Logo do Centro Cultural Bom Jardim

CCBJ LANÇA PRIMEIRA CARTILHA EM ACESSIBILIDADE ATITUDINAL A PARTIR DE JORNADAS FORMATIVAS DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES

17/04/2022

O lançamento da Cartilha em Acessibilidade Atitudinal organizada pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) foi uma grande conquista para a comunidade das Pessoas com Deficiência (PCD), para o território do Bom Jardim e toda sociedade, que passa a ter à disposição o documento orientador sobre as realidades diversas das PCDs e sobre a luta anticapacitista.

O lançamento aconteceu no dia 06 de abril, de forma híbrida, presencial e virtual com transmissão pelo canal da Secult (ver link abaixo), realizado no teatro do Porto Dragão e dentro da programação do 3 Seminário Cultura do Acesso, que faz parte do  Percursos (In) Formativos, formação modular da Secult, com foco em acessibilidade cultural. relações étnicos-raciais e política de formação em Arte e Cultura.  Para saber mais da formação, acesse: www.percursosinformativos e o Instagram @percursosinformativos. 

A cartilha foi lançada durante o bate-papo “Formação e difusão: A acessibilidade como uma premissa que envolve todos os trabalhadores” e com convidados especiais para essa conversa. Entre elas, representando o CCBJ, o gerente executivo, Marcos Levi Nunes, o assessor em acessibilidade, João Paulo e o supervisor de Ambiente Virtual de Aprendizagem, Marcelo Souza, representando a Escola de Cultura e Artes do CCBJ, local em que partiu toda a concepção da cartilha, a partir da jornada formativa “Nada Sobre Nós Sem Nós” e de cursos com temáticas de acessibilidade, tanto para compor a ilustração da cartilha, assinadas por alunos e alunas do CCBJ,  conduzidos (as) pelo professor Vinícius Santos, quanto para compor a audiodescrição das imagens da versão virtual acessível, realizada pela professora Renata Franco. A produção do material reunido (diagramação, produção da versão virtual – video audiobook foi realizada pelo CCBJ e sua equipe de comunicação.

Ainda compondo a mesa de debate, estiveram presentes: Gislana Alves (representante da Coordenadoria Especial de POlíticas Públicas para as Pessoas Idosas e para Pessoas com Deficiência  e membro do GT em Acessibilidade Cultural), Tamyle Vieira (servidora Bece), Suzete Nunes (Gestora Executiva da BECE e membro do GT em Acessibilidade Cultural da Secult), Hugo Porto (representante do Ministério Público).

Por Flávia Almeida/ Comunicação CCBJ

ONDE ENCONTRAR A CARTILHA ACESSIBILIDADE ATITUDINAL CCBJ

A cartilha em Acessibilidade Atitudinal CCBJ é de todos e fica disponível, na ocasião foi entregue a todos presentes do evento, sua versão física fica disponível na Biblioteca Cristina Poeta/ CCBJ, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) e será distribuída nos demais equipamentos culturais da SECULT e parceiros, em uma próxima tiragem. 

A cartilha fica disponível em sua versão PDF e versão virtual em vídeo audiobook, no site do CCBJ, na aba documentos: https://ccbj.org.br/sobre-nos/documentos/

Ou se preferir, acesse separadamente em:

Audio Livro da Cartilha

Acompanhe a cobertura do evento de lançamento da Cartilha, no 3 Seminário de Cultura do Acesso com o vídeo exibido nas redes do Percursos (In) Formativos:

Acompanhe a cobertura fotográfica realizada pela equipe do CCBJ em:

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!