Logo do Governo

Programação semanal CCBJ de 28/11 a  04/12 presencial e gratuita

28/11/2022

DIA 29/11 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA: SOU NEGRO

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ apresenta no Ciclo de Leitura desta terça-feira apresenta a leitura do livro “Sou Negro”, uma obra que fala sobre a discriminação racial pela qual os negros passam. 

O Ciclo de Leitura parte da leitura de um texto, livro, escuta de audiolivro e afins. É selecionada uma temática a ser conversada com o intuito de incentivar a sociabilidade, criatividade e o pensamento crítico e afetivo, especialmente das crianças e adolescentes, intencionando apresentar outras perspectivas sobre temas sociais importantes que se fazem necessários ser trabalhados atualmente, como acessibilidade, direitos humanos, internet segura, saúde mental, violência contra minorias, combate ao racismo e a lgbtfobia, entre outros, em geral, agregando à atividade uma dinâmica ou prática das artes visuais.

📌Serviço: 

9h e 14h | CICLO DE LEITURA – SOU NEGRO

Local:  Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.

NARTE EM CORES – GALERIA PIVETE: CONSCIÊNCIA NEGRA

RELEASE: No programa NArTE em Cores desta terça-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada traz mais uma edição da Galeria Pivete, com desenhos em suas mais diversas leituras e expressões sobre diversidade racial. As obras realizadas pelas crianças e adolescentes do CCBJ farão parte dessa exposição, celebrando a negritude e suas múltiplas possibilidades.

📌Serviço: 

10h | NARTE EM CORES – GALERIA PIVETE: CONSCIÊNCIA NEGRA

Local:  Espaço Alternativo

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “BESTIÁRIO NORDESTINO”

RELEASE: No Cineclube CCBJ desta terça-feira acontece a exibição do documentário “Bestiário Nordestino”, que contará com um momento de bate-papo com os diretores após a exibição. O mini documentário registra os folguedos em seus preparativos, máscaras, roupas brincantes e a própria apresentação.

O documentário foi produzido a partir do projeto “Máscaras de Reis” e fala sobre os Reisados de Máscaras, lançando um olhar sobre o “Reisado de Caretas Boi Coração” em Quixadá/CE e o Reisado do Sítio São Joaquim em Senador Pompeu/CE. Os entrevistados falam sobre o início do reisado, suas características, personagens e perspectivas futuras, no intuito de compartilhar nossa cultura tradicional.

📌Serviço: 

15h | CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “BESTIÁRIO NORDESTINO”

Local:  EEMTI CAIC Maria Alves Carioca

NARTE EM PAUTA – POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO

RELEASE: No NArTE em Pauta desta terça-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma roda de conversa voltada para o público infantil com o tema “Por uma infância sem racismo”.

Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada,aprendendo que no mundo existem diversas tonalidades de pele, e que aprendem sobre a igualdade social, contextualizando e sensibilizando nossas diferenças! Mostrando que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente.

📌Serviço: 

16h | NARTE EM PAUTA – POR UMA INF NCIA SEM RACISMO

Local: Sala de Música do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Colorindo com Cidadania é uma proposta de atividade lúdica onde utilizamos o desenho para desenvolver tanto capacidades motoras, como intelectuais e lúdicas e conversar sobre temas relacionados ao mês da Consciência Negra. 

📌Serviço: 

17h30 | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA

Local: Instituto Well Vi

CINE NARTE – CINEMA EM CASA

RELEASE: No Cine NArTE desta terça-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove um momento de diversão, afirmação dos afetos e educativo, um processo de entendimento através dos filmes, mostrando que aprender e ensinar está no compreender das brincadeiras, mostrando a capacidade de aprender e entender o mundo/território que nos cercam.  

📌Serviço: 

18h| CINE NARTE – CINEMA EM CASA

Local: Espaço Alternativo

DIA 30/11 – QUARTA-FEIRA

NARTE EM CORES – OFICINA DE DESENHO “MULHER DE GARRA”

RELEASE: Como parte da programação voltada ao dia de Eliminação da Violência Contra a Mulher, a oficina de desenho “Mulher de Garra”, promovida pelo CCBJ junto às mulheres atendidas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) é um momento de refletir junto à elas sobre essa pauta, utilizando o desenho, a escrita e a pintura como ferramenta de expressão.

📌Serviço: 

15h | NARTE EM CORES – OFICINA DE DESENHO “MULHER DE GARRA”

Local:  Espaço Alternativo

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA (ENSAIO 5)

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

O Reisado de Caretas Boi Estrela é um produto que está sendo gerado a partir da atividade Jogos Cênicos, onde desenvolvemos habilidades teatrais e estamos propondo a apresentação das crianças atendidas na Associação Ideal para dezembro, durante o ciclo natalino como resultado das Vivências Artísticas.

📌Serviço: 

17h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – REISADO DE CARETAS BOI ESTRELA (ENSAIO 5)

Local: Associação Ideal. 

CINE FLORESTA – IRMÃO URSO

RELEASE: No programa Cine Floresta desta quarta-feira, Bárbara Araújo, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) irá realizar 3 sessões de cinema com as crianças menores de 11 anos, para assistir “Irmão Urso”. O objetivo da exibição é conversar de forma lúdica sobre a importância da natureza e dos povos originários.

