Logo do Governo

Programação semanal CCBJ de 14/11 a  20/11, presencial e gratuita

14/11/2022

DIA 14/11 – SEGUNDA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – BATUQUE RECICLÁVEL (ENSAIO 2)

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

“Batuque Reciclável” é o produto que está sendo gerado a partir da atividade Percussão Ambiental, onde desenvolvemos habilidades musicais e consciência ambiental e estamos realizando agora ensaios abertos com a finalidade de fazer apresentações com as crianças atendidas no Instituto Psique em dezembro na Mostra das Artes do CCBJ.

📌Serviço: 

17h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – BATUQUE RECICLÁVEL (ENSAIO 1)

Local:  Instituto Pisique

DIA 15/11 – TERÇA-FEIRA   

SOMBRINHA LITERÁRIA – GRUPO RECONTAR APRESENTA:  “TUDO BEM NÃO SER NORMAL”

RELEASE: A Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ estará presente na Bienal Internacional do Livro no Ceará com o grupo Recontar, que leva para os jovens uma releitura das obras da personagem Ko Moon-young, do Dorama, “TUDO BEM NÃO SER NORMAL”, publicados pela editora Intrínseca. 

Contaremos esses contos de fadas modernos, em narrativas perturbadoras e comoventes que abordam com honestidade e crueza temas como solidão, liberdade, egoísmo, empatia, tristeza, felicidade e afeto. Assuntos como transtornos mentais, e também, traz a batalha de cada um para lidar com eles, gerando reflexões. 

📌Serviço: 

19h | SOMBRINHA LITERÁRIA – GRUPO RECONTAR APRESENTA:  “TUDO BEM NÃO SER NORMAL”

Local:  Centro de Eventos do Ceará

DIA 16/11 – QUARTA-FEIRA

SAÚDE MENTAL – DIZ AÍ CRIANÇADA: SUJEITOS DE DIREITOS

RELEASE: Nesta quarta-feira, o CCBJ, por meio do eixo de saúde mental do Núcleo de Articulação Técnica Especializada traz para o projeto “Diz aí criançada”, um momento de bate-papo sobre “sujeitos de direitos”. A atividade será um momento de roda de leitura sobre os direitos básicos das crianças. 

📌Serviço: 

10h | SAÚDE MENTAL – DIZ AÍ CRIANÇADA: SUJEITOS DE DIREITOS

Local:  Centro Cultural Bom Jardim

CONSTRUINDO TEIAS – OFICINA DE STOP MOTION

RELEASE: No projeto Construindo Teias desta terça-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove a exibição do filme “Paper” e, em seguida, uma oficina de Stop Motion para construção de animação sobre a importância dos direitos humanos, com o objetivo de promover mais sobre o tema de forma lúdica entre os participantes.

📌Serviço: 

14h | CONSTRUINDO TEIAS – OFICINA DE STOP MOTION 

Local:  Espaço Alternativo CCBJ

SAÚDE MENTAL – AUTOCUIDADO E BEM VIVER: TÉCNICA DE REDUÇÃO DE ESTRESSE

RELEASE: Deyse Mara, educadora do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), convida os jovens frequentadores do CCBJ para vivenciar a técnica de redução de estresse conhecida também como TRE, que é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Além da técnica, a atividade tem a proposta de trazer a auto-reflexão com o cuidado do corpo, trazendo o autocuidado como eixo central. 

📌Serviço: 

18h | SAÚDE MENTAL – AUTOCUIDADO E BEM VIVER: TÉCNICA DE REDUÇÃO DE ESTRESSE

Local: Sala de dança do CCBJ

SHOW CARA TRAVESSIA

RELEASE: O Programa de Música da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim apresenta no Theatro José de Alencar o espetáculo “Cara Travessia”, produzido como projeto de conclusão da II Turma do Curso Extensivo em Música, realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará. O espetáculo tem intérprete para Libras e traz a vibração de um repertório com letras potentes e repleta de críticas sociais que nos convidam a reflexões no embalo das melodias do grupo. 

