Estudantes do percurso formativo de Jogos Digitais do Curso Básico de Longa Duração em Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) apresentaram na sexta-feira passada (30) os games que desenvolveram durante o curso num momento de culminância voltado para a comunidade e familiares de alunos e alunas.
Com a Praça Central do CCBJ repleta de familiares e amigos dos(as) estudantes, no dia 30 de junho as 4 turmas apresentaram os jogos digitais desenvolvidos ao longo de um mês por meio de uma Game Jam, que é uma maratona de desenvolvimento de games e que teve como tema “Meu Bairro – Potencialidades”. Este momento simbolizou a conclusão do primeiro ano de curso. Ao todo foram desenvolvidos 14 jogos, que foram apresentados pelos próprios estudantes no palco da Praça Central do CCBJ.
Os jogos estão disponíveis e podem ser jogos on-line gratuitamente no site: https://digital-ccbj.itch.io/
Carlos Daniel, de 11 anos, programou seu primeiro jogo durante o percurso formativo de Jogos Digitais, junto com outros três colegas de turma. Daniel conta que demorou a chegar na ideia final do seu jogo “Aventuras em meu bairro”, que conta a história de um menino que precisa fugir de aliens no caminho para o CCBJ. “Foi descartando muita ideia e foi muito difícil […] Eu já tava pensando com eles de fazer uma continuação do jogo. Se for abrir o mesmo curso eu vou fazer de novo”, diz Daniel, animado.
O Curso Básico de Longa Duração em Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma formação artística com duração total de 3 anos que proporciona aos(às) estudantes a oportunidade de estudar temáticas de arte e tecnologia por meio de uma formação generalista que mescla conhecimentos de várias áreas do mundo digital como Programação, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Cultura Maker, Robótica e Multimídia. Todo esse processo formativo tem como base a computação, com o intuito de aplicar esses conhecimentos na experimentação e na criação de Arte Digital.
O curso iniciou em agosto de 2022 e já passou por um primeiro percurso formativo de Computação Criativa, com culminância realizada na Mostra das Artes CCBJ 2022 com uma Exposição de Arte Digital. Como forma de não cercear o acesso e a produção artístico-digital e criativa de seus estudantes, o Programa de Cultura Digital do CCBJ utiliza softwares livres e de código aberto durante todos os percursos formativos. Nesse sentido, as turmas estudaram edição de imagens com GIMP; criação de cenários e personagens vetorizados com Inkscape e em pixel art com Piskel; edição de áudios com Audacity; animação 2D com Synfig e como motor de desenvolvimento de jogos digitais o GDevelop.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!