Logo do Governo

PROGRAMAÇÃO DE LIVES, CONTEÚDOS E ESTREIAS DO CCBJ DESTACA A ESTREIA DE “ANCÉS EM RASTROS” SEGUIDO DE BATE-PAPO NO SEXTA COM DANÇA

19/10/2021

Sexta com Dança apresenta o espetáculo  TIETA MACAU em ANCÉS EM RASTROS, seguido de bate-papo sobre “performance preta e criação afroreferenciada, a partir das 18h, no YouTube CCBJ:  https://youtu.be/R0kJX5jo45M .

A adaptação audiovisual da pesquisa e criação Ancés estreia como espetáculo “Ancés em Rastros”, seguido de bate-papo sobre o processo criativo e a performance preta e a criação afrorreferenciada, no Sexta com Dança, no youtube CCBJ

A atração acontece nesta sexta-feira (22/10), a partir das 18h. Na ocasião, o público espectador virtual, poderá interagir ao vivo com os artistas, após a exibição. Não planejada, crua, celular e instável, Ancés se desdobra em  curvas numa tentativa de traçar a genealogia de um corpo negro que dança; um corpo  que se desenterra; que tenta desfazer o trajeto feito e que questiona o trajeto imposto. (Duração: 30 min/Classificação: LIVRE). 

Tieta Macau é quem assina o espetáculo é interessada em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares e afrodiaspórica, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. Artista transdisciplinar, filha da serpente, criadora de macumbarias cênicas e outras espirais.  Uma das criadoras do Coletivo DiBando, atua em colaboração com vários artistas e grupos entre o Maranhão , Ceará e Bahia como Grupo Afrôs, Brecha Coletiva, LABORARTE, Viramundo entre outros. É licenciada em Teatro pela UFMA (MA), cursa o bacharelado em Dança e o mestrado em História Social na UFC (CE), atua na relação constante entre memória, ancestralidade, rastro, ilha e continente. Esta ação é apoiada pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.

O CCBJ retoma em parte as programações semanais de forma presencial e continua com outras atrações online.  Nesta semana tem estreia e lançamento dos programas: Reunião de Gestão Compartilhada (VIRTUAL – 20/10), Artista em Pauta com Toryê Teixeira ( VIRTUAL – 20/10), Sexta com Dança (VIRTUAL 22/10), NArTE em Pauta com Bonjacaste sobre Educação Popular (VIRTUAL – 23/10), É o Brinca Convida com A formiga e a deusa Antena e o surdo (VIRTUAL-24/10).

Além dessas estrias a programação traz outros conteúdos como Ciclo de Leitura, NArTE em Pauta com Fortalecendo Redes. Na programação presencial o CCBJ apresenta:

18/10 NARTE EM PAUTA – COMITÊ POPULAR DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 EM PARCERIA COM O NARTE/CCBJ REALIZA ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSAPRESENCIAL DE 14:40H ÀS 18H

19/10  É O BRINCA NAS ESCOLAS – PERCUSSÃO AMBIENTA

📌 PRESENCIAL ÀS 14H30 NA ESCOLA NARCISO PESSOA

20/10 NAS TRILHAS DA INFÂNCIA – EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS!

📌 PRESENCIAL NA BIBLIOTECA CCBJ CRISTINA POETA ÀS 17H

22/10 NARTE EM PAUTA – DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 

📌 PRESENCIAL ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA DE UMBANDA SÃO MIGUEL ÀS 15H

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL CCBJ 18 a 24 de outubro de 2021

20/10 às 18h – REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA: no Google Meet.

20/10 às 18h – ARTISTA EM PAUTA: Toryê Teixeira, no YouTube CCBJ.

22/10 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Tieta Macau apresenta espetáculo:  Ancés em Rastos + bate-papo “Performance preta e criação afrorreferenciada”, no YouTube CCBJ.

23/10 às 18h – BONJACAST: Educação Popular, no YouTube CCBJ.

