Logo do Governo

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA MULHER NO CCBJ APRESENTA UMA SÉRIE DE CONTEÚDOS E ATRAÇÕES

09/03/2021

Raquel Souza é uma das mulheres da periferia do Grande Bom Jardim, que está à frente de uma das Iniciativas Comunitárias vinculadas ao CCBJ, o Instituto Educa Mais Esporte e, mais recente, foi aprovada na Falcon University (SP). Esta iniciativa integra a série de conteúdos especiais e atrações da programação semanal em alusão ao Dia da Mulher. Conheça a história dessa e de outras mulheres e seus impactos sociais na comunidade. Confira a matéria completa no site CCBJ: http://bit.ly/InstitutoEducaMaisEsporteCCBJ. Acompanhe a programação completa nos canais CCBJ: site, instagram, facebook, youtube. Raquel Souza é uma das mulheres da periferia do Grande Bom Jardim, que está à frente de uma das Iniciativas Comunitárias vinculadas ao CCBJ, o Instituto Educa Mais Esporte e, mais recente, foi aprovada na Falcon University (SP). Esta iniciativa integra a série de conteúdos especiais e atrações da programação semanal em alusão ao Dia da Mulher. Conheça a história dessa e de outras mulheres e seus impactos sociais na comunidade. Confira a matéria completa no site CCBJ: http://bit.ly/InstitutoEducaMaisEsporteCCBJ. Acompanhe a programação completa nos canais CCBJ: site, instagram, facebook, youtube.

MÊS DA MULHER NO CCBJ | Programação Semanal CCBJ de 08 a 14 de Março de 2021

Raquel Souza é uma das mulheres da periferia do Grande Bom Jardim, que está à frente de uma das Iniciativas Comunitárias vinculadas ao CCBJ, o Instituto Educa Mais Esporte e, mais recente, foi aprovada na Falcon University (SP). Esta iniciativa integra a série de conteúdos especiais e atrações da programação semanal em alusão ao Dia da Mulher. Conheça a história dessa e de outras mulheres e seus impactos sociais na comunidade. Confira a matéria completa no site CCBJ:  http://bit.ly/InstitutoEducaMaisEsporteCCBJ. Acompanhe a programação completa nos canais CCBJ: site, instagram, facebook, youtube.

De 8 a 14 de março de 2021, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) apresenta uma série de conteúdos, reportagens e atrações especiais em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), além da programação tradicional de toda semana.

Nas redes sociais e no site CCBJ uma programação especial durante o mês de março, relacionada a esta data: mostrando um pouco do empreendedorismo protagonizado por mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, apresentações artísticas e produtos audiovisuais tomarão conta da programação exclusivamente online do equipamento, durante o mês. A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim lança nas redes sociais CCBJ, algumas das autoras e suas obras, disponíveis gratuitamente no acervo da Biblioteca do CCBJ. Para conferir as indicações, acesse nossas redes sociais CCBJ.

O CCBJ também preparou uma matéria especial sobre o projeto Princesinhas de Favela, produtora audiovisual em moda, recentemente lançada no mercado audiovisual de Fortaleza, após ser contemplada em um edital da Lei Aldir Blanc. A produtora foi idealizada por três mulheres, moradoras da periferia de Fortaleza e pensada inicialmente como um coletivo. Para saber mais, confira as redes sociais e site do CCBJ. Leia:  http://bit.ly/PrincesinhaDeFavelaCCBJ .

Em destaque, o CCBJ também lançou a história de três mulheres periféricas que mudaram a realidade do Bom Sucesso e adjacências, atendendo crianças e jovens em vulnerabilidade social,  com as ações do Instituto Educa Mais Esporte. Uma dessas mulheres é a Raquel Souza (foto) que também foi aprovada num projeto da Gerando Falcões (SP), a Falcons University.  Além do aprendizado, no final do processo formativo a liderança ao apresentar bons resultados, demonstrando impacto social do seu engajamento, a instituição passa a receber um aporte financeiro, configurando-se como um acelerado pela rede Gerando Falcões. Leia:   http://bit.ly/InstitutoEducaMaisEsporteCCBJ  .

