Logo do Governo

TEATRO EM PAUTA, É O BRINCA, CULTURA POPULAR, SARAU VIDA E ARTE, ESTÚDIO EM PAUTA E ARTE EM REDE SÃO AS ATRAÇÕES DE LIVES E ESTREIAS DA PROGRAMAÇÃO CCBJ

17/06/2021

O Teatro em Pauta estreia nesta sexta-feira (18/06) no Youtube CCBJ, a partir das 19h. Inicia com a exibição do experimento cênico, destacada na imagem acima um registro da cena que aborda a questão da invisibilidade social. “Tudo que os olhos não vêem” é o espetáculo exibido e pauta no bate-papo, ao vivo, que acontece e, seguida, com os artistas mediados por Baruque Teixeira artista do território do Grande Bom Jardim e aluno da Escola de Cultura e Artes CCBJ. #pratodosverem - a imagem mostra um jovem (o artista Aurianderson Amaro), com roupas simples, sujo, sentado num banco de madeira velho com as mãos postas sobre uma mesa de madeira com um copo e um prato vazio. O Teatro em Pauta estreia nesta sexta-feira (18/06) no Youtube CCBJ, a partir das 19h. Inicia com a exibição do experimento cênico, destacada na imagem acima um registro da cena que aborda a questão da invisibilidade social. “Tudo que os olhos não vêem” é o espetáculo exibido e pauta no bate-papo, ao vivo, que acontece e, seguida, com os artistas mediados por Baruque Teixeira artista do território do Grande Bom Jardim e aluno da Escola de Cultura e Artes CCBJ. #pratodosverem - a imagem mostra um jovem (o artista Aurianderson Amaro), com roupas simples, sujo, sentado num banco de madeira velho com as mãos postas sobre uma mesa de madeira com um copo e um prato vazio.

A semana vem com a programação de lives, estreias, conteúdos e dicas culturais nas redes sociais e site CCBJ. O Estúdio em Pauta é um programa da Ação Cultural CCBJ e vem com a estreia no Youtube CCBJ, nesta terça-feira (15). Nessa semana também tem lançamento com a live de estreia do Arte em Rede, chamada pública para artistas e as inscrições seguem abertas até dia 28 de junho. 

O CCBJ integra o projeto esta segunda edição do Arte em Rede, que é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e do Instituto Dragão do Mar (IDM). A live traz vários convidados especiais abordando o tema “Políticas afirmativas e cotas étino-raciais na convocatória”. O momento foi conduzido por Marcos Levi Nunes, Gestor Executivo do CCBJ e está disponível no Youtube da Secult.

Destaque para o programa da Ação Cultural CCBJ, Teatro em Pauta que vem com o experimento cênico “Tudo que os olhos não vêem”, criado a partir de uma inquietação artística íntima e aflorada por estudos, diálogos e trocas, a esquete vem em constante construção , regada e adubada por constantes imersões no olhar do outro. Trás em seu jogo cênico a interação com objetos, com vozes gravadas por diferentes artistas, com imagens corporais, interações sonoras e luminotécnicas. 

A pesquisa surgiu nas aulas de dramaturgia de Rafael Barbosa no Curso extensivo de Teatro da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e perpassa os conceitos de invisibilidade social. Nesse mergulho constante a experimentação cênica foi nascendo e em 2020 participou do XV FECTA , Festival de esquetes da Cia. Teatral Acontece, sendo muito bem aceito pelo público e recebendo indicações aos prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator. A programação fica disponível no Youtube CCBJ, nesta sexta-feira (18/06), a partir das 19h, com a exibição do espetáculo e bate-papo  ao vivo.

Acompanhe a listagem de programação resumida de lives e estreias 14 a 20:

15/06 às 18h – ESTÚDIO EM PAUTA: Reverb na voz, no YouTube CCBJ.

15/06 às às 18h30 – ARTE EM REDE: Live “políticas afirmativas e cotas étnico-raciais”, no YouTube da @secultce

18/06 às 19h – TEATRO EM PAUTA: Espetáculo “tudo que os olhos não vêem” + bate-papo ao vivo, no Youtube CCBJ

18/06 às 18h – SARAU VIDA E ARTE, no YouTube CCBJ

19/05 – CCBJ INDICA: “Saraus Periféricos: a revolução através da poesia” episódio 4: Talles Azigon com o “Sarau Livre”, no YouTube do projeto Saraus Periféricos.

20/06 às 16h – CULTURA POPULAR CCBJ: Show Babaçú ê, no YouTube CCBJ.

20/06 – É O BRINCA: Duda e os recicláveis, no YouTube CCBJ.