24/10 às 16h – É O BRINCA CONVIDA: “A Formiga” e “A Deusa Atena e o Surdo” + bate-papo com Ariel Volkova e Mikael Silva, no YouTube CCBJ.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária há quase 15 anos, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem,  com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. 

Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então, você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ. Para conferir mais detalhes da programação semanal, acompanhe as indicações a seguir da programação resumida e detalhada. 

A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as lives, estreias e conteúdos variados para todas as idades. Acompanhe a programação semanal resumida e detalhada.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DETALHADA CCBJ 18 A 24  DE OUTUBRO DE 2021

3º SEMANA 18/10 A 24/10 

DIA 18/10 –           SEGUNDA-FEIRA

CONVITE: COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 E CCBJ LANÇAM PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

RELEASE: O Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 no Grande Bom Jardim e demais Periferias de Fortaleza em parceria com o CCBJ, promove nos dias 18 e 19 de outubro, ações educativas em apoio ao Movimento Outubro Rosa. 

O objetivo da ação educativa é sensibilizar as mulheres para a importância do autoexame de prevenção do câncer de mama e para o hábito da busca contínua do atendimento junto à unidade básica de saúde. A abordagem às mulheres na calçada e na rua também recomendará as mesmas, ques continuem a atenção e os cuidados de prevenção à Covid-19.

Saiba mais sobre as ações no nosso site: https://bit.ly/ConviteOutubroRosaCCBJ 

📌Serviço: 

CONVITE: COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 E CCBJ LANÇAM PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

Quando: 18/10 às 15h40 e 19/10 às 7h

Onde: Saída: Escola São Francisco de Assis.

Percurso: ruas Luminosa, Coronel Fabriciano, Gustavo Barroso e Travessa Mar Vermelho.

DIA 19/10 –             TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA – HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO – PARTE I E II

RELEASE:  No Ciclo de Leitura desta terça-feira, a Biblioteca CCBJ veio aqui nas redes sociais indicar o audiolivro ‘História do Teatro Brasileiro – Partes 1 e 2’. Para conferir a dica, acesse as redes sociais do CCBJ para encontrar o link de acesso.

O livro apresenta, de uma forma bastante descontraída e tocando apenas nos pontos principais, caminhamos das origens do teatro brasileiro, lá da época de Pedro Álvares Cabral e os jesuítas, até os dias de hoje. É muito assunto! Esperamos que você goste ! Quem sabe não lhe serve de estímulo para um estudo mais profundo ?

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO – PARTE I E II

Quando: 19/10 

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

É O BRINCA NAS ESCOLAS – PERCUSSÃO AMBIENTAL

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promove a primeira edição da Percussão Ambiental de forma presencial. O primeiro momento aconteceu dia 14 de outubro, na sede da AMBJ Unidas, Rua Nova Conquista, 430 – Bom Jardim. O segundo momento acontece nesta terça-feira, na Escola Narcizo Pessoa, com os alunos da turma de Artes.

Nessa oficina, vamos desenvolver habilidades musicais utilizando e ao mesmo tempo reaproveitando materiais descartáveis para criar um Objeto Sonoro. 

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO – PARTE I E II

Quando: 14/10 e 19/10 às 14h30

Onde: AMBJ Unidas, Rua Nova Conquista, 430 – Bom Jardim e Escola Narcizo Pessoa.

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA: FORTALECENDO REDES – EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS: ALUNOS COM POUCA MOTIVAÇÃO, PARA APRENDER, EVASÃO ESCOLAR E PANDEMIA. 

RELEASE: Hoje, na quarta edição do projeto Fortalecendo Redes, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), se reuniu e bateu um papo no Google Meet com a professora Ana Carolina da Sena Rocha, o Coordenadora pedagógica da Escola São Francisco de Assis desde 2014 e moradora do Bairro Bom Jardim. O bate-papo foi mediado por Megh Coelho. 

Alunos do ensino médio de todas escolas de modo geral estão passando dificuldade no aprendizado semipresencial, sem motivações para continuar seus projeto de vida escolar. Portanto, foi estabelecido um diálogo com os alunos e professores de duas escolas do território do grande Bom Jardim, para pensarmos uma estratégia de um novo aprendizado. 