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta 8 mulheres artistas e produtoras culturais da cena cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim, disponível nas redes sociais do equipamento nos dias 7 e 9 de março.  

O NArTE/CCBJ também traz um vídeo em que a educadora social Narah Adjane compartilha um pouco do seu processo de criação no graffiti. Como forma de representar a força e o protagonismo feminino no movimento Hip Hop, traz em sua composição o trocadilho “Quem pisa em mina, explode” e deixa o recado sobre respeito às mulheres.

 “Mulheres Ribeirinhas”, um vídeo estreia no qual mulheres ribeirinhas falam um pouco das suas trajetórias, conquistas e as lutas cotidianas. O processo de ocupação é na beira do rio maranguapinho. Confira nas redes sociais do CCBJ.

Compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, no dia 8 de março o Bando Somos Todas Marias apresenta a live “Marias – Dias Mulheres Virão!”, onde abordarão os desafios e táticas de sobrevivência para que possamos continuarmos vivas e visíveis diante de uma sociedade estruturalmente patriarcal, lgbtfobica,racista e capacitista. A live acontecerá às 18h, no canal do CCBJ no YouTube e ficará lá disponível para acesso:  https://youtu.be/_lH4–y4jdQ 

Além da programação especial,  o CCBJ também traz as ações dos programas que integram o Sombrinha Literária (Cine Leitor, Sexta Multi e Ciclo de Leitura  ), Programa Recode com  a I Oficina de Currículo da Biblioteca, Bússola indica, Cultura Popular, Sexta com Dança, Iniciativas Comunitárias e É o Brinca.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA:

10/03 às 18h – GALERIA EM PAUTA: Conversa com Virgínia Pinho, artista da exposição “Paisagens do Trabalho” e com o pesquisador Giovanni Alves, no YouTube CCBJ.

11/03 às 18h – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Associação Cultural Afro Brasileira Maracatu Nação Pici apresenta “O Ventre da Criação”, no YouTube CCBJ.

12/03 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Cleber Alves apresenta “Liames”+ bate-papo “Processos de Criação em Dança”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 17h – CONTRAPARTIDA: Grupo VIR TU apresenta a exibição da performance “Como que dilata o corpo e a memória”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 18h – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Afoxé Omorisá Odé apresenta “Yansã Caçadora de Segredo”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 16h – SÁBADO COM DANÇA: Caroline Holanda apresenta “Mapa de Vôo” + bate-papo, no YouTube CCBJ.

13/03 – NARTE EM PAUTA: Série Iniciativas Comunitárias do GBJ, novo episódio, nas redes sociais CCBJ.

14/03 às 16h – É O BRINCA: Fátima Macedo e Matu Miranda apresentam “Música Haicai” de Luiz Tatit, no YouTube CCBJ.

14/03 às 16h – É O BRINCA CONVIDA: Mágico Jeffy apresenta “Entre vassouradas e espanadores” + bate-papo com artistas, no YouTube CCBJ.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

DIA 08/03 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – “QUEM PISA EM MINA, EXPLODE!” TIMELAPSE DE GRAFITTI COM NARAH ADJANE

RELEASE: Mais uma programação especial do Mês da Mulher no CCBJ. Nesta segunda-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta a educadora social Narah Adjane, que compartilha um pouco do seu processo de criação de ilustração. Como forma de comunicar a força e o protagonismo feminino, traz em sua composição o trocadilho “Quem pisa em mina, explode” e deixa o recado sobre respeito às mulheres. O vídeo vai ao ar nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – “QUEM PISA EM MINA, EXPLODE!” TIMELAPSE DE GRAFITTI COM NARAH ADJANE

Quando: 08/03 às 16h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE INDICA – AS MULHERES RIBEIRINHAS

RELEASE: Compondo a programação especial do Mês da Mulher no CCBJ, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), trouxe hoje o vídeo “As Mulheres Ribeirinhas”, onde mulheres que fazem parte do processo de ocupação na beira do rio Maranguapinho, falaram um pouco das suas trajetórias, conquistas e as lutas cotidianas. O vídeo vai ao ar nas redes sociais do CCBJ. 