Programação detalhada 14 a 20 de junho de 2021:

DIA 14/06 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE INDICA: CONVERSA DE TERREIRO – DIA DE SANTO ANTÔNIO

RELEASE: Nesta segunda-feira, em alusão ao Dia de Santo Antônio, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE), trouxe uma uma conversa sobre as Festas de Santo Antônio e qual Santo é comemorado na Umbanda. O objetivo do bate-papo é entender a importância do sincretismo nas nossas vivências culturais. O vídeo será publicado nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

NARTE INDICA: CONVERSA DE TERREIRO – DIA DE SANTO ANTÔNIO

Quando: 14/06 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 15/06- TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA”

RELEASE: O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social. 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer o livro ‘A vida não me assusta’, da poeta e ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. A contação é por conta de Gica. 

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A VIDA NÃO ME ASSUSTA”

Quando: 15/06

Onde:  Acesse https://youtu.be/ub1IgtO_kns  

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA CONVIDA: “JARDIM DE LEITURAS” (16 ANOS)

RELEASE: Também nessa terça, a Biblioteca do CCBJ veio relembrar ao público do CCBJ que estão ABERTAS as inscrições para o Jardim de Leituras, o Clube de Leituras virtual do CCBJ. 

Os encontros serão temáticos e, por enquanto, apenas online, através da plataforma Google Meet. O link para acesso aos encontros do Clube será disponibilizado no email cadastrado e no grupo que faremos no WhatsApp. 

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA CONVIDA: “JARDIM DE LEITURAS” (16 ANOS)

Quando: 15/06

Onde:  Inscreva-se em: http://bit.ly/ClubeJardimDeLeituras 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINICIO COSTA APRESENTA “REVERB NA VOZ” 

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. 

Nesse vídeo, Vinício Costa (@vinicioguitar), músico e técnico de áudio do CCBJ, mostra uma aplicação básica de como usar o Reverb em uma voz, tanto em situação ao vivo quanto numa gravação em Estúdio.

📌Serviço: 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINICIO COSTA APRESENTA “REVERB NA VOZ” 

Quando: 15/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 16/06 – QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – CONHECENDO MARIANA KOBAYASHI/REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

RELEASE: A Biblioteca CCBJ em parceria com o Programa Recode, está lançando nas redes sociais do CCBJ uma série de indicações de grandes nomes da tecnologia. A indicação desta quarta-feira é Mariana Kobayashi (@mari.goesdigital), Engenheira Química pela USP e mestre pelo Instituto Francês do Petróleo. 

É criadora do podcast Missão 5.0 onde compartilha suas experiências em engenharia, dados e tecnologia. A indicação de hoje é o 2º episódio do Missão 5.0, que trata de realidade virtual e aumentada.

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – CONHECENDO KIZZY TERRA/INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FUTEBOL

Quando: 16/06

Onde: Acesse: encurtador.com.br/pAE16

DIA 17/06- QUINTA-FEIRA

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: MEIO AMBIENTE

RELEASE: Nesta quinta-feira o CCBJ convida a todos para participar de um bate-papo abordando um tema super relevante e importante: meio ambiente. A conversa acontecerá no dia 17 de junho, através do Google Meet.

O bate-papo e troca de experiências será mediado pelos articuladores comunitários e Ação Cultural do CCBJ, com a participação do grupo Criart, ASCABONJA e Luti Feijão. Conversaremos sobre as experiências e práticas transformadoras protagonizadas por mulheres no território e colocar adiante esses ensinamentos de cuidados com o nosso meio ambiente.

Saiba mais sobre as convidadas:

Cristina Nascimento: atualmente coordeno o grupo criart, e atuante na economia solidaria feminista e educadora social no Grande Bom Jardim.

 D. Antônia Mendes:presidenta da ASCABONJA,associação que surgiu da necessidade de ajudar catadores e suas famílias, além dos moradores do Grande Bom Jardim. 

Lutiane da Silva Feijão: 29 anos, cozinheira, artesã, vendedora, cultivadora de plantas e ex-moradora da beirada do Rio Maranguapinho (Canindezinho). 

📌Serviço: 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: MEIO AMBIENTE

Quando: 17/06 às 14h

Onde: Google Meet. Acesse: https://meet.google.com/dmi-mras-ork 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O QUINZE”

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. O Cine Leitor desta quinta-feira apresenta o filme ‘O Quinze’ que foi baseado na obra homônima de Rachel de Queiroz, 1915, sertão central do Ceará.

Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição, que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia, no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente. Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O QUINZE”

Quando: 17/06

Onde: Acesse: https://youtu.be/Uu1i1U4EiPc 

DIA 18/06- SEXTA-FEIRA

BONJACAST: O PODCAST DO CCBJ – CORTEJO DA BIBLIOTECA COM O MARACATU

RELEASE: Nesta sexta-feira, no canal do CCBJ no YouTube, estreia o segundo episódio do BONJACAST: O PODCAST DO CCBJ. Esse podcast vai rolar sempre no nosso canal no YouTube, com uma playlist exclusiva onde a Biblioteca CCBJ, NArTE, Ação Cultural e Escola de Cultura e Artes vão produzir muito conteúdo massa pra vocês darem play qualquer hora do dia.

