Logo do Governo

ALUNO DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES DO CCBJ FICA NO TOP 17 DE PODCASTS DE CONTAÇÃO HISTÓRIA DE NO BRASIL

10/06/2022

Anos atrás, em 2012, Don já havia tentando fazer um projeto parecido com o Fogueira Assombrada, onde fazia leituras de Creepypastas e contos de terror, utilizando o YouTube como plataforma principal. Don conta que desistiu de dar continuidade aos trabalhos devido ao preconceito extremo que sofria através de comentários hostis nos episódios que publicava, que criticavam principalmente o seu sotaque nordestino.

Depois de muitos anos, Don retornou para o universo dos podcasts através do CCBJ. “Lá no curso aprendi a me organizar, escrever e planejar roteiros, elencos, interpretações, sonorizações, marketing entre diversas outras coisas, que me encorajaram e me deram um rumo para que eu pudesse produzir meu próprio Podcast. Só tenho a agradecer ao CCBJ, e toda a equipe que me deram essa oportunidade e fizeram a diferença na minha vida”, conta Don, que com apenas 3 episódios lançados do podcast Fogueira Assombrada, conseguiu chegar ao Top 17 de podcasts de histórias mais ouvidos no Brasil, pela plataforma Spotify.

Dani Guerra, professora do curso que resgatou o amor de Don por podcasts e o trouxe de volta para a rota do seu sonho, conta que o rapaz foi um estudante muito dedicado e curioso desde o começo do curso. “Ele já entrou no curso querendo gravar esse podcast, então eu já sabia que ele queria trabalhar com áudio drama”, conta Dani, que observou Don construir com seus colegas de turma vários trabalhos que seguiam a linha que ele pensava pro seu futuro projeto.

O Fogueira Assombrada surge antes do curso mas se fortalece durante o curso. Um dos diferenciais do curso de Produção de Conteúdo Digital: Podcast e Radioweb, segundo Dani, é que os alunos foram apresentados a diferentes linguagens e abordagens de podcasts, para que pudessem escolher o formato que mais se identificavam. “Como educadora, é muito fortalecedor escutar o relato do Don, falando como curso ajudou a vida dele, como ajudou ele a concretizar uma ideia que ele já tinha muita vontade de concretizar, e deu força e substrato pra ele tá desenvolvendo isso. Eu fico muito emocionada com tudo isso, o papel de todo educador é tentar fortalecer o máximo, possibilitar outros olhares e dar as ferramentas”, conta Dani, que