O Programa de Audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) mostra como a periferia é um espaço de produção cinematográfica, no campo das animações. O curta-metragem “Gatu” foi selecionado para o 6º Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada. O filme foi realizado pelos estudantes do CCBJ, que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento acontece entre os dias 24 e 29 de novembro no Rio Grande do Sul.
O festival teve mais de 1.065 filmes inscritos, vindos de 80 países. A premiação e mostra buscam promover o cinema como ferramenta pedagógica, cultural e social. “Gatu” foi produzido em 2023 pela turma de Introdução ao Cinema de Animação do Programa de Audiovisual.
No filme, Gatu, um gato abandonado, começa a explorar cada canto de seu novo lar, descobrindo aventuras e amigos inesperados. O curta-metragem já foi selecionado na programação da Mostra Cinema e Acessibilidade de Sergipe, realizada em junho deste ano. “Gatu” também estará presente na 23ª MUMIA — Mostra Udigrudi Mundial de Animação, em Belo Horizonte, de 2 a 12 de dezembro.
Modelando as Animações do Cinema
Raul Ferreira nunca tinha realizado atividades no CCBJ. Sua primeira experiência foi em 2023 com a turma de Introdução ao Cinema de Animação do Programa de Audiovisual. O curso foi o motor para a produção do curta-metragem “Gatu”, que atualmente concorre a um festival internacional. O curta possui elementos de animação 2D, 3D, manual e stop-motion, além de contar com legendas e interpretações em libras.
Em setembro de 2023, teve a primeira exibição do curta no equipamento, encerrando o Curso Básico de Introdução ao Cinema de Animação. Além do curta, foi apresentado todo o material trabalhado e produzido em sala de aula para a animação. Atualmente, Raul é bolsista do Curso Extensivo de Audiovisual em 2025. O Eixo é voltado para pessoas com experiências artísticas teóricas e práticas anteriores.
O cineasta destaca a importância do CCBJ possuir espaços de produção como salas multiuso e estúdios, fomentando a arte e a cultura da região. “É legal ter um espaço desse dedicado dentro da periferia, que acaba não sendo uma coisa muito acessível para a gente, né? Então, foi bem legal essa experiência”, relata.
Além de Gatu, o Programa de Audiovisual já produziu as animações “Maré Braba”, de Pâmela Peregrino, “Fotossíntese”, de Rodrigo Viveiro e “ARCAD’ÁGUA”, de Paulo Carter. O festival disponibilizou o curta pelo link “Gatu” – Fortaleza / CE, Brasil

Serviço
O que? Curta “Gatu” produzido pelo CCBJ é selecionado para o XI Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada.
Onde? Alvorada, Rio Grande do Sul.
Quando? 24 a 29 de novembro
Onde assistir o curta? “Gatu” – Fortaleza / CE, Brasil
Ficha técnica: Gatu / 6’ / Alvo, Ana Paula, Clarice Nascimento, Joh, Luci, Raquel Souza, Raul F.A., Samia, Thamires / 2023 / Fortaleza
Sobre o Programa de Audiovisual
O Audiovisual do CCBJ tem o compromisso de formar profissionais e artistas, espectadores, ouvintes e leitores críticos, que possuirão as ferramentas necessárias para contarem suas histórias, utilizando a linguagem para visibilizar as mais diversas existências de corpos, opiniões, modos de vida, cosmovisões e expressões identitárias. O ensino de audiovisual na periferia traduz ainda a importância de contestar os estigmas de representação na mídia hegemônica, que reforça diversas formas de violência, invisibilizando possibilidades de existências plurais e diversas, inerentes a todas as pessoas.
"Gatu” foi um projeto idealizado e produzido em 2023 pela turma de Introdução ao Cinema de Animação do Programa de Audiovisual do equipamento
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!