Neste episódio, convidamos Bruno Sodré pra falar um pouco sobre a história do Maracatu aqui no Grande Bom Jardim. Além disso, teremos também Adriano Kanu falando sobre maracatu, ancestralidades e religião. A apresentação será realizada por Jéssica Sousa que falará algumas curiosidades do Maracatu Cearense.

Saiba mais sobre os convidados:

Jéssica Sousa: é especialista em gestão estratégica de unidades de informação, graduada em biblioteconomia pela UFC e atualmente bibliotecária no Centro Cultural Bom Jardim.

Bruno Sodré (@maracatu_nacao_bj): é músico, ator e brincante de cavalo marinho e reisado. Pesquisa a figura do ser brincante o tradicional e contemporâneo, técnico e cenógrafo no grupo Nóis de teatro, Coordenador projeto Brincantes Sonoros que realiza a pesquisa e prática sobre música cênica. Atualmente pesquisa a música cênica e as sonoridades urbanas como dramaturgias e estéticas possíveis na cena. 

Adriano Kanu: é músico, percussionista, luthier, mestre de batuque e educador social.

📌Serviço: 

BONJACAST: O PODCAST DO CCBJ – CORTEJO DA BIBLIOTECA COM O MARACATU

Quando: 18/06

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SOLICITAÇÃO DE PAUTA CCBJ – SARAU VIDA E ARTE

RELEASE: Fazendo parte da programação de Solicitações de Pauta, o CCBJ apresenta o primeiro episódio do Sarau Vida e Arte. O Sarau teve sua estreia na terceira edição do Festival da Juventude, que aconteceu entre os meses de abril e maio, no formato virtual. 

Com o tema “Arte, Cultura e Formação em Direitos Humanos”, o Festival da Juventude reuniu artistas, estudantes e parceiros do território do Grande Bom Jardim e se propôs a dialogar com as juventudes sobre direitos sociais através da arte e da cultura. O Festival contou oficinas sobre identidade, gênero, questões raciais, mundo do trabalho, saúde mental, estatuto das juventudes, com gincana sobre a Covid-19 e com o Sarau Vida e Arte que apresentaremos em três episódios do Canal do CCBJ. 

Uma oportunidade de compartilhar as produções artísticas produzidas por estudantes durante os encontros do Festival e também dos trabalhos produzidos por artistas e coletivos que disponibilizaram suas produções para integrar a programação. O Sarau Vida e Arte é um convite para conhecer a criação de laços e a importância da arte e da cultura na vida e no processo de formação das juventudes.

📌Serviço: 

SOLICITAÇÃO DE PAUTA CCBJ – SARAU VIDA E ARTE

Quando: 18/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

TEATRO EM PAUTA – AURIANDERSON AMARO APRESENTA O EXPERIMENTO CÊNICO “TUDO QUE OS OLHOS NÃO VEEM” + BATE-PAPO COM MEDIAÇÃO DE BARUQUE TEIXEIRA

RELEASE: No Teatro em Pauta desta terça-feira, o CCBJ convida Aurianderson Amaro (@auriandersonamaro) para apresentar o espetáculo “Tudo que os olhos não vêem”. Em seguida, será conduzido um bate-papo ao vivo com Aurianderson sobre os processos de produção do espetáculo. A conversa será mediada por Baruque Teixeira (@baruqueteixeira).

Sinopse: Concebido com inspirações do teatro político de Bertolt Brecht, com foco nas questões sociais, TUDO QUE OS OLHOS NÃO VEEM trás um fazer artístico sensível, poético e aberto a diferentes concepções. Criada a partir de uma inquietação artística íntima e aflorada por estudos, diálogos e trocas, a esquete vem em constante construção, regada e adubada por constantes imersões no olhar do outro. Trás em seu jogo cênico a interação com objetos, com vozes gravadas por diferentes artistas, com imagens corporais, interações sonoras e luminotécnicas.

