Logo do Governo

ALUNOS DO PROGRAMA DE MÚSICA DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES INGRESSAM EM UNIVERSIDADES (UFC, UECE E IFCE) APÓS PASSAGEM PELO CCBJ

08/05/2022

Samirley, Eudes e Welson, três jovens moradores da periferia de Fortaleza e dentre suas pluralidades, um ponto em comum: o talento pela música que passou por processos formativos pela Escola de Cultura e Artes do CCBJ e segue alcançando novas jornadas de aprendizagem.

Esses três jovens, alunos do Curso Extensivo em Música, da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, finalizaram esta etapa formativa e o CCBJ conversou com os três para saber sobre as novas conquistas. Samirley, Eudes e Welson entram em uma nova jornada acadêmica, ingressando no IFCE de Canindé, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O CCBJ vibra com a conquista dos seus alunos e destaca a passagem deles por nossos percursos formativos.

Welson Romell Costa Teixeira é morador do bairro Bela Vista e conta que  veio motivado para cursar música no CCBJ por causa da profundidade da grade. “Eu já vivia profissionalmente de música, porém eu não tinha graduação e achei uma boa ter essa certificação com o peso de ser um extensivo pela UFC e um seguimento da Universidade Federal era muito atrativo de ter no meu curriculum”, comentar. Ele disse que lembra bem das etapas de seleção do extensivo e que passou por todas elas com muito entusiasmo, desde a inscrição até a audição, “fui selecionado e segui a risca todas as etapas e conclui”. Welson conta também que ao finalizar o curso no CCBJ ele passou a criar mais interesse em expandir ainda mais os estudos. A partir daí ele passou a mirar no Enem. “Há dez anos eu não fazia o Enem e topei o desafio. Outro fato marcante para Welson foi o dia da solenidade de entrega dos certificados do curso extensivo do CCBJ. “No dia que recebi a notícia da solenidade de entregas dos certificados eu passei na federal para o curso de licenciatura plena em música”, comemora. Segundo Welson, o segredo é acreditar e trabalhar. Atualmente, além de estar certificado tecnicamente pelo CCBJ e UFC, universitário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele vive de música. “Sou proprietário e diretor da minha própria escola de música “Ponto Musical Escola de Música” que fica situada no bairro Pan Americano, em Fortaleza-CE. Além de atuar em diversos projetos com outros músicos, também acompanho artistas da cena local como bandas de baile e da noite, também sou músico free lance e gravo em estúdio”, pontua. 

Samirley Sousa é estudante, recém formada pelo curso extensivo de música do CCBJ e moradora do  do Bom Jardim, bem próximo do Centro Cultural. “Eu sempre me interessei pela música e vi o Extensivo como uma oportunidade de aprender muitas coisas que eu ainda não sabia. O Extensivo em Música me proporcionou muita coisa que vai de amigos até oportunidade de trabalho. Nesse curso eu vi que realmente queria viver daquilo, queria fazer acontecer e me vi apaixonada por vários assuntos ali”, ressalta Samirley alguns momentos de sua passagem por aqui. 

Assim como Welson, Samirley comemora a nova fase acadêmica, pois simultaneamente ao acabar o curso extensivo e o ensino médio, ela ingressa na Faculdade de Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no Pólo Canindé. “Cara, não tenho como descrever a emoção que é sabe?! É um misto de saudades, agradecimento e também de ansiedade por querer começar essa nova etapa da minha vida. E é até irônico dizer isso agora, pois eu entrei no IFCE pelo Enem, e na época eu senti que fui muito mal nas provas e sempre fiquei sendo pessimista quanto ao resultado e nas últimas horas para o site do SISU fechar eu coloquei lá as minhas opções de curso e depois de uns dias apareceu que eu tinha entrado em uma universidade pública”, vibra a universitária. 

Ela relata que foi uma emoção única, pois lembra do seu esforço para conciliar as aulas da escola pela manhã e à  noite no curso extensivo do CCBJ. “Estudar outra coisa completamente diferente não foi em vão, que tudo o que eu aprendi valeu a pena. Agora eu sei que posso olhar para trás e ver que foi uma linda jornada para chegar até aqui”, esperança a garota.

 

Eudes Ferreira da Silva também é concludente do Extensivo em Música do CCBJ e atualmente é professor de música pelo Grupo Libny Benevides, estagiário de flauta doce e violão na Escola José de Borba (Maracanaú), professor de teclado e violão no Centro Educacional Cecilia Meireles, professor  de projetos musicais a preços populares nas igrejas e professor particular teclado, canto, violão, flauta,  guitarra, ukulele, cavaquinho, musicalização e teoria musical. E agora passa a ser universitário no curso de música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Morador do Acaracuzinho (Maracanaú), vinha sempre às aulas no Centro Cultural Bom Jardim e esclarece que seu interesse pelo curso se deu por causa da sua esposa. “Visto eu ter interesse há muito tempo em trabalhar integralmente com música, ela sempre me apoiou nas decisões e me incentivou”. 

De acordo com Eudes, as experiências no CCBJ foram bastante enriquecedoras do ponto de vista de grade curricular, nível de conhecimento pedagógico, de parte dos professores, bem como troca de experiências da turma e processos formativos. “As práticas de solfejo, escrita musical,  harmonia foram as disciplinas que mais gostei. Gostei bastante dos relatórios que mensalmente eram feitos por nós alunos, os quais eram enviados pro Dragão do Mar. Para mim foi um meio de escutar os alunos (suas dificuldades, avanços, reclamações, elogios etc). O CCBJ agregou na minha vida musical, culminando na aprovação da UECE algo que sonhava em passar”, compartilha.

Ele disse à equipe do CCBJ que almeja terminar a graduação e, imediatamente, ingressar no mestrado. “Desejo aprender mais sobre maneiras de ensinar melhor os alunos e ser reconhecido como um bom professor”.

O coordenador do Programa de Música, Pedro Ernesto, em nome de todo corpo colaborador do CCBJ e da equipe de professores parabeniza a conquista dos alunos e destaca: “O conhecimento musical é uma eterna troca de saberes, não se faz música sozinho, pensar a formação artística nesta perspectiva amplia a todes a possibilidade de acessar qualquer que seja o local/lugar de construção de conhecimento, agora nossos queridos alunos irão levar toda essa bagagem para ser compartilhada em outros espaços e a alegria de ter contribuído com esta jornada é imensa.” 

O CCBJ comemora cada avanço de seus alunos e alunas e deseja fôlego, vontade de aprender e muito sucesso na caminhada de Eudes, Samiley e Welson, assim como todos os alunes que passaram pelo Curso Extensivo em Música do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!