Logo do Governo

Programação semanal Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) de 17/10 a 23/10 – presencial e gratuita:

18/10/2022

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), anuncia sua programação semanal, de 17 a 23 de outubro, repleta de ações gratuitas e presenciais, no CCBJ e nas instituições parceiras do equipamento.

Nesta semana acontece a Reunião de Gestão Compartilhada do CCBJ, excepcionalmente na quinta 20/10. Os encontros mensais acontecem sempre às segundas quartas-feiras do mês e, por motivos de agendas institucionais, ocorrem nesta semana, nesta quinta, dia (20/10), a partir das 18h, na Escola EEEP Ícaro de Sousa Moreira(Rua José Martins, 2268, Granja Lisboa Bom Jardim). O espaço é aberto a toda comunidade e interessados(as) nas articulações do centro cultural.

Neste dia, o Teatro Marcus Miranda com o Programa Teatro em Pauta recebe Despejadas, da Cia Nóis de Teatro, a partir das 19h, com intérpretes para Libras. 

Além da programação semanal dos  pilares de atuação do CCBJ, da Ação Cultural, Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ),  o programa É O BRINCA está na programação em três edições. Uma na sexta com o É O BRINCA – CHUÁÁ EM “UM PICADEIRO DE HISTÓRIAS”, um momento de contação de histórias na Escola Indígena da Ponte, voltado para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade, na Escola Índigena da Ponte (Caucaia). As outras duas edições do programa acontece no domingo (23/10), a partir das 14h com o É O BRINCA – PERCUSSIVIDADE: FUNK, na praça central do CCBJ. Por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), a “Percussividade: Funk” é uma atividade lúdica musical com instrumentos de percussão, onde é experimentado sonoridades e técnicas de execução percussiva e criar música com diversos ritmos, batuques etc. Na sequência, às 16h no Teatro Marcus Miranda o É O BRINCA CONVIDA! – SAORI E ANAHÍ, chega no CCBJ aberto ao público e com classificação indicativa livre. No pique do esconde-esconde, pega-pega e bate-bate, Saori e Anahí enfrentam o desafio de completar uma missão secreta no mundo Quebra-cabeça. Entre partidas e recreios, se deparam com um novo oponente. Será que conseguirão completar esta misteriosa missão? Vem conferir neste domingo.

Outro destaque da semana é o início dos lançamentos dos filmes da turma do Extensivo do Audiovisual, da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Os lançamentos dos filmes “ Noites em Claro” e “Saída para Luz do Dia”, nesta quarta-feira (19/10), a partir das 19h, no Cineteatro São Luís. Saiba mais sobre o lançamento das produções no site do CCBJ.

Os conteúdos das programações dispostos nas redes sociais estão com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem, e parte da programação contém legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. Além de que o acesso às ações presenciais é gratuito.

 Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então, você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ.

Para conferir mais detalhes da programação semanal, acompanhe as indicações a seguir da programação resumida e detalhada. A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as live

Programação semanal Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) de 17/10 a 23/10  – presencial e gratuita: 

DIA 17/10 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – AUTOCUIDADO 

RELEASE: Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção do câncer de mama, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove um momento de autocuidado, convidando as alunas do projeto Alfabetizar da comunidade São Francisco para debater a temática do “outubro Rosa”.

A atividade traz vivências além do auto-exame de toque, com técnicas ancestrais de autocuidado, com o intuito de refletir sobre a importância de cuidarmos da saúde física e mental, e também fazer um resgate dessas técnicas de autocuidado passadas através de histórias de vida. 

📌Serviço: 

18h| NARTE EM PAUTA – AUTOCUIDADO  

Local:  Comunidade São Francisco

DIA 18/10 – TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA – BRINCADEIRA DE SOMBRA

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ apresenta no Ciclo de Leitura desta terça-feira apresenta a leitura do livro “Brincadeira de Sombra”. Numa manhã, indo à padaria com seu avô, Luísa descobre como brincar com sombras pode ser divertido.

O Ciclo de Leitura parte da leitura de um texto, livro, escuta de audiolivro e afins. É selecionada uma temática a ser conversada com o intuito de incentivar a sociabilidade, criatividade e o pensamento crítico e afetivo, especialmente das crianças e adolescentes, intencionando apresentar outras perspectivas sobre temas sociais importantes que se fazem necessários ser trabalhados atualmente, como acessibilidade, direitos humanos, internet segura, saúde mental, violência contra minorias, combate ao racismo e a lgbtfobia, entre outros, em geral, agregando à atividade uma dinâmica ou prática das artes visuais.