📌Serviço: 

NARTE INDICA – AS MULHERES RIBEIRINHAS

Quando: 08/03 às 17h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CONTRAPARTIDA CONVOCATÓRIA DE GRUPOS – BANDO SOMOS TODAS MARIAS APRESENTA “MARIAS – DIAS MELHORES VIRÃO”

RELEASE: Compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, no dia 8 de março o Bando Somos Todas Marias apresenta a live “Marias – Dias Mulheres Virão!”, onde abordarão os desafios e táticas de sobrevivência para que possamos continuarmos vivas e visíveis diante de uma sociedade estruturalmente patriarcal, lgbtfobica,racista e capacitista. A live acontecerá às 18h, no canal do CCBJ no YouTube.

Convidadas:

Silvana Oliveira/SP: Embaixadora Líder do Projeto Elos que Empoderam.

Bartira Sene: é uma cantora, compositora, estudante de licenciatura em música na USP-Ribeirão Preto.

Lucivânia Sousa: Assistente Social, Pós-graduada em Docência e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduanda em Educação em Direitos Humanos – Universidade Federal do ABC, Articuladora na Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT na Secretaria Executiva de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos – SPS Conselheira no Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.

Mediação de Dhanny Marinho: Licencianda em Teatro/IFCE, Pós graduanda em Políticas Públicas e Sociais/Plus,Pós Graduanda em Arte e Educação e Cultura Popular /Plus, artista,militante feminista interseccional lésbica, educadora popular e gestora do Bando  Somos Todas Marias.

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA CONVOCATÓRIA DE GRUPOS – BANDO SOMOS TODAS MARIAS APRESENTA “MARIAS – DIAS MULHERES VIRÃO”

Quando: 08/03 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 09/03 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A PRINCESA SALVA A SI MESMA NESTE LIVRO”

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social. 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer a obra “A princesa salva a si mesma neste livro”, de Amanda Lovelace. É uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes (“A princesa”, “A donzela”, “A rainha” e “Você”), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência. Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito. Não à toa ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público.

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A PRINCESA SALVA A SI MESMA NESTE LIVRO”

Quando: 09/03

Onde:  Acesse

https://drive.google.com/drive/folders/1ZXb-Fw9qn01uVDpXHtwXcga1pSsCIbEL

NARTE EM PAUTA – 8 DE MARÇO “DIA DE LUTA: É O PODER”

RELEASE: Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta nas redes sociais do equipamento 8 mulheres artistas e produtoras culturais da cena Cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim.                                                                

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – 8 DE MARÇO “DIA DE LUTA: É O PODER”

Quando: 09/03 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

BÚSSOLA INDICA – AUXÍLIO AO SETOR DE EVENTOS

RELEASE: O dia 10 de março é o último dia de se inscrever na Ação do Governo do Estado do Ceará que tem por objetivo conceder aos trabalhadores e trabalhadoras do setor de eventos um auxílio financeiro. Faz parte de um pacote de ações para socorrer o setor de eventos no Estado em meio à pandemia da Covid-19.

A Bússola Cultural veio para as redes sociais do CCBJ, mostrar o passo a passo para solicitar o auxílio financeiro ao Setor de Eventos através de vídeos, além de mostrar detalhes sobre quem pode receber o auxílio e o calendário de execução.

📌Serviço: 

BÚSSOLA INDICA – AUXÍLIO AO SETOR DE EVENTOS

Quando: 09/03 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 10/03- QUARTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – 8 DE MARÇO “DIA DE LUTA: PLAY LIKE A GIRL”

RELEASE: Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta algumas das mulheres mais incríveis referências no mundo dos jogos. São mulheres que revolucionaram com sua presença e ideias inovadoras, permitindo a criação e avanço dos jogos e seus ambientes até como conhecemos hoje. A lista estará disponível nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – 8 DE MARÇO “DIA DE LUTA: PLAY LIKE A GIRL”

Quando: 10/03 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO “PAISAGENS DO TRABALHO”, DE VIRGÍNIA PINHO + CONVERSA COM A ARTISTA E COM O PESQUISADOR GIOVANNI ALVES (UNESP-MARÍLIA)