Sobre os convidados:

Baruque Teixeira: Cearense, nascido em Maranguape, negro, amante da vida, romântico do universo, cidadão do mundo, ator, poeta, produtor, consultor organizacional e bacharel em administração pela UNIP – Universidade Paulista. É pesquisador de performance, dança circular, dança afro, teatro do oprimido e literatura. Fez fotografia na Casa Amarela pela UFC – Universidade Federal do Ceará – no ano de (2017). Concludente do CPBT – Curso Princípios Básicos de Teatro – no Theatro José de Alencar (2017/2018), formado pelo Curso Técnico Extensivo em Teatro – no Centro Cultural Bom Jardim (2019/2020). Fundador do curso pocket de organização 3 O`s: Observação | Organização | Ordem, curso de organização, evolução de carreira e vida pessoal. Atualmente é monitor do Curso de Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar e atuante da Cia. de Teatro Que Historia é Essa e Cia. Covil. Praticante de ioga, relaxamento e meditação, encontrando nessas atividades mais uma maneira de inspiração.

📌Serviço: 

TEATRO EM PAUTA – AURIANDERSON AMARO APRESENTA O EXPERIMENTO CÊNICO “TUDO QUE OS OLHOS NÃO VEEM” + BATE-PAPO COM MEDIAÇÃO DE BARUQUE TEIXEIRA

Quando: 18/06 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 19/06 – SÁBADO

CCBJ INDICA – SARAUS PERIFÉRICOS: A REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA POESIA. EPISÓDIO 4 – TALLES AZIGON “SARAU LIVRE”

RELEASE: No CCBJ Indica desse sábado, apresentamos a websérie “Saraus Periféricos: a revolução através da poesia”, com o seu quarto episódio “Talles Azigon, Sarau Livre”. A websérie está toda disponível no canal do projeto Saraus Periféricos no YouTube.

“Saraus periféricos: A revolução através da poesia” é uma websérie documental em 6 episódios, idealizada pelo artista multilíngue cearense David Devir (@davidevir_ ).A websérie pretende registrar e divulgar o pensamento de 6 poetas suburbanos(as), que estão na organização de Saraus, para compreender a lógica desses eventos: origens, motivações, idealizações, dificuldades, modos de gestão, diálogo e transformação social. 

 Saraus Periféricos. 

📌Serviço: 

CCBJ INDICA – SARAUS PERIFÉRICOS: A REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA POESIA. EPISÓDIO 4 – TALLES AZIGON “SARAU LIVRE”

Quando: 19/06

Onde: Canal do Saraus Periféricos no YouTube. Acesse: https://youtu.be/xd3rF2SFXlw  

NARTE – BÓ FAZER!? DIA DO CINEMA BRASILEIRO 

RELEASE: Dia 19 de Junho é marcado como a data em que a primeira filmagem foi feita no Brasil. A mesma foi realizada pelo cinegrafista Afonso Segreto, que filmou a entrada da baía da Guanabara a bordo de um navio, em 1898. 

E para celebrar esse marco histórico em uma das artes mais populares, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), produziu um vídeo ensinando a como fazer um cineminha de caixa de fósforos. E aí, Bó Fazer?

📌Serviço: 

NARTE INDICA: CONVERSA DE TERREIRO – DIA DE SANTO ANTÔNIO

Quando: 19/06 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 20/06 – DOMINGO

É O BRINCA! – DUDA E OS RECICLÁVEIS

RELEASE: Neste domingo, o É o Brinca vem trazendo uma atração diferente: nesse mês de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também o Dia Nacional da Reciclagem. Em alusão a essas datas, convidamos os autores de uma fanzine maravilhosa chamada “Duda e os Recicláveis”.

Duda é um menino que tem encontros com os espíritos dos materiais recicláveis, e cada um, tem algo a ensinar ao menino. Mas quem nos conta com mais propriedade de como é essa aventura de Duda, é o Luan, um dos autores da zine. “Duda e os Recicláveis” foi uma realização da ex-agente criativa Tilly Cassiano e uma galera muito massa. 

A zine está disponível em PDF para todos conferirem no link: http://bit.ly/DudaEOsReciclaveis 

📌Serviço: 

É O BRINCA! – DUDA E OS RECICLÁVEIS

Quando: 20/06 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

CULTURA POPULAR CCBJ – SHOW BABAÇÚ Ê  COM BRUNO SODRE, CAPIM SANTO, STEFANY MENDES E MICHELE TAJRA 

RELEASE:No Cultura Popular CCBJ deste domingo, apresentamos aqui no nosso canal o show Babaçú Ê, com a participação de Bruno Sodre, Capim Santo, Stefany Mendes e Michele Tajara. 

Sinopse: É o encontro deste corpo natural de nossas essências, vindas de nossas ancestralidades. Quatro personalidades elementais, em performances poéticas musicais. Aqui, nosso laboratório é ritualístico, inspirado nas tradições da cultura popular brasileira.

Este manifesto é em tempo real e nossas intuições musicais autorais.

📌Serviço: 

CULTURA POPULAR CCBJ – SHOW BABAÇÚ Ê  COM BRUNO SODRE, CAPIM SANTO, STEFANY MENDES E MICHELE TAJRA 

Quando: 20/06 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!