📌Serviço: 

9h e 14h | CICLO DE LEITURA – BRINCADEIRA DE SOMBRA

Local:  Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O cineclube “Crescer sem Violência” promove 4 encontros com crianças de idade abaixo de 11 anos para assistir os 4 primeiros episódios da microssérie ‘’Que corpo é esse?‘’, do Projeto Crescer sem Violência do Canal Futura em parceria com Childhood e Unicef. Serão realizadas rodas de conversa sobre autoproteção no fim da exibição.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

Local:  Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim

DIA 19/10 – QUARTA-FEIRA

CINE NARTE – APRENDENDO A APRENDER

RELEASE: No Cine Narte desta quarta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove a exibição do vídeo “Aprendendo a aprender”, que retrata a  construção do conhecimento. Em seguida, haverá um bate-papo sobre os processos de aprendizagem e o papel do professor nessa jornada.

📌Serviço: 

10h | CINE NARTE – APRENDENDO A APRENDER

Local: Cineclube do CCBJ

NARTE INDICA – BRINCANDANDO E PLANTANDO 

RELEASE: No NArTE Indica desta quarta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove um momento de brincar com a terra, de entender a importância das árvores e de um mundo mais verde. O objetivo da atividade “Brincando e Plantando” é de construir uma concepção de educação ambiental dentro da educação social. A atividade será realizada com as crianças e adolescentes que frequentam o CCBJ. 

📌Serviço: 

15h | NARTE INDICA – BRINCANDANDO E PLANTANDO 

Local: Espaço Marielle no CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO A CULTURA (AULA 3)

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

A atividade “Colorindo a Cultura” será dividida em 4 encontros com crianças de até 11 anos de idade para colorir e conversar sobre as respectivas culturas: africana, árabe, indígena e popular nordestina.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO A CULTURA (AULA 3)

Local: Espaço Alternativo do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS CÊNICOS: REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O Reisado de Caretas Boi Estrela é um produto que está sendo gerado a partir da atividade Jogos Cênicos, que está desenvolvendo as habilidades teatrais das crianças participantes. A proposta é fazer um ensaio aberto da apresentação das crianças atendidas na Associação Ideal que se apresentará em  dezembro, durante o ciclo natalino do equipamento, como resultado das vivências artísticas.

📌Serviço: 

17h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS CÊNICOS: REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA

Local: Associação Ideal

DIA 20/10 – QUINTA-FEIRA

NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, promove através do programa NArTE em Cores, uma oficina de stencil com as crianças e adolescentes atendidas pelo NArTE. Será construído através do stencil alguns personagens importantes que dialogam com a luta e pensamentos de Paulo Freire.

📌Serviço: 

10h | NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL 

Local: Espaço Paulo Freire do CCBJ.

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR: GARFIELD 2

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para o Cine Leitor desta quinta-feira o filme Garfield 2. Essa obra literária está disponível na biblioteca e teve sua adaptação cinematográfica no ano de  2006.

O Cine Leitor ocorre por meio da exibição de produções cinematográficas adaptadas de livros, evidenciando a relação entre a literatura e o audiovisual, com intuito de incentivar a leitura para crianças e jovens através da linguagem do cinema.

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR – GARFIELD 2

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O cineclube “Crescer sem Violência” promove 4 encontros com crianças de idade abaixo de 11 anos para assistir os 4 primeiros episódios da microssérie ‘’Que corpo é esse?‘’, do Projeto Crescer sem Violência do Canal Futura em parceria com Childhood e Unicef. Serão realizadas rodas de conversa sobre autoproteção no fim da exibição.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

Local:  Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim

TEATRO EM PAUTA – nóis de teatro apresenta o espetáculo “despejadas” (LIBRAS) 

RELEASE: No programa Teatro em Pauta desta quinta-feira, o CCBJ convida o grupo Nóis de Teatro para apresentar o espetáculo “Despejadas”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 19. A apresentação contará com tradução simultânea para libras. O espetáculo “Despejadas” é junção de passado, presente e um grito de existência pro futuro. 

Inspiradas no livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, as mulheres do Nóis de Teatro se colocam em discussão na busca dos paralelos possíveis entre as favelas da autora, no anos 1960, e as de hoje. Em cena, três atrizes lançam as suas complexidades em jogo, três gritos urgentes conduzem o público por um caminho de dores e resistência, muitas Carolinas se encontram em suas inquietações sobre o que é ser mulher nas periferias da cidade.

📌Serviço: 

19h | TEATRO EM PAUTA – NÓIS DE TEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO “DESPEJADAS” (LIBRAS) 

Local:  Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 21/10 – SEXTA-FEIRA

É O BRINCA – CHUÁÁ EM “UM PICADEIRO DE HISTÓRIAS”

RELEASE: No programa É O Brinca desta sexta-feira, o CCBJ convida Chuáá, que traz “Um Picadeiro de Histórias”,  um momento de contação de histórias na Escola Indígena da Ponte, voltado para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade.