📌Serviço: 

18h | CINE FLORESTA – TAINÁ: UMA AVENTURA NA FLORESTA

Local:  Espaço Alternativo

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência com o objetivo de apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica. O momento faz parte da programação da Semana Cada Vida Importa.

📌Serviço: 

18h30 | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

Local: Espaço Alternativo

DIA 01/12 – QUINTA-FEIRA

TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – TÁ ROXEDA!

RELEASE: Compondo a programação da Temporada de Arte Cearense aqui no Centro Cultural Bom Jardim, nesta quinta-feira o CCBJ apresenta “Tá Roxeda: mesacast-sarau”, uma ação de difusão de informações culturais em formato de conversa-sarau, veiculando arteiros, artistas, produtores e pesquisadores de contextos interioranos. 

A ação é uma ramificação do “Ta Roxeda PodCast” que teve duas temporadas realizadas divulgando autores de periferias do interior do estado, assim como é resultado da pesquisa em comunicação do proponente que estabelece outros processos de mediação em entrevistas. De maneira informal, coloquial, com formato de apresentação como conversa-sarau com convidades, o “Tá Roxeda” discute temáticas urgentes para os contextos sócio-culturais locais, como arte e representação de gênero, circulação de novos autores, processos de salvaguarda de memória e patrimônio popular. 

📌Serviço: 

16h | TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – TÁ ROXEDA!

Local: Teatro Marcus Miranda

CINE DEBATE – BRASIL 2002: OS BASTIDORES DO PENTA

RELEASE: Nesta quinta-feira a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ por meio do Programa Sombrinha Literária, exibe o filme  “”Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta””. O documentário mostra os bastidores da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 2002, com imagens inéditas e entrevistas com os jogadores.

O Cine Debate apresenta documentários e filmes temáticos no intuito de incentivar o pensamento crítico e debater com jovens e adultos sobre a temática. Faz parte do programa Sombrinha Literária, que apresenta atividades que dialogam com a música, o audiovisual, o teatro e múltiplas linguagens com intuito de coletivizar o acesso à literatura, visando à inclusão social e digital, através da experiência da mediação da informação e da leitura.

📌Serviço: 

14h | CINE DEBATE – BRASIL 2002: OS BASTIDORES DO PENTA

Local: Biblioteca Cristina Poeta

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Colorindo com Cidadania é uma proposta de atividade lúdica onde utilizamos o desenho para desenvolver tanto capacidades motoras, como intelectuais e lúdicas e conversar sobre temas relacionados aos Direitos Humanos. 

📌Serviço: 

18h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA

Local: Espaço alternativo

TEATRO EM PAUTA – LÁZARO

RELEASE: No programa Teatro em Pauta desta quinta-feira o CCBJ convida Rhamon Matarazzo para apresentar o espetáculo “Lázaro”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. A dramaturgia é autobiográfica, assinada por Rhamon Matarazzo, que a partir de 2017 iniciou a realização desta obra cênica sobre a temática e desde então revelou sua sorologia positiva para HIV. 

A vizinha de Lázaro contraiu o vírus HIV em 1995. Ela pensa ter sido infectada através de um copo d’água, mostrando a ignorância da população por falta de políticas públicas sobre HIV e AIDS. A obra cênica discute a histórica tradição medievalista e a postura retrógrada de algumas instituições religiosas que condenam o uso do preservativo, levando os fiéis à morte por complicações do vírus, em uma época onde não existiam medicamentos eficazes para retardar o HIV. 

📌Serviço: 

19h | TEATRO EM PAUTA – LÁZARO

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 02/12 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – APRENDENDO A JOGAR XADREZ

RELEASE: Nos Jogos Literários desta sexta-feira, a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, por meio do programa Sombrinha Literária, promove uma oficina de xadrez para os frequentadores da Biblioteca.

Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

📌Serviço: 

10h | SOMBRINHA LITERÁRIA – APRENDENDO A JOGAR XADREZ

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

DIA 03/12 – SÁBADO

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS – ENCONTRO DE CULMINÂNCIA

RELEASE: O Seminário Nada Sobre Nós Sem Nós, organizado pelo CCBJ, por meio do Programa de Acessibilidade da Escola de Cultura e Arte do equipamento, chega ao final de sua terceira edição. Nesse sábado, inicia o Encontro de Culminância do seminário, com uma mesa de culminância e programação cultural nos dias 3  4 de dezembro. 

Serão jogos, aprendizados, conversas, convivências e muita arte e cultura, finalizando com um show de pagode na Praça Central do CCBJ. Esta programação é presencial, gratuita e com direito à certificação. Teremos acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição. 

📌Serviço: 

15h | NADA SOBRE NÓS SEM NÓS – ENCONTRO DE CULMINÂNCIA

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS – SHOW “CHICO: UMA VIDA DE SAMBA E AMOR”

RELEASE: Compondo a programação da culminância do Seminário Nada Sobre Nós Sem Nós 2022, o músico Bosco Defar faz uma homenagem ao compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda, com uma seleção de sambas que narram o “cotidiano”, acreditam que “amanhã vai ser outro dia”, onde  “Samba e Amor” sempre resistirão. A apresentação é marcada pelo aspecto descritivo para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência.

