O Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) conta com três turmas no curso de longa duração em 2024. No dia 31 de julho, os estudantes dos turnos manhã, tarde e noite apresentaram experimentos cênicos, desenvolvidos durante o curso, no Teatro Marcus Miranda.
O CenaAberta é um experimento livre que marca o espaço de formação, suprindo a necessidade artística de se apresentar. Com a mediação e acompanhamento do professor Edivaldo Batista, as turmas produziram textos de temáticas diversas e fizeram apresentações curtas, esquetes e solos.
Heitor Bantim, assistente pedagógico do Programa de Teatro, define a CenaAberta como uma oportunidade para que as turmas possam elaborar dramaturgias, mostrar seu potencial em cena e exercer autonomia artística. Ele também conta que a proposta acontece entre a Mostrinha de Teatro e a Mostra das Artes, cujo período de preparação e montagem é mais extenso.
A CenaAberta, diferente dos espetáculos apresentados nas mostras, traz a experiência cênica de maneira mais livre e experimental. Sem grandes pretensões, o evento se justifica por abrir possibilidades para testar novas ideias e provocar a proximidade entre artista e público. “Essa relação [ator/atriz-público] pode ser ensaiada, mas só pode ser vivenciada através das apresentações teatrais”, diz a supervisora do Programa de Teatro Kelly Enne Saldanha.
“A CenaAberta surge da ânsia dos estudantes pelos palcos, e nós respeitamos e fomentamos esse desejo”, complementa Heitor. Além da vivência em cena, os artistas também são levados pela metodologia pedagógica da Escola de Cultura e Artes do CCBJ a criar e experimentar para além da atuação, produzindo figurinos, cenário, maquiagem e outros elementos que compõem toda a cadeia produtiva do teatro.
O Programa de Teatro do CCBJ abrange, dentro do território do Grande Bom Jardim, grupos, coletivos, companhias, artistas e interessados em teatro e seus ofícios, atendendo crianças a partir de oito anos de idade, com ou sem experiência teatral, além de jovens, adultos e idosos.
O Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes CCBJ
O programa tem o objetivo de desenvolver e aprimorar o conhecimento artístico, técnico, mediante o ensino, a pesquisa, a experimentação na linguagem do teatro, capacitando pessoal habilitado ao exercício de atividades técnicas do teatro tais como, iluminação, figurino, entre outras. Difundindo, assim, a expressão cultural periférica. O Programa de Teatro tem como objetivos em seu eixo básico formativo: Promover um contato inicial com as técnicas teatrais; Consciência de Corpo e Voz para a cena teatral; Ampliar o referencial estético; Incentivar o potencial criativo; Criar relações entre teatro e outras linguagens; Constituição de consciência ética e cidadã; Construção de um ambiente de práticas coletivas; Estabelecimento de uma cultura de pensamento crítico-reflexivo.
A coordenação do Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ é assinada por Kelly Enne Saldanha e gerência de Henrique Gonzaga. O programa atua em 4 eixos de formação: básicos, técnicos/extensivos, laboratórios e ateliês.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!