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Sintético: produção de pensamento através do corpo

30/01/2024

Transeuntes atentos à metrópole e munidos de uma tecnologia comum a seus corpos, Lucas Vaz, Lucian Charada, Raphael Farinhas e Raqueline de Lourdes produzem pensamento através da dança. Com o projeto Sintético, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ), o grupo Ritmo Soul’to investiga, expressa e denuncia as disparidades sociais que os alvejam.

A conexão entre os quatro pesquisadores do Sintético, assim como as questões que despertaram a inquietude para a elaboração do projeto de pesquisa, está na dança e na relação de cada um com a urbanidade. As vivências e percepções de cada componente do grupo acerca da cidade permeiam um projeto que dá fruto a um produto crítico. 

“Nós somos as sobras do que é entregue à sociedade; a gente fica com os restos”, afirma Lucian Charada, 34, referindo-se à classe social dos pesquisadores. Quando se dispuseram a pensar sobre a relação entre corpo e tecnologia, estenderam o conceito à ideia de ancestralidade e resistência. A distribuição de água, por exemplo, é definida pelo grupo como uma tecnologia excludente.

“O corpo constrói sobrevivência; isso também é tecnologia”, afirma Lucian. Ao passo em que o projeto aponta discussões relacionadas à questão de classe, evidenciando quais são os corpos afetados pela exclusão, leva também em consideração os meios que tais corpos encontram de resistir a esta condição.

A crítica é latente no produto desenvolvido pelo grupo. A performance cênica transita entre dança e instalação, sendo o primeiro trabalho cênico de Raqueline e Farinhas, que até então tinham sua experiência na dança relacionada à rua. Enquanto ela é uma liderança feminina em danças urbanas dominadas por homens, ele ganha a vida com a dança no sinal de trânsito.

Quando estendem a noção de tecnologia, os pesquisadores também compreendem os meios de proteger o corpo do sol, no caso de Raphael Farinhas, 30, como uma tecnologia. O chapéu e as mangas longas usadas para enfrentar a exposição ao sol o escoltam em sua “teimosia de continuar vivendo de arte”, como diz o artista.

As vivências de cada um levaram à formação do coletivo e às indagações lançadas pelo projeto de pesquisa. “Sintético me atravessou porque eu já vivia tudo isso na pele”, declara Farinhas. O pesquisador parte de suas experiências para agregar ao grupo, que, conforme Lucian Charada, é composto por pessoas que foram escolhidas a dedo.

Acostumado a percorrer a cidade de bicicleta, Lucas também é um observador da metrópole. A vida urbana, tão presente no projeto e no cotidiano dos pesquisadores, é levada em conta como parte da formação dos componentes de Sintético.

“Fiquei em êxtase quando descobri que a dança podia ir pro palco”, conta Lucas Vaz, 25. Assim como Lucian, que começou sua trajetória na dança a partir das batalhas de dança, Lucas começou a se envolver com a linguagem por meio das danças de rua. Não por acaso, as danças urbanas estão incorporadas na proposta de Sintético e no produto desenvolvido pelo grupo.

Raqueline de Lourdes, 24, não só teve seu primeiro trabalho cênico no Laboratório de Pesquisa do CCBJ, como também sua primeira experiência na área da pesquisa. “Eu não tenho formação”, foi o que a artista informou à banca responsável por avaliar os projetos submetidos aos Laboratórios de Pesquisa. “Você tem formação, sua formação é a rua”, ouviu em retorno. Para Raqueline, o processo de pesquisa abriu-lhe uma nova perspectiva: ela pode dançar o que quiser.

Apesar da relação com a rua e com a cidade, o primeiro vislumbre da elaboração de Sintético surgiu na formação de Lucian em um curso técnico em dança, com o espetáculo “Sujeito corpo amorfo”, que ele define como a sinopse de Sintético – uma espécie de prévia do que viria a ser o projeto que desenvolveram no CCBJ.

Quando Lucas, que já havia sido aluno de Lucian, tomou conhecimento do projeto, ficou determinado a tirá-lo da gaveta. A vontade que eles tinham de dividir o palco e a necessidade de buscar renda através da dança os levou a encarar os desafios do processo, dividindo também as três bolsas de formação entre os quatro integrantes.

A força do coletivo na criação

Durante o processo de formação no Laboratório de Pesquisa em Dança da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, adicionando à bagagem trazida pelos pesquisadores em suas experiências corporais, a investigação abrangeu outras práticas e técnicas além das Danças Urbanas e também envolveu processos de experimentação dramatúrgica.  

Além da importância da bolsa, pontuada por Farinhas e Lucian, a autonomia e o “respeito enquanto pesquisador e artista” foi uma das principais diferenças observadas por Lucas e Lucian entre desenvolver pesquisa na universidade e na Escola de Cultura e Artes do CCBJ. 

O acolhimento identificado por Raqueline é reconhecido pelos seus parceiros de pesquisa. Segundo Lucas Vaz, não houve pressão para a criação de um produto, mas a preocupação de que eles levassem do processo algo que agregasse artisticamente suas caminhadas. Ainda assim, com a mediação de Loly Pop, o grupo driblou o desafio de delimitar o tema da pesquisa e criou uma nova peça artística como produto final do processo.

Lucian Charada afirma que costuma trabalhar sozinho por ser mais fácil. Em sua percepção, as políticas públicas operam de maneira individualista, mas, para ele, “o coletivo fortalece a gente”. Sintético é um projeto de pesquisa que reúne os quatro artistas que o assinam e explora questões externas a partir de suas visões de mundo e experiências.

O resultado da investigação se deu através da dança, que Lucas define como uma tecnologia. Através dela, seus corpos têm construído resistência e produzido pensamento acerca do mundo ao seu redor. Em Sintético, o potencial criativo dos artistas e pesquisadores do grupo se eleva na valorização de suas vivências e na força do coletivo.

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