RELEASE: O Galeria em Pauta dessa semana apresenta a exposição “Paisagens do Trabalho” de Virgínia Pinho (@vig_pinho). Em seguida, no canal do CCBJ no YouTube, haverá um bate-papo com a artista e com Giovanni Alves, às 18h. Paisagens do Trabalho apresenta uma série de micro narrativas audiovisuais, fragmentos do cotidiano de trabalhadores em Fortaleza/CE, Jaguaruana/CE e João Pessoa/PB. O motorista de ônibus, o carregador do mercado, o ambulante do Centro e outros trabalhadores que encenam a trama da cidade. É um exercício fílmico realizado a partir de proposições de Antje Ehmann e Harun Farocki em Labour in a Single Shot.

Virgínia Pinho: Artista Visual e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Desenvolve pesquisas sobre cinema e as representações dos mundos do trabalho, memória e a apropriação de imagens nas artes visuais e no cinema. Participou das exposições “71º Salão de Abril de Fortaleza” (2020/2021), “Vaivém” (2019/2020), e “À Nordeste” (2019). Foi curadora da mostra “Harun Farocki: o trabalho com as imagens” (2017), realizada no Cinema do Dragão. Participou do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2017), com a pesquisa “Isolamento Compulsório”. Realizou “A saída da fábrica Cione” (2015), premiado no 67º Salão de Abril de Fortaleza e no 8º Arte Pará e “Miragem” (2014/2018), premiado no 25º Cine Ceará. É corroteirista e codiretora do longa-metragem “Colônia”, em fase de finalização.

Giovanni Alves: é doutor em ciências sociais pela Unicamp, livre-docente em sociologia e professor da Unesp, campus de Marília. É pesquisador do CNPq com bolsa-produtividade em pesquisa e coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET), do Projeto Tela Crítica e outros núcleos de pesquisa reunidos em seu site www.giovannialves.org . É autor de vários livros e artigos sobre o tema trabalho e sociabilidade.

📌Serviço: 

GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO “PAISAGENS DO TRABALHO”, DE VIRGÍNIA PINHO + CONVERSA COM A ARTISTA E COM O PESQUISADOR GIOVANNI ALVES (UNESP-MARÍLIA)

Quando: 10/03 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Link para a exposição: paisagensdotrabalho.com.b

DIA 11/03 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (16 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é “Uma História de Amor e Fúria, um filme de animação brasileira, do gênero ficção científica, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi. 

Com traço e linguagem de HQ, o filme também teve inspiração de desenhos japoneses e outros sul-coreanos, numa tradição que vem de anime. O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O protagonista passa por momentos marcantes da história do país, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela Balaiada, no Maranhão, pela ditadura militar e a guerra pela água num futuro não tão distante em 2096. Uma História de Amor e Fúria venceu o principal prêmio do Annecy International Animated Film Festival, na França, tornando-se a primeira animação brasileira a ser selecionada para essa competição. 

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA”  (16 ANOS)

Quando: 11/03 (quinta-feira)

Onde: Acesse https://youtu.be/jM7WEnzB-yM

PARCERIA PROGRAMA RECODE – I OFICINA DE CURRÍCULO BIBLIOTECA CCBJ

RELEASE: O CCBJ divulga nesta quarta-feira, nas redes sociais e site do equipamento, a lista com as pessoas confirmadas na I Oficina de Currículo oferecida pela Biblioteca do CCBJ. A oficina inicia na quinta-feira (12/03), a partir das 10h, no Google Meet. Mais informações sobre a Oficina foram serão encaminhadas para os e-mails dos selecionados. 

📌Serviço: 

PARCERIA PROGRAMA RECODE – I OFICINA DE CURRÍCULO BIBLIOTECA CCBJ

Quando: 11/03

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CULTURA POPULAR NO CCBJ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO BRASILEIRA MARACATU NAÇÃO PICI APRESENTA “O VENTRE DA CRIAÇÃO”

RELEASE:  Na programação do Cultura Popular no CCBJ, trouxemos para nosso canal no YouTube a Associação Cultural Afro Brasileira “Maracatu Pici”, apresentando o espetáculo “O Ventre da Criação”, ao vivo, às 18h. Fundado em 2009, o Maracatu Nação Pici, tornou se um ícone na comunidade na qual está inserido, além da participação ativa no Carnaval de Rua de Fortaleza desde 2009, sob a coordenação de Francisco Carlos Lima Brito. 