📌Serviço: 

19h | SHOW CARA TRAVESSIA

Local:  Theatro José de Alencar

NAVEGANDO EM LETRINHAS – LEITURA LÚDICA

RELEASE: A Educadora Social Bárbara Araújo do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, trará para o programa Navegando em Letrinhas a leitura de 3 livros infantis a cada encontro com as crianças com menos de 11 anos do CCBJ, trazendo temas importantes como negritude, racismo, amor próprio, respeito, empoderamento e ancestralidade de forma lúdica, tendo por fim de cada história o mistério de uma caixa.

📌Serviço: 

14h | NAVEGANDO EM LETRINHAS – LEITURA LÚDICA

Local:  Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 17/11 – QUINTA-FEIRA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ARTES INTEGRADAS CCBJ – MANIFESTO-SEMENTE

RELEASE: Compondo a programação cultural de artes integradas do CCBJ, nesta quinta-feira acontece a apresentação do “Manifesto-semente”, na Casa AME, do Movimento Saúde Mental. 

“Manifesto-semente” é uma proposta performática que busca desenvolver uma “poética do encontro” com moradores e/ou frequentadores do bairro Bom Jardim sob o viés da performance comunitária. Consiste numa ação coletiva pensada para incentivar o “gestar de um pensamento político-ecológico, de imaginação e memória da região”.

📌Serviço: 

8h | PROGRAMAÇÃO CULTURAL ARTES INTEGRADAS CCBJ – MANIFESTO-SEMENTE

Local:  Casa AME

NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL 

RELEASE: Compondo a programação do Seminário Cada Vida Importa, o CCBJ traz uma programação especial do NArTE em Cores: a oficina de Stencil, ministrada pela educadora social Narah Adjane, do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) será um momento de experimentação de pintura, onde símbolos e palavras serão pautadas na temática do evento Cada Vida Importa, trazendo conexão entre arte e direitos humanos.

📌Serviço: 

10h30 | NARTE EM CORES – OFICINA DE STENCIL 

Local:  Centro Cultural Bom Jardim

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR – RAINHA DE KATWE

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para o Cine Leitor desta quinta-feira o filme “Rainha de Katwe”. Essa obra literária teve sua adaptação cinematográfica no ano de 2016.

O Cine Leitor ocorre por meio da exibição de produções cinematográficas adaptadas de livros, evidenciando a relação entre a literatura e o audiovisual, com intuito de incentivar a leitura para crianças e jovens através da linguagem do cinema.

📌Serviço: 

14h | SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR: HISTÓRIAS CRUZADAS

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

EDUCAÇÃO SOCIAL – MAIS PAPO, MAIS ATITUDE

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

“Mais papo, mais atitude” leva para as escolas do Grande Bom Jardim uma oficina do Reggae do Passinho, seguida de uma prática sobre redução de danos.

📌Serviço: 

15h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MAIS PAPO, MAIS ATITUDE

Local: Escola Santo Amaro

PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – JUVENTUDE PRETA: COMUNIDADE, CULTURA E ESTÉTICA

RELEASE: Nesta edição do programa Precisamos Falar Sobre Isso, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma roda de conversa sobre comunidade, cultura e estética da juventude preta. Farão parte do bate-papo Karita Gardênia, licenciada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, atriz profissional,atriz do Coletivo Inflamável, atriz do Grupo Catarse, atriz do Grupo Teatro de Encontro, dançarina da Quadrilha Junina Cangaço Nordestino, professora do Estado na EEEP Jaime Alencar de Oliveira, e Kauê Conrado, homem trans, agente de segurança privada, umbandista, preto, drag queen, ativista e militante dos direitos LGBTQIAP+, membro fundador da Casa Transformar (@casatransformar), uma casa de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social e exclusão familiar.