O show é dividido em duas partes, inicialmente com formação mista, a voz suave e o violão de 6 cordas unem-se aos instrumentos de percussão, criando uma atmosfera intimista.  A segunda metade do espetáculo é marcada pela crescente rítmica, de bossas do repique e marcação do surdo. A caixa dá o andamento e o cavaquinho entra em cena para dar harmonia à bateria. O coração bate ao som do samba, e “Apesar de Você” tudo “Vai Passar”. 

📌Serviço: 

19h | NADA SOBRE NÓS SEM NÓS – SHOW “CHICO: UMA VIDA DE SAMBA E AMOR”

Local: Praça Central do CCBJ

ARTES VISUAIS EM PAUTA – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “CORPOGRAFIAS EM CONTEXTO”

RELEASE: No programa Artes Visuais em Pauta deste sábado, o CCBJ apresenta a abertura da exposição “Corpografias em contexto” na Multigaleria do equipamento. Corpografias em Contexto parte da ideia de criar conexões e encontros entre artista, obra e espectadores, construindo uma cápsula temporal pela revoada ou pelos voos para o lugar de onde partimos, ao passo que é convidativo as/es/os outras/es/os também realizarem suas próprias revoadas pela perspectiva desta videoarte ou pelas frestas afetivas em que se iniciam e se estabelecem pela experiência compartilhada enquanto se instaura também o compartilhamento relacional.  

📌Serviço: 

19h | ARTES VISUAIS EM PAUTA – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “CORPOGRAFIAS EM CONTEXTO”

Local: Multigaleria do CCBJ

DIA 04/12 – DOMINGO

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS  – “AS AVENTURAS DE MARA: DESCOBRINDO O PLANETA DAS BOCAS”

RELEASE: O programa É O Brinca Convida! deste domingo compõe a programação especial de culminância do Seminário Nada Sobre Nós Sem Nós 2022, o CCBJ apresenta a contação de histórias “As aventuras de Mara: descobrindo o planeta das bocas”, com Lyvia Mota.

Vamos fazer uma divertida viagem nas histórias de Mara, uma linda aventureira Surda que mora no Planeta das Mãos. Nesse planeta as pessoas são Surdas, conversam em Libras e são muito felizes. Certo dia, Mara viajou até o Planeta das Bocas e lá ela encontrou muitas novidades. Você conhece esse planeta? O que será que aconteceu na viagem? Quem Mara encontrou? Será que tem Ets nesse planeta? Mara vai nos contar as loucas, engraçadas e fantásticas aventuras que ela teve no Planeta das Bocas e como ensinou sobre o Planeta das Mãos. 

📌Serviço: 

19h | NADA SOBRE NÓS SEM NÓS  – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM LYVIA MOTA: AS AVENTURAS DE MARA: DESCOBRINDO O PLANETA DAS BOCAS

Local: Praça Central do CCBJ

É O BRINCA CONVIDA – ESPETÁCULO “ORA BOLAS – A SAGA MIRABOLANTE DOS BESOUROS ROLA BOSTA”

RELEASE: Compondo a programação do É O Brinca Convida, o CCBJ convida a Companhia Itinerante de Malabares para apresentar o espetáculoORA BOLAS! A Saga Mirabolante dos Besouros Rola-Bosta”, que traz para a cena, a saga divertida de dois besouros que, enfrentando as intempéries do destino e da natureza, buscam retornar ao lar.

A encenação traz a ingenuidade e perseverança dos personagens cômicos, que através de cenas poéticas, realizam movimentos acrobáticos que narram um cotidiano, que apesar das adversidades conseguem semear nos solos áridos, alegria e encantamento. Com traços da comicidade tradicional e galgado no universo do circo e do teatro físico, o presente trabalho busca aproximar o público ao universo lúdico de seres minúsculos, vislumbrando despertar o imaginário para reflexões mais amplas: até onde você iria em busca do que necessita? Como vencer as adversidades em meio a escassez dos dias difíceis?

📌Serviço: 

18h | É O BRINCA CONVIDA – ESPETÁCULO “ORA BOLAS – A SAGA MIRABOLANTE DOS BESOUROS ROLA BOSTA”

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

É O BRINCA CONVIDA – VIVÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DO CÔCO

RELEASE: Compondo a programação do É O Brinca Convida, o CCBJ promove a oficina de vivência do autoconhecimento dentro da brincadeira do côco.  A vivência através do som, da dança e do olhar reafirma o pertencimento dos lugares e do ente enquanto território. o auto conhecimento dentro da brincadeira do côco vem para educar e fortalecer essa manifestação que sempre tivemos em nossa cultura com os povos originais e os que resistiram até nos dias atuais. pescadores, agricultores e brincantes da cultura popular preservam e passar seus ensinamentos através desse ensinar.

📌Serviço: 

19h | É O BRINCA CONVIDA – VIVÊNCIA DO AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DO CÔCO

Local: Praça Central do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!