Serão apresentadas as figuras principais do Maracatu: Baliza, Porta Estandarte, Mucamas, Balaieiro e a Corte. Durante o espetáculo, o grupo fará uma justa homenagem às mulheres guerreiras como Garcia Esperança, Quartirene, Luiza Mahín, Tereza Quilombo de Quarterê, Maria dos Reis, Escrava Anastácia, Rainha de Sheba, Nzinga de Mutamba, Dandara, Matriarca Acotirene e Tia Simoa, figuras importantes que fizeram história na luta por justiça, igualdade e liberdade. O espetáculo é acompanhado por uma percussão formada por triângulo, Caixas, Surdos e por três cantores conhecidos popularmente por tiradores de loa. Encerrando o espetáculo, o grupo fará o momento ápice da apresentação que é a coroação da Rainha do Maracatu. A apresentação online, contará com a execução de loas e coroação da rainha, sendo acompanhadas por um batuque reduzido e uma pequena côrte, tendo em vista as condições de cuidados, ao combate ao COVID 19.

📌Serviço: 

CULTURA POPULAR NO CCBJ – ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO BRASILEIRA MARACATU NAÇÃO PICI APRESENTA: O VENTRE DA CRIAÇÃO

Quando: 11/03 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 12/03 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – DIA DO BIBLIOTECÁRIO

RELEASE: Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim convida algumas das bibliotecárias que estão à frente das Bibliotecas de equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar para falar um pouco sobre os desafios superados no último ano. O carrossel com as falas das bibliotecárias vai ao ar nesta sexta-feira, nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Quando: 12/03

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE – EDUCAÇÃO SOCIAL E INICIATIVAS COMUNITÁRIAS

RELEASE: Periferia Vive é um espaço de compartilhamento das experiências, atividades e ações de iniciativas e coletivos da cidade, reconhecendo a sua importância e valorizando suas contribuições na transformação social. Neste domingo, o CCBJ por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) divulga um carrossel explicando a atuação de algumas Iniciativas Comunitárias e sua relação com a Educação Social.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – PERIFERIA VIVE – EDUCAÇÃO SOCIAL E INICIATIVAS COMUNITÁRIAS

Quando: 12/03 às 17h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SEXTA COM DANÇA – CLEBER ALVES APRESENTA “LIAMES” + BATE PAPO “PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA”

RELEASE: No Sexta com Dança dessa semana, o CCBJ trouxe Cleber Alves (@clebergestoalves) apresentando o espetáculo “Liames”. Em seguida, haverá um bate-papo ao vivo no canal do CCBJ no YouTube, às 18h, com o tema “Processos de Criação em Dança”. Filipe Evans, intérprete criador do espetáculo, estará no Bate Papo com Cleber Alves.

Essa ação virtual de dois corpos distantes e cada um conectado com sua casa intitula-se LIAMES, um trabalho de composição em dança que dialoga e se conecta com os espaços da casa e o que nela habita, que nos fazem refletir sobre esses tempos de isolamento e como dançar/conectar-se com o outro, uma tensão/extensão da própria estética/política de criar. Trata-se de um vídeo/performance permeado pelo processo de ebulição, corpos que se agregam e se dilatam em tensões e estados corporais.