📌Serviço: 

18h30 | PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO – JUVENTUDE PRETA: COMUNIDADE, CULTURA E ESTÉTICA

Local: Espaço Alternativo CCBJ

DIA 18/11 – SEXTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – AFRO BATUQUES

RELEASE: No programa NArTE Em Pauta desta sexta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove o “Afro Batuques”, uma experiência/demonstração dos ritmos, batuques e batidas da Cultura Negra, especialmente o maracatu cearense e o coco, e o diálogo desses com elementos urbanos da cultura preta contemporânea como o funk carioca e o rap.

📌Serviço: 

15h | NARTE EM PAUTA – AFRO BATUQUES

Local: EEMTI Agerson Tabosa Pinto

SOMBRINHA LITERÁRIA – TYBYRA: UMA TRAGÉDIA INDÍGENA BRASILEIRA (16 anos)

RELEASE: Nesta edição do Projeto Mergulho, da Escola Itinerante de Dramaturgia, a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ dará espaço a um momento de leitura e debate da recente e emblemática peça ‘Tybyra – Uma Tragédia Indígena Brasileira’, de Juão Nyn. O momento contará com interpretação para Libras.

A peça narra a execução de Tybyra por soldados franceses em 1614, possivelmente o primeiro registro de morte por LGBTQIA+fobia no Brasil. Bastante discutida e pesquisada nos últimos anos, Tybyra – Uma Tragédia Indígena Brasileira’ demarca um importante momento histórico para a cultura- política brasileira ao cruzar identidades de gênero e etnia e discutir assuntos que perpassam a formação de nossa sociedade até a contemporaneidade.

📌Serviço: 

15h | SOMBRINHA LITERÁRIA – TYBYRA: UMA TRAGÉDIA INDÍGENA BRASILEIRA (16 anos)

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 11 anos. 

Musicalização e Direitos Humanos” é uma vivência com o objetivo de apreciar, aprender, fazer música e ao mesmo tempo conversar sobre Direitos Humanos, de uma forma lúdica e pedagógica. O momento faz parte da programação da Semana Cada Vida Importa.

📌Serviço: 

18h | VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – MUSICALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

Local: Estacionamento do CCBJ

TODOS OS SONS – DO QUARTO PRO PALCO

RELEASE: No programa Todos os Sons desta sexta-feira, o CCBJ traz para o Teatro Marcus Miranda o espetáculo “Do quarto pro palco”, um show de canções escritas desde a “pré-pandemia” até os dias atuais. 

Muitas canções e arranjos do show ainda não chegaram ao público, e essa volta ao CCBJ vai mostrar canções que vão da “Pausa Pro Café” até o “Pequeno Quarto”, executando pela primeira vez as  canções do álbum “Amargurado”. O todo conta com elementos da guitarra, violão, viola caipira, trompete, baixo e bateria. A banda é composta por Elias de Oliveira, Toryê Teixeira em participação especial, Victor Queiroz na viola caipira, baixo, guitarra e trompete, Sérgio Lima nos vocais, violão e baixo e Biscoito (João Victor) na bateria.

📌Serviço: 

19h | TODOS OS SONS – DO QUARTO PRO PALCO

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

DIA 19/11 – SÁBADO

ELAS POR ELAS – “MULHERES QUE MOVIMENTAM: AINDA EXISTEM FLORES NO JARDIM”

RELEASE: No programa Elas por Elas deste sábado, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove o encontro “Mulheres que movimentam: ainda existem flores no jardim”.

Ao investir em autoconhecimento, vamos entender melhor quem somos, o que quer e como chegar lá. Ao aprender saberemos nos ajudar a tomar decisões melhores em diferentes aspectos da vida. Aprimorando nosso ser pessoal e profissional.

📌Serviço: 

15h30 | ELAS POR ELAS – “MULHERES QUE MOVIMENTAM: AINDA EXISTEM FLORES NO JARDIM”

Local: Cineclube CCBJ.

FESTIVAL A COISA TÁ PRETA

Local: Praça Central CCBJ.

DIA 20/11 – DOMINGO

FESTIVAL A COISA TÁ PRETA

Local: Praça Central CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!