Chuáá é uma contadora de histórias que utiliza a linguagem do corpo, do som, e a

interatividade com o público, como auxílio para narrar seus contos. Neste trabalho, as

histórias tratam de maneira interativa de assuntos sobre a natureza, as relações, os valores

culturais e a força interior. Em seu repertório, traz os contos: Um Camaleão Indeciso, Um

Grilinho Contente, O Pote de Baiaré e o Encontro de Maria com Virgulino, voltado para o

público infanto-juvenil o espetáculo tem duração de 45 minutos.

📌Serviço: 

8h30 e 13h30 | É O BRINCA – CHUÁÁ EM “UM PICADEIRO DE HISTÓRIAS”

Local:  Escola indigena da Ponte

CAFÉ COM AS ARTESÃS

RELEASE: No mês de outubro, a Articulação Comunitária do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) continua seu percurso com o Café das Artesãs, realizando o 7º encontro. 

Um momento de integração, fortalecimento de redes e roda de diálogo com as artesãs e artesãos do Grande Bom Jardim. Vamos tomar um bom café e pensar juntos nessas potencialidades que podem surgir através dos bons encontros da vida. 

📌Serviço: 

9h | CAFÉ COM AS ARTESÃS

Local: Espaço ao lado da Sala de Dança do CCBJ.

SOMBRINHA LITERÁRIA – KARAOKÊ

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ promove nesta sexta-feira mais um momento de karaokê na Biblioteca, aberto ao público geral. O Karaokê é uma atividade lúdica, trazendo música para o espaço da biblioteca como forma de socializar e se divertir, visando o diálogo de duas expressões e linguagens artísticas e culturais, a literatura e a música, alcançando público de várias faixas etárias.

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – KARAOKÊ

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O cineclube “Crescer sem Violência” promove 4 encontros com crianças de idade abaixo de 11 anos para assistir os 4 primeiros episódios da microssérie ‘’Que corpo é esse?‘’, do Projeto Crescer sem Violência do Canal Futura em parceria com Childhood e Unicef. Serão realizadas rodas de conversa sobre autoproteção no fim da exibição.

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – CINECLUBE CRESCER SEM VIOLÊNCIA

Local:  Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS (AULA 7)

RELEASE:  O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

“Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência onde vamos apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica.

📌Serviço: 

17h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS (AULA 7)

Local: Estúdio do Centro Cultural Bom Jardim

DIA 22/10 – SÁBADO

TODOS OS SONS – MOON KENZO APRESENTA “AMARGA” (16 anos)

RELEASE: No programa Todos os Sons desse sábado, o CCBJ convida a artista Moon Kenzo para apresentar o projeto “Amarga”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 19h. A apresentação tem classificação indicativa de 16 anos e é aberta ao público. 

O show AMARGA é um ponto inicial em que as ternafetividades de Moon Kenzo abraçam canções lírico-narrativas que passeiam pelo R&B, Soul, Lo-fi, Hip Hop, Vaporwave, etc. Amarga é também um processo de antropafagia das rejeições. Aglutinar, engolir,  ingerir para depois anunciar as humanidades de narrar e protagonizar histórias atravessadas por seu corpo, cantando suas paixões, aflições, medos, vulnerabilidades.

📌Serviço: 

19h | TODOS OS SONS – MOON KENZO APRESENTA “AMARGA” (16 anos)

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 23/10 – DOMINGO

É O BRINCA – PERCUSSIVIDADE: FUNK

RELEASE: No programa É O Brinca deste domingo, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove “Percussividade: Funk”, uma atividade lúdica musical com instrumentos de percussão, onde vamos experimentar sonoridades e técnicas de execução percussiva e criar música com diversos ritmos, batuques etc. 

📌Serviço: 

14h | É O BRINCA – PERCUSSIVIDADE: FUNK

Local: Praça Central do CCBJ.

É O BRINCA CONVIDA! – SAORI E ANAHÍ

RELEASE: No É O Brinca Convida! deste domingo, o CCBJ apresenta no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, o espetáculo “Saori e Anahi”, com classificação indicativa livre e aberto ao público.

No pique do esconde-esconde, pega-pega e bate-bate, Saori e Anahí enfrentam o desafio de completar uma missão secreta no mundo Quebra-cabeça. Entre partidas e recreios, se deparam com um novo oponente. Será que conseguirão completar esta misteriosa missão?

📌Serviço: 

16h | É O BRINCA CONVIDA! – SAORI E ANAHÍ

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!