mestres e Mestras da Cultura do Ceará. O título lhes foi conferido por meio da Lei 13.351/2003, que reconhece Mestres da Cultura os indivíduos e coletivos dotados de conhecimentos referenciais para a memória e preservação da cultura cearense.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!