O intuito é criar e fortalecer vínculos com os espaços, com o tempo livre, o ócio. É também investigar formas de expressão da arte, os movimentos com o entorno, com as coisas e como esses corpos se organizam nesse tempo de isolamento social. O objetivo principal é descobrir novos hábitos em espaços limitados, corpos em exaustão que se movem, se unem e se separam, permitindo-se atravessar um período crucial para se transformar. Outra característica importante do grupo é difundir a dança contemporânea por meios de trabalhos autorais que possibilitem o aprimoramento crítico de nossos cidadãos. A proposta do projeto é a criação de encontros e desencontros de corpos distintos e distantes, aproximados e conectados em vídeo, que se desafiam em uma experiência para abordar de forma poética algumas questões pertinentes no atual ”isolamento social” de 2020, como dançar juntos, mesmo separados? Um duo com a casa, em conexão com o outro. ‘’LIAMES 2020’’ é uma experiência estética virtual online que está em processo, a partir do desejo de continuar dançando juntos. Diante da pandemia contra a covid-19, experiência essa que enfatizou as desigualdades no Brasil, é preciso repensar as estratégias, romper os padrões pré-estabelecidos e inventar novos modos para criar encontros afetivos. 

Bio do Artista: Itapajeense, artista da Linguagem da Dança. Bailarino, coreógrafo e pesquisador em dança contemporânea. Graduando em Dança bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é diretor e produtor da Cia de Itapajé, conselheiro de dança do CBDD e coordenador e professor da Rede de dança do Ceará em Itapajé.

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – CLEBER ALVES APRESENTA “LIAMES” + BATE PAPO “PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA”

Quando: 12/03 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 13/03  – SÁBADO

CONTRAPARTIDA VIR TU APRESENTA A EXIBIÇÃO DA PERFORMANCE “COMO QUE DILATA O CORPO E A MEMÓRIA?”

RELEASE: Continuando com a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, o grupo VIR TU apresenta a exibição da performance “Como que dilata o corpo e a memória?”. O vídeo estreia no canal do CCBJ no YouTube, às 17h.

Trata-se de um vídeo performance, criado a partir do laboratório de criação – Corpo Relacionalidade 2º edição, que investiga o conceito de corpo-casa, aliando a pesquisa de corpo do Grupo Vir Tu com o processo criativo de composição com a casa, com o espaço onde moramos, a partir de práticas norteadoras disparadas pela mediadora e do compartilhamento de sentido e da escolha de planos para os registros. Dessa forma foram colhidos materiais que permeiam e ressignificam o nosso cotidiano em casa.

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA VIR TU APRESENTA A EXIBIÇÃO DA PERFORMANCE “COMO QUE DILATA O CORPO E A MEMÓRIA?”

Quando: 13/03 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

CULTURA POPULAR NO CCBJ – AFOXÉ OMORISÁ ODÉ APRESENTA: YANSÃ CAÇADORA DE SEGREDO

RELEASE: Com Cultura Popular no CCBJ em dose dupla essa semana, o CCBJ traz o grupo Afoxé Omõrisá Odé, apresentando o espetáculo “Yansã Caçadora de Segredo”. O vídeo estreia no canal do CCBJ no YouTube, às 18h.

Afoxé Omõrisá Odé caracteriza-se por suas apresentações performáticas, sempre mantendo dentro da cultura popular a manutenção da expressão do Ijexá, que é basilar para a concepção de um afoxé propriamente dito. Louvando e reverenciando os Orixás que são as Divindades do Candomblé. Para 2021, a louvação será para a Orixá Yansã, com o subtítulo de Caçadora de Segredos, cuja apresentação reserva a execução a partir do orin (reza/canção) homônimo, mas também com toda a concepção artística visual alusiva a essa divindade.

📌Serviço: 

CULTURA POPULAR NO CCBJ – AFOXÉ OMORISÁ ODÉ APRESENTA: YANSÃ CAÇADORA DE SEGREDO

Quando: 13/03 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SÁBADO COM DANÇA –  CAROLINE HOLANDA APRESENTA MAPA DE VOO + BATE-PAPO 

RELEASE: Neste sábado, o CCBJ apresenta uma programação diferente: o Sábado com Dança. Trazemos Caroline Holanda apresentando o espetáculo “Mapa de Voo”. Em seguida, haverá um bate-papo com a artista, ao vivo , no canal do CCBJ no YouTube, às 19h.

O que se pode esperar de cubos que dançam? Cubos que voam ou desejam voar. Entre aproximar-se, distanciar-se, trajetórias retas, circulares, lentas, rápidas, em conjunto ou isoladas, olhar a dança dos cubos talvez nos possa deixar com o sentido da nossa dança humana, com nossas tentativas de vôo, de existência plena, aproximando-nos, distanciando-nos, em trajetórias retas, circulares, lentas, rápidas, em conjunto ou, isolados. Compondo distintos mapas de voo.

