Logo do Governo

Programação semanal CCBJ de 16/01 a 22/01 presencial e gratuita

16/01/2023

DIA 17/01 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – A JANTA DA ANTA

RELEASE: Nesta terça-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para o Ciclo de Leitura a indicação do audiolivro “A Janta da Anta”, da autora Madu Costa, publicado pelo Clube Leiturinha. O link de acesso ao audiolivro estará disponível nas redes sociais do CCBJ.

A Anta fez uma janta! Mais que depressa, todos os animais da floresta apareceram por lá. Foi um danado de um banquete! Tem Onça, Tatu, Sucuri e até Lobo-Guará. Se achegue mais, com calma e sem pressa. Não é todo dia que presenciamos uma história como essa!

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – A JANTA DA ANTA

Local: Redes sociais CCBJ

NARTE EM CORES – DESENHO E PINTURA: OLHOS DA IMAGINAÇÃO

RELEASE: A atividade de desenho e pintura, promovida pelo CCBJ por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada e mediada pela educadora social Narah Adjane, é um momento de expressão e criatividade, onde crianças e adolescentes exercem o direito ao brincar, socializando, partilhando materiais e, principalmente, deixando a imaginação fluir através da ludicidade do desenho.

📌Serviço: 

19h | NARTE EM CORES – DESENHO E PINTURA: OLHOS DA IMAGINAÇÃO

Local: Espaço Paulo Freire CCBJ

NAVEGANDO EM LETRINHAS – BATUCA A PALAVRA 

RELEASE: Navegando em Letrinhas, projeto que engloba diversas atividades voltadas para o público infantil, traz nesta terça o “Batuca a Palavra”, atividade facilitada pelo Educador Social Baticum Proletário, e utiliza a Contação de História com musicalidade como estratégias de abordar temas relacionados à Cidadania Cultural, Diversidade e Direitos Humanos. 

📌Serviço: 

15h | NAVEGANDO EM LETRINHAS – BATUCA A PALAVRA 

Local: Centro União Beneficente dos Moradores da Granja Portugal

CONVERSA DE CALÇADA – NOVOS HORIZONTES 

RELEASE: A conversa na calçada é um termo antigo, mas que até se faz necessário para construir diálogo, construir histórias. O intuito de voltar com essa atividade na comunidade, é de demarcar e consolidar o afeto e a parceria que criamos um  com outro. Temos boas memórias de que as conversas são importantes para uma primeira aproximação. Conversa na calçada é: criação, diálogo e sonhos possíveis.  

📌Serviço: 

17h | CONVERSA DE CALÇADA – NOVOS HORIZONTES 

Local: Comunidade São Francisco

DIA 18/01 – QUARTA-FEIRA

ELAS POR ELAS – ENCONTRO DE MULHERES: AINDA EXISTE FLORES NESSE JARDIM 

RELEASE: Ainda existem flores neste jardim é um momento pensado pelo programa Elas Por Elas que reúne mulheres empreendedoras que constroem sua rotina através da estabilidade construtiva dentro e fora da comunidade. Esse encontro vem para fortalecer seus saberes conjuntos, em diálogo com todas visando uma melhor parceria. Conta com a participação do Bússola Cultural, serviço gratuito de assessoria de projetos do CCBJ e da socióloga Ingrid Ribeiro.

📌Serviço: 

15h | ELAS POR ELAS – ENCONTRO DE MULHERES: AINDA EXISTE FLORES NESSE JARDIM 

Local: Comunidade São Francisco

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA: “DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE”

RELEASE: Colorindo com Cidadania é uma proposta de atividade lúdica onde utilizamos o desenho para desenvolver tanto capacidades motoras, como intelectuais e lúdicas e conversar sobre temas relacionados aos Direitos Humanos.

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

📌Serviço: 

16h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – COLORINDO COM CIDADANIA: “DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE”

Local: Instituto Psique

NARTE EM PAUTA – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO “FILTRANDO SONHOS”

RELEASE: Nesta segunda-feira, Deyse Mara, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/ccbj) promove o momento “Filtrando Sonhos”, uma atividade arte-educativa que tem como objetivo debater com as crianças participantes sobre seus sonhos, trabalhando numa perspectiva que elas reflitam a importância de ser criança e que traga também ao debate o combate ao trabalho infantil. 

