Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) faz coro ao movimento pela defesa da Amazônia

18/08/2023

Por meio de parceria com o Movimento Amazônia de Pé, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), se soma à luta pela defesa da Amazônia e da questão ambiental.

“Acredito que seja de muita importância que os movimentos culturais, os movimentos artísticos e o movimento ambientalista, eles têm que estar agregados um ao outro”, diz Eduardo Marques. O educador do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do CCBJ julga ser possível a maior compreensão do panorama político e social a partir da interdisciplinaridade.

O Movimento Amazônia de Pé se define como um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), isto é, um projeto proposto pela população ao Congresso Nacional. A Lei Amazônia de Pé se propõe a destinar 57 milhões de hectares amazonenses a povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável.

Para que a proposta chegue ao Congresso a fim de ser analisada e votada, o Amazônia de Pé possui a meta de coletar um milhão e meio de assinaturas físicas, que corresponde a 1% do eleitorado brasileiro. Desse modo, o papel do Centro Cultural Bom Jardim nesta parceria, firmada por meio do NArTE, se dá pelo recolhimento de assinaturas no equipamento.

Eduardo Marques, o educador social responsável por mediar a parceria do CCBJ/NArTE com o Movimento Amazônia de Pé, ressalta a necessidade de que o eixo de educação social do setor esteja afinado com a educação ambiental, destacando a importância dessa especialidade de ensino para a periferia devido à capacidade de sensibilizar através do conhecimento.

O Movimento Amazônia de Pé, além das proposições do PLIP, atua contra o Marco Temporal e as políticas de desmatamento, mobilizando pressão a políticos em defesa dos direitos dos povos indígenas e das populações ribeirinhas e quilombolas.

Segundo Eduardo, o Amazônia de Pé tem buscado parceria com equipamentos culturais para aproximar os movimentos ambientalista e cultural. O Centro Cultural Bom Jardim, então, será um dos pontos de coleta de assinaturas de funcionários e frequentadores do equipamento como forma de contribuir para a mobilização em defesa da preservação ambiental.

As assinaturas serão coletadas presencialmente e as fichas de assinatura ficarão disponíveis até o mês de setembro no Centro Cultural Bom Jardim. O equipamento fica localizado na Rua 3 Corações, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!