As poesias do Grande Bom Jardim se juntam em acordes, batuques e canções. O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, disponibiliza o EP “Cara Travessia” nas principais plataformas digitais de músicas. O projeto faz parte do trabalho de conclusão da II Turma do Curso Extensivo em Música da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), que foi realizado em 2022.
A coleção conta com 7 faixas compostas por 13 artistas do CCBJ. Além do EP, o espetáculo “Cara Travessia” foi apresentado no Teatro Dragão do Mar, Teatro Marcus Miranda e Teatro José de Alencar.
Na Escola de Cultura e Artes, os artistas são convidados a refletir suas questões que atravessam seus territórios a partir da música em um curso técnico. “Quando a gente acabou a segunda turma, a gente já estava tramitando na Seduc, já tinha construído o plano de curso que foi aprovado e agora virou técnico” conta Pedro Ernesto, coordenador do Programa de Música do Centro Cultural Bom Jardim.
Travessia de saberes, experiências e sonho
As letras potentes das músicas expressam sobre as identidades e dilemas do cotidiano na sociedade. Doroteia Ferreira, uma das concludentes do Extensivo em Música (ECA/CCBJ), reforça que “a gente quer trazer a nossa história, nossa ancestralidade, falar de onde a gente vem e de onde a gente vai, quais as periferias de onde viemos”. Ela reflete como a produção foi importante para trabalhar com a arte na periferia após o período da pandemia.
O EP começa com ritmo sútil na faixa “Apagão”, apresentando reflexões críticas sobre a sobrevivência no cotidiano. Em seguida, batidas sensoriais e recitação de poesia em “Novo Mundo” para reimaginar sonhos de novas perspectivas. As músicas “A História que Ninguém Conta” e “Navio Negreiro” compartilham as memórias da ancestralidade brasileira e debatem sobre a exploração da sociedade.
“Petrúcio” conta sobre trajetórias e saudades na periferia. Como ponto de ruptura para as opressões, a luta se estende na música “Chega”. Evocando festejos e bênçãos, o EP termina com a faixa “Mamãe Yemanjá”.
Lia Maia, compositora de “A História que Ninguém Conta”, reconhece a importância do curso para sua evolução profissional. “Sou fruto de uma safra de plantio do CCBJ e desejo que este espaço seja ampliado, oportunizando novos talentos a ter o contato com o novo.” A produção está disponível nas plataformas digitais.

Serviço:
EP Cara Travessia
II Turma do Curso Extensivo em Música da Escola de Cultura e Artes (ECA – CCBJ)
Onde ouvir: Amazon Music, Apple Music, Deezer, Spotify e Youtube Music
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!