Durante a atividade a educadora vai ensinar os participantes a produzirem filtros dos sonhos, que de acordo com a sua crença, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos que podem conter mensagens do Grande Espírito para nós, humanos. E para separar os bons sonhos das energias ruins que nos fazem mal, eles criaram o filtro dos sonhos.

📌Serviço: 

18h | NARTE EM PAUTA – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO “FILTRANDO SONHOS”

Local: Espaço Paulo Freire CCBJ

DIA 19/01 – QUINTA-FEIRA

NARTE EM CORES – GALERIA PIVETE: OLHOS DA IMAGINAÇÃO

RELEASE: Na primeira edição de 2023 da Galeria Pivete, serão expostos desenhos realizados pelas crianças e adolescentes que participaram das oficinas de desenho e pintura. O momento é de revitalização do mural da Galeria Pivete, renovando a pintura e trazendo um novo ar ao espaço expositor que vem sendo utilizado para trabalhar questões como autoestima, confiança e criatividade de quem participa da atividade no CCBJ. A exposição ficará disponível durante o mês de janeiro.

📌Serviço: 

10h | NARTE EM CORES – GALERIA PIVETE: OLHOS DA IMAGINAÇÃO

Local: Espaço Paulo Freire CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – NAVEGANDO EM LETRINHAS: BATUCA A PALAVRA 

RELEASE: “Batuca a Palavra” é uma atividade facilitada pelo Educador Social Baticum Proletário que utiliza a Contação de História com musicalidade como estratégias de abordar temas relacionados à Cidadania Cultural, Diversidade e Direitos Humanos. 

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

📌Serviço: 

14h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – NAVEGANDO EM LETRINHAS: BATUCA A PALAVRA 

Local: Compasa

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

RELEASE: Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência facilitada por Baticum Proletário, com o objetivo de apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica. 

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

📌Serviço: 

18h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Local: Espaço Paulo Freire CCBJ

TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – ESPETÁCULO “A MENINA E O GÊNIO DAS LAMPARINAS”

RELEASE: A Temporada de Arte Cearense dessa semana vai compor a programação especial de Colônia de Férias do CCBJ com o espetáculo “A Menina e o Gênio das Lamparinas”, produzido pelo Grupo Parafuso de Teatro.

A peça aborda de forma lúdica e poética, a trajetória de autoconhecimento e empoderamento de uma menina negra, que tenta seguir os padrões estéticos midiáticos. Durante sua busca em realizar os seus desejos, a menina conhece o Gênio das Lamparinas e outros personagens que acabam vivendo aventuras e a ajudando identificar seus verdadeiros desejos conhecendo mais profundamente sua cultura, aprendendo a superar seus medos e se impor sobre alguns conceitos que são impostos.

📌Serviço: 

19 a 22 de janeiro

19h | TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – ESPETÁCULO “A MENINA E O GÊNIO DAS LAMPARINAS”

Local: Teatro Marcus Miranda CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – TEATRO E LIBERDADE: OFICINA DE TEATRO

RELEASE: A Educadora Social Bárbara Araújo do eixo de Cultura Infância  vai propor atividades e jogos teatrais com as crianças do CCBJ menores de 12 anos, dialogando sobre os direitos humanos e focando no desenvolvimento das percepções corporais  com uma pedagogia teatral criativa, acontecendo através do brincar e do lúdico. 

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

📌Serviço: 

19h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – TEATRO E LIBERDADE: OFICINA DE TEATRO

Local: Biblioteca Cristina Poeta CCBJ

DIA 20/01 – SEXTA-FEIRA

MAPEAMENTO DE ARTISTAS VISUAIS DO GRANDE BOM JARDIM

RELEASE: O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), em parceria com o Projeto Ruela, reabre as inscrições para o mapeamento de Artistas Visuais do Grande Bom Jardim e bairros adjacentes.

Visualizar, reconhecer e dialogar com quem está produzindo é o primeiro passo para fortalecer a relação entre artistas e o Centro Cultural Bom Jardim. Por isso, lançamos esta proposta para entendermos as vivências e demandas de artistas visuais que integram o território.

