Logo do Governo

CONVOCATÓRIAS DE MANUTENÇÃO DOS GRUPOS APRESENTA A TRAJETÓRIA DO GRUPO ELUS EM PARCERIA COM VIV’ARTE

22/12/2021

Sim é possível fazer e viver de arte e cultura na periferia. Uma história de muita luta e resistência vem sendo traçada há duas décadas no território do Grande Bom Jardim. 

Para apresentar Grupo Elus de Arte e Cultura Popular, o CCBJ conversou com Beto Sousa, diretor geral do Elus, ator, diretor, roteirista e pesquisador do grupo Elus de arte e cultura popular e com Robinson Aragão, Ator, bilíngue (Libras) Psicólogo em Formação, Diretor Geral da Cia Viv’arte e Diretor de Elenco do Grupo Elus de Arte e Cultura Popular. 

O grupo Elus de Arte e Cultura Popular, que foi selecionado na Convocatória para Manutenção dos Grupos Artísticos do Bom Jardim 2021, tem como seu carro chefe a Paixão de Cristo, realizada na comunidade da Granja Lisboa.

O encontro entre Elus e a Cia Viv’Arte

Desde o ano de 2018, o grupo Elus de Cultura Popular vem mantendo a importante parceria com a Cia Viv’arte, contando com a participação especial dos atores da Cia Viv’arte em suas produções. Essa parceria se estreitou com o passar dos anos, tendo a atuação mais frequente do diretor geral da Cia Viv’arte, Robinson Aragão, na direção de alguns espetáculos do grupo Elus, como “Adonai”, “Paixão de Cristo e “Zeca Landú”. 

Dentro do processo da Convocatória da Manutenção dos Grupos Artísticos, contamos com a atuação do diretor Robinson Aragão na organização das oficinas, juntamente com o núcleo diretor do Elus, passando a sua experiência em montagens de cenários, no suporte aos participantes do Elus e ao formador, Aldecio Reis. Nas próximas linhas vamos conhecer mais dessas duas iniciativas tão preciosas para o território do Grande Bom Jardim e para o cenário artístico cearense.

Em 18 de agosto de 1999, observando a escola Maria Alves Carioca, localizada no Bom Jardim, onde esteve como aluno, Robson Aragão teve seu despertar em investir em artes e nas pessoas do bairro. “Naquele lugar havia inúmeros talentos a serem lapidados, então senti o desejo de criar um grupo teatral, onde no início foi intitulado pelos alunos como Grupo de Teatro Evolução”, relembra Robinson Aragão. Sua visão com este propósito era proporcionar um contato maior dos alunos e alunas da comunidade com o mundo teatral. E assim, ele fez e criou a Cia Viv’arte, uma escolha coletiva entre os membros do grupo. 

“Hoje é conhecida como Cia Viv’arte e tem sua história ligada à ascensão das artes cênicas. Seu nome foi inspirado na frase “Viva a Arte”, explica Robinson, diretor executivo da Cia que atua em parceria com o Elus. Segundo Robinson, viver da arte é embelezar a vida. “ A arte faz com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros,  como diz Friedrich Nietzche”. Daí vem a inspiração da Cia, que está fundamentada na arte de representar, como forma de atuação, e forma de inspiração, de um teatro que trabalha valores, ética, profissionalismo e amor pela arte. Atualmente, consolidada diante um percurso longo e cheio de desafios e conquistas, a Cia é conhecida em Fortaleza, por sua atuação direta com jovens do Bom Jardim. Além disso, a Cia Viv’arte desenvolve ações e projetos Culturais como o Elus, em destaque.

As produções artísticas do grupo Elus e detalhes de sua trajetória

O grupo tem como principais projetos para 2022 a realização de um audiovisual da paixão de cristo, em comemoração aos 39 anos de espetáculo, além de uma continuidade do espetáculo conhecido nas plataformas digitais Zeca Landú, espetáculo este que foi a base para o projeto de Manutenção de Grupos do Centro Cultural do Bom Jardim. 

“Com a pandemia, o grupo teve seus trabalhos interrompidos e a dois anos não realizamos o espetáculo. Porém, vem abrindo novos horizontes em relação ao teatro e o audiovisual, criando novas aberturas e oportunidades para mostrar seu trabalho de forma virtual”, relata Beto Sousa. 

O Grupo Elus de Arte e Cultura Popular é o grupo teatral e de outras artes que surgiu no Grande Bom Jardim, especificamente na Granja Lisboa, com o intuito de apresentar à comunidade, a arte como uma possibilidade para a juventude da região. 

Beto Sousa conta que o grupo tem uma grande afinidade com as realizações teatrais do grande mestre Ariano Suassuna. “Sua obra inspira os membros do grupo a realizarem trabalhos com a linguagem bem regional. Apesar do carro forte ser a paixão de Cristo, desde 2009, o grupo vem tendo uma nova cara, bem mais voltada para as realizações regionais”, avalia. 

Dentre suas principais atividades, apresenta anualmente o espetáculo “Adonai: a Paixão de Cristo em Granja Lisboa”; a Quadrilha Cearense Luar Nordestino; e no Natal o espetáculo “Natividade – O nascimento do Menino Deus”.

Da inspiração aos encontros

Contando com profissionais dos mais variados ramos, desde músicos a artistas plásticos, o grupo trabalha diversas linguagens da arte. Beto Sousa contam que o nome Elus foi dado pelo artista Adeilson Miranda, um dos membros atuantes.  “Inspirado na união do grupo e na amizade entre seus membros, ele quis dar ao Elus essa conotação do ‘elo’ criado entre seus membros”, comenta Beto ao relembrar a escolha do nome.

O Elus se reúne às quintas e domingos, no salão paroquial da Igreja Santa Paula Frassinetti, realizando as atividades de aulas e ensaios sempre no horário noturno, pois seus membros em sua maioria são estudantes. “Aos domingos, geralmente os ensaios e reuniões acontecem pela manhã, às 9h horas. Devido a pandemia, as reuniões têm acontecido de forma híbrida, e quando possível, presenciais”, esclarece Beto.

Quem tiver interesse em participar do grupo Elus, basta entrar em contato nas redes sociais do grupo: Instagram – grupoelus, Facebook – Grupo Elus de arte e cultura popular ou no canal no Youtube – Grupo Elus. 

Elus e a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

A convocatória de manutenção do CCBJ ajudou o grupo a não parar as suas atividades, no período pandêmico. “Todo o processo de oficinas trouxe atividades ao grupo, ajudando nas montagens atuais e montagens futuras, haja vista que capacitou membros do próprio grupo a estarem realizando os trabalhos de montagem cenográfica, o que facilitará o grupo nas montagens de futuros espetáculos”, aponta Beto Sousa. 

“Além disso, esse processo trouxe também atuação do grupo, que estava realizando apenas trabalhos virtuais, pois por conta da pandemia, as reuniões estavam paradas. Por isso, somos gratos a cada etapa realizada em parceria com o centro cultural do bom jardim, pois nos ajudou a manter nossas atividades em dia e termos margens para realizações futuras”, destaca Robinson Aragão.

Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos. 

Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.

Saiba mais em: https://ccbj.org.br/acao-cultural/manutencao-dos-grupos-culturais/grupo-elus-de-arte-de-cultura-popular/

E-mail: elusgrupoarts@gmail.com

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/Grupo-Elus-de-Arte-e-Cultura-Popular-222891884555676

http://www.instagram.com/grupo_elus

Site: 

http://ciavivartefortaleza.blogspot.com/p/historico-da-cia-vivarte.html

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!