📌Serviço: 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA: FORTALECENDO REDES – EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS: ALUNOS COM POUCA MOTIVAÇÃO, PARA APRENDER, EVASÃO ESCOLAR E PANDEMIA. 

Quando: 19/10 às 14h

Onde: Na plataforma Google Meet.

DIA 20/10 –  QUARTA-FEIRA 

NAS TRILHAS DA INFÂNCIA – EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS!

RELEASE: No quarto encontro do projeto “Nas Trilhas da Infância”, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, irá conversar sobre a importância do livre brincar como direito humano e a importância da participação dos pais neste diálogo da criança com o mundo. 

Teremos como convidadas Tita Nobre, psicóloga e militante dos direitos das crianças e adolescentes, Andrea Cavalcante representante da associação Espaço Geração Cidadã e Bilinha, mãe e moradora da comunidade São Francisco. “Nas Trilhas da Infância” são ciclos de conversa mediadas pelo eixo de Cultura e Infância do CCBJ, onde discutimos a realidade e as vivências das crianças do território do Grande Bom Jardim. 

📌Serviço: 

NAS TRILHAS DA INFÂNCIA – EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS!

Quando: 20/10 às 17h

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim.

ARTISTA EM PAUTA – TORYÊ TEIXEIRA

RELEASE: Em mais uma edição do Artista em Pauta, o CCBJ convidou Toryê Teixeira (@toryeteixeira), estudante, professora, compositora, multi-instrumentista, poeta, filha de vó, e, sobretudo, favelada, pra contar um pouco da sua trajetória no canal do CCBJ no YouTube.

Toryê é moradora do Grande Bom Jardim, lugar de onde tira inspiração para todas as suas obras, sejam elas no ramo artístico-musical ou na escrita. Costuma compor músicas no Ukulelê, seu instrumento principal, e escrever da crônica ao poema sobre os mais diversos assuntos, todos eles perpassando o fato de ser uma mulher periférica. Hoje em dia, dedica seu tempo a lecionar inglês, coordenar o projeto social ‘Periferia que lê’, concluir sua graduação e fazer p o e s i a.

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA – TORYÊ TEIXEIRA

Quando: 20/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 21/10 –               QUINTA -FEIRA 

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA”  (LIVRE)

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o filme “Dona Cristina perdeu a memória”. Para conferir a indicação, acesse o link disponibilizado nas redes sociais do CCBJ na quinta-feira.

Nesse filme, é retratada a história de Antônio, um menino de 8 anos, e dona Cristina, sua vizinha de 80, que a cada dia conta uma informação diferente e contraditória sobre sua própria vida – o que desperta estranhamento e curiosidade no menino. O processo de entendimento do filme abre discussão para a paciência e o afeto que pessoas com esse tipo de demência precisam. Além disso, no final, dona Cristina mostra quais são as lembranças que realmente valem a pena.

📌Serviço: 

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA”  (LIVRE)

Quando: 21/10 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 22/10-                       SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI – BIBLIOTECA INDICA : TABELA DE LEITURA (LIVRE) 

RELEASE: A gente quer conhecer mais as preferências de leituras e leitores de vocês! E para isso, hoje, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim vem pras redes sociais do CCBJ perguntar: quantas dessas coisas você já fez? Acesse as redes sociais do CCBJ na sexta-feira para conferir e responder nos comentários a tabela de leitura do CCBJ. 

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – BIBLIOTECA INDICA : TABELA DE LEITURA (LIVRE) 

Quando: 22/10 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NARTE EM PAUTA – DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 

RELEASE: No NArTE em Pauta desta sexta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) irá construir um diálogo com a Associação Espírita de Umbanda São Miguel para debater as delicadezas e os índices que afetam a saúde mental nesse momento de pandemia. 

A realização da conversa será no dia 22 de Outubro com a AEUSM (Associação Espírita de Umbanda São Miguel) às 15h. O foco da conversa será nos altos índices que afetam a saúde mental das pessoas que moram em periferias, com o objetivo de compartilhar estratégias e trabalhar o emocional que foi acentuado neste período de pandemia.