📌Serviço: 

SÁBADO COM DANÇA –  CAROLINE HOLANDA APRESENTA MAPA DE VÔO + BATE-PAPO 

Quando: 13/03 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

RELEASE: Dando continuidade a série de Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, advindas da Chamada Pública CCBJ  de Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta um vídeo dialogando sobre as potencialidades da ação Iniciativas Comunitárias, que conta com 30 organizações, ONGs e coletivos espalhados por todo o território do GBJ.

As organizações do vídeo desta semana são: Circulando e Interagindo, Grupo Produtivo Criart e Giro Social.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

Quando: 13/03 às 16h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 14/03 – DOMINGO

É O BRINCA! – FÁTIMA MACEDO E MATU MIRANDA APRESENTAM “MÚSICA HAICAI” DE LUIZ TATIT

RELEASE: No É o Brinca! desse domingo, o CCBJ trouxe Fátima Macedo e Matu Miranda apresentando “Música Haicai”, de Luiz Tatit. O vídeo estreia às 14h no canal do CCBJ no YouTube.

A música Haicai de Luiz Tatit virou esquete teatral que foi adaptada para o virtual, produzida no período da quarentena. Na música, o poeta narra a história de um jovem apaixonado que tenta declarar seu amor por Sofia. Mas como é difícil chamar atenção de Sofia… 

📌Serviço: 

É O BRINCA! – FÁTIMA MACEDO E MATU MIRANDA APRESENTAM “MÚSICA HAICAI” DE LUIZ TATIT

Quando: 14/03 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

É O BRINCA CONVIDA! MÁGICO JEFFY APRESENTA ESPETÁCULO ENTRE VASSOURADAS E ESPANADORES + BATE PAPO COM ARTISTAS

RELEASE: No É o Brinca Convida! deste domingo, o CCBJ trouxe o Mágico Jeffy (@magicojeffy) apresentando o espetáculo “Entre vassouradas e espanadores”. Em seguida, haverá um bate-papo ao vivo com os artistas envolvidos, no canal do CCBJ no YouTube, às 16h.

“Entre Vassouradas e Espanadores” transita entre as linguagens da palhaçaria e da mágica num espetáculo encantador, livre para todos os públicos. Na narrativa um zelador atrapalhado “acidentalmente” permite o desenrolar da trama ao bisbilhotar o equipamento do grande mágico. Uma copeira ranzinza e impaciente surge na tentativa de colocar tudo de volta em seu devido lugar. Será que esses dois vão conseguir arrumar tudo a tempo?

MINI BIO: Jeffersson Alves, mágico, ator, designer autodidata e produtor cultural. Formado pelo curso superior de Gestão em Turismo pelo Instituto Federal do Ceará, IFCE em 2013, pós-graduando em Arte Educação com ênfase em Teatro pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2020). Atua na gestão, produção e comunicação da própria carreira artística na linguagem circense desde o ano de 2010. Exerce atualmente a função de secretário geral do Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (Nuamac). Contemplado, em 2017, no laboratório de criação em circo “É Noiz Perifa” promovido pelo Centro Cultural do Grande Bom Jardim (CCBJ), que resultou no aprofundamento na arte da comicidade e do palhaço. Os estudos culminaram na  criação do espetáculo “Entre Vassouradas e Espanadores”, sendo este apresentado em diversos espaços da cidade, tais como Cineteatro São Luiz, CCBJ, Festival Vida & Arte e temporada no Teatro do Dragão do Mar. Ainda em 2017, concluiu o curso de princípios básicos de teatro (CPBT) no CCBJ, participando da temporada de apresentações do espetáculo “As sete farsas da enganação” assim como a estreia da peça “A farsa da mal amada” (adaptação do Conto de Gil vicente).

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA! MÁGICO JEFFY APRESENTA ESPETÁCULO ENTRE VASSOURADAS E ESPANADORES + BATE PAPO COM ARTISTAS

Quando: 14/03 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!