O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) realiza mais uma edição do festival A Coisa Tá Preta durante todo o mês de setembro, em alusão ao mês da Consciência Negra. O equipamento integra o II Festival Afrocearensidades, evento realizado pela Secretaria da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ce), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Além do Centro Cultural Bom Jardim, a Estação das Artes, a Pinacoteca do Ceará, o Mercado Alimenta CE, o Centro Cultural do Cariri e outros espaços também compõem a agenda da programação completa do Festival Afrocearensidades. Os espaços recebem espetáculos de teatro e de dança, apresentações musicais, exposições, sessões de cinema, mesas de debate e outras ações culturais voltadas para a celebração do protagonismo negro.
Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o II Festival Afrocearensidades teve início no dia 1° de novembro e se estende por todo o mês com uma proposta de descentralização da programação. No Centro Cultural Bom Jardim, o festival A Coisa Tá Preta traz ao equipamento espetáculos de teatro e de dança, mesas de debate, seminários, oficinas, desfile, exposições e outras atrações.
A Coisa Tá Preta no Centro Cultural Bom Jardim
O evento do CCBJ entra em sua segunda edição em 2024 e é realizado pela Ação Cultural e pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do equipamento. Além das apresentações artísticas, a Biblioteca Cristina Poeta, espaço do CCBJ cujo maior público é o infantil, volta suas atividades para a temática da Consciência Negra. Por meio de atividades de arte-educação e atrações artísticas diversas, o CCBJ estimula a valorização dos saberes e da cultura negra em diferentes idades.
Em 2023, o festival ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro. A culminância do evento trouxe uma programação especial ao CCBJ, celebrando o Dia da Umbanda a partir da articulação com os povos de terreiro do Grande Bom Jardim. Na segunda edição, o evento repete algumas das atividades bem recebidas pelo público no ano passado e conta com uma programação mais longa, envolvendo dois setores e mobilizando todo o equipamento e convidando a comunidade a celebrar a cultura negra.
“A coisa tá preta” é uma expressão comumente associada a situações negativas, utilizada quando acontece algo ruim, que causa desconforto ou perigo. O nome do festival propõe ressignificar o termo, relacionando a cor e a palavra “preta” a um sentido inverso àquele utilizado normalmente, dando-o uma conotação positiva. O festival A Coisa Tá Preta traz essa expressão como representação de beleza, diversidade e potência.
Confira a programação completa: Festival A Coisa Tá Preta
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!