Convidados/as: 

Bruna Quinto – Estudante de Psicologia da UFC, integrante do Projeto Escutas Sensíveis e do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação

Rafael Cavalcante – Estudante de Psicologia da UFC, integrante do Projeto Escutas Sensíveis e do Advir: Juventudes, Psicanálise e Saúde Mental Coletiva 

FORMATO DIVULGAÇÃO: Arte com nome do programa, atividade, data, horário e local, foto e nome dos convidados. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 

Quando: 22/10 às 15h

Onde: Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM)

SEXTA COM DANÇA – TIETA MACAU APRESENTA ESPETÁCULO: ANCÉS EM RASTOS + BATE PAPO “PERFORMANCE PRETA E CRIAÇÃO AFRORREFERENCIADA”

SINOPSE: No Sexta com Dança desta sexta-feira, o CCBJ convida Tieta Macau para apresentar o espetáculo “Ancés em Rastros”, uma adaptação audiovisual da pesquisa e criação Ancés. Em seguida, será conduzido um bate-papo ao vivo com o tema “Performance preta e criação afrorreferenciada” no canal do CCBJ no YouTube.

A pesquisa Ancés é uma obra na qual Tieta traça um percurso  entre presença e ausência ativando memórias não codificadas em instâncias dizíveis ou  lineares, em uma obra que se remonta a cada partilha, traz na criação o rastro enquanto  poética estruturante. Não planejada, crua, celular e instável, Ancés se desdobra em  curvas numa tentativa de traçar a genealogia de um corpo negro que dança; um corpo  que se desenterra; que tenta desfazer o trajeto feito e que questiona o trajeto imposto. 

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – TIETA MACAU APRESENTA ESPETÁCULO: ANCÉS EM RASTOS + BATE PAPO “PERFORMANCE PRETA E CRIAÇÃO AFRORREFERENCIADA”

Quando: 22/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 23/10 –  SÁBADO

NARTE EM PAUTA – BONJACAST – EDUCAÇÃO POPULAR 

RELEASE: Na primeira edição do BonjaCast, o podcast do CCBJ, em outubro, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada convida Maiara Mota (@mai_maiaritha), educadora popular que vem falar sobre a Educação Popular. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – BONJACAST – EDUCAÇÃO POPULAR 

Quando: 23/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 24/10 – DOMINGO

É O BRINCA CONVIDA! “A FORMIGA” E “A DEUSA ATENA E O SURDO” + BATE-PAPO COM ARIEL VOLKOVA E MIKAEL SILVA

RELEASE: Neste É o Brinca Convida! o CCBJ irá exibir dois curtas-metragens chamados “A Formiga” e “A Deusa Atena e o Surdo”, com texto e direção de Ariel Volkova e Mikael Silva. Os curtas versam sobre o universo da inclusão da criança surda de forma lúdica e com acessibilidade. Após a exibição teremos um bate-papo com os diretores sobre acessibilidade, arte e cultura para comunidade surda, sobretudo as crianças.

Convidades

Ariel Volkova @ariel_volkova é artista multilinguagem, atuante em Dança, Teatro, Performance, Fotografia, Artes Visuais e Audiovisual. Especialista em Tradução e Interpretação de Libras. Atua na área educacional e é propositora artística relacionando a Libras com produções em dança e audiovisual. É autora do conto “A formiga”.

Mikael Silva @mikaelxp é licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Intérprete de Libras. Atua como docente no ensino superior e como tradutor em produções audiovisuais. É autor do conto “A deusa Atena encontra um surdo”.

Mediação

Fátima Macedo @famacedooo – Educadora Núcleo Cultura e Infância do NArte/CCBJ. 

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA! “A FORMIGA” E “A DEUSA ATENA E O SURDO” + BATE-PAPO COM ARIEL VOLKOVA E MIKAEL SILVA

Quando: 24/10 às 16hOnde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!