O Bússola Cultural promoveu na sexta-feira passada (27), na Associação Zumbi Capoeira (AZC), a primeira edição do Momento Bússola, movimento que oferece os serviços do projeto em outros espaços culturais, com o objetivo de criar uma proximidade maior com os artistas e grupos artísticos, ampliando o alcance do atendimento. O Bússola é um serviço de atendimento gratuito do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e é gerido pela Assessora Técnica de Projetos Culturais do CCBJ, Monique Souza, do Centro Cultural Bom Jardim.
O atendimento busca dar suporte aos artistas com orientações, esclarecendo dúvidas nos processos de participação de editais, preparação de material, prestação de contas e inscrições. Neste momento, o Bússola Cultural conversou sobre o Mapa Cultural, com o intuito de apresentar a plataforma, explicando como encontrar os editais abertos, explicar como criar um perfil no mapa e quais são as suas principais ferramentas, como por exemplo o que fazer para criar os próprios eventos do espaço cultural dentro da plataforma.
A participação do momento foi direcionada para público e parceiros da Associação Zumbi Capoeira AZC/Espaço Cultural AZC Mestre Lula. Mestra Carla, professora de capoeira da Associação, conta que “conta que esse encontro foi para que a gente pudesse se ajudar e se colaborar quanto pessoas e quanto grupo pra encontrar o caminho do mapa cultural. Porque ainda é distante pra alguns dos nossos, também até acreditar que a gente pode estar se inscrevendo nos editais. Parece ser uma coisa só pra grupos e coletivos e não pra pessoas”.
“Como a gente aqui é um coletivo, muitas vezes fica muito sobrecarregado pra uma pessoa que sabe mais e outra que sabe menos, então a gente tá procurando equilibrar o grupo pra todo mundo contribuir. Como tá tendo muitos projetos, muitos editais, a gente quer conseguir entrar, conseguir se encaixar, trazer projetos pra cá também”, conta Ana Carla, aluna da AZC, que saiu da oficina de portfólio ministrada pelo educador social Aurianderson Amaro e produzida pelo CCBJ através do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, direto para o primeiro Momento Bússola na AZC.
Caso você possua interesse em levar o Momento Bússola para sua instituição, entre em contato através do e-mail para bussolacultural.ccbj@idm.org.br.
Sobre o Bússola Cultural
O objetivo do Bússola Cultural é fortalecer e contribuir com os processos de construção de grupos, artistas e coletivos, para a elaboração de propostas artísticas nas diversas linguagens. Os grupos e artistas, agendam o atendimento com a assessoria de projetos culturais do CCBJ.
O atendimento busca dar suporte aos artistas, com orientação, esclarecendo dúvidas nos processos de participação de editais, preparação de material, prestação de contas e inscrições. O atendimento é realizado em duas etapas: orientação e retorno e pode acontecer no formato virtual ou presencial. Logo mais é destacado como fazer para se ter acesso ao projeto Bússola Cultural.
O Bússola Cultural oferece os seguintes serviços:
- Revisão, análise e desenvolvimento de projetos para editais culturais, aplicáveis em diversas linguagens, visando estimular a participação em diversos editais e outras ações de acesso e visibilidade aos artistas e instituições;
- Orientação, esclarecendo dúvidas nos processos de participação de editais;
- Orientação na preparação de materiais como portfólio, currículo, orçamento, plano de comunicação e entre outros;
- Orientação e dúvidas simples em prestação de contas de editais.
Para agendar seu atendimento, clique aqui e preencha o formulário. Em seguida, a equipe CCBJ entra em contato por e-mail para confirmação do encontro virtual. Caso possua dúvida no preenchimento, pode enviar para o e-mail para bussolacultural.ccbj@idm.org.br .
Em casos de dificuldades de acesso à internet ou se preferir o atendimento presencial, o agendamento pode ser feito por meio de formulário impresso, solicitado no setor da Ação Cultural (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim) e também pode ser solicitado via formulário ou e-mail.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!