📌Serviço: 

MAPEAMENTO DE ARTISTAS VISUAIS DO GRANDE BOM JARDIM

Local: Redes sociais CCBJ

NARTE EM PAUTA – OFICINA DE PIRIQUITINHA

RELEASE: Pipa, Raia, Papagaio, Periquitinho é um dos brinquedos populares mais brincado durante o período de férias. Compondo a programação da Semana de Direitos Humanos, Deyse Mara, educadora social do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ). promove uma oficina de confecção de Periquitinho no CCBJ. A atividade complementa a programação da colônia de férias do CCBJ e será finalizada com uma revoada de pipas pelos participantes da oficina.

📌Serviço: 

15h | NARTE EM PAUTA – OFICINA DE PIRIQUITINHA

Local: Campinho CCBJ

DIA 21/01 – SÁBADO

PRÓ-TERREIRO: 1º FÓRUM PERMANENTE DO POVO DE TERREIRO DO CEARÁ ACONTECE NO CCBJ

RELEASE: É com o intuito de promover o debate e interlocução entre povos de terreiro do Ceará e órgãos governamentais que a Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM) lança o Pró-Terreiro, o primeiro Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Saiba mais sobre a programação completa do Pró-Terreiro no site do CCBJ.

📌Serviço: 

08h | PRÓ-TERREIRO: 1º FÓRUM PERMANENTE DO POVO DE TERREIRO DO CEARÁ ACONTECE NO CCBJ

Local: Teatro Marcus Miranda CCBJ

DIA 22/01 – DOMINGO

NARTE EM PAUTA – GOSTINHO DE INFÂNCIA 

RELEASE: Nessa atividade, o CCBJ, por meio do seu Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove a interação e criação de vínculos entre crianças de diversas localidades, gêneros e classes sociais com brincadeiras em grupo.

Na infância, temos muito mais contato com crianças da rua e bairro, se reunindo para as mais diversas brincadeiras ou para catar frutas diretamente das árvores, aprendendo novas/velhas formas de brincar e interagir: pular corda, pular elástico, cabo de guerra, pinturas em papel ofício, carimba,pique e pega. A atividade tem como objetivo trazer esse contato de volta.

📌Serviço: 

16h | NARTE EM PAUTA – GOSTINHO DE INFÂNCIA 

Local: Espaço Alternativo CCBJ

CINE FLORESTA ESPECIAL COLÔNIA DE FÉRIAS – A FESTA DOS ENCANTADOS

RELEASE: A Educadora Social Bárbara Araújo trás através do projeto ”Cineminha Cultural” filmes com temas importantes sobre humanidade e direitos. O Cine Floresta traz questões sobre ancestralidade e povos originários. Neste domingo, exibimos “A Festa dos Encantados” (2015), de Masanori Ohashy.

A festa dos encantados narra a saga de um índio Guajajara que, procurando pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo habitado por seres encantados e ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações. Com saudades da família, ele volta para seu povo e passa a contar sua história e a ensinar em sua aldeia tudo o que havia aprendido com aqueles seres.

📌Serviço: 

16h | CINE FLORESTA ESPECIAL COLÔNIA DE FÉRIAS – A FESTA DOS ENCANTADOS

Local: Cineclube CCBJ

É O BRINCA CONVIDA – OFICINA DE GRAFISMO INDIGENA

RELEASE: No É O Brinca Convida! deste domingo, o CCBJ promove uma oficina de pintura corporal indígena ministrada pelos artistas indígena Mateus Tremembé e Marcos Pitaguary, onde irão abordar junto aos participantes a história dos povos indígenas do Ceará e a importância da pintura corporal para a identidade cultural dos territórios originários do Ceará. 

Esse encontro tem como objetivo construir uma consciência cultural dos participantes sobre a importância dos povos indígenas e de sua cultura para a construção e gestão dos costumes e tradições, saberes e sabores.

📌Serviço: 

14h | É O BRINCA CONVIDA – OFICINA DE GRAFISMO INDIGENA

Local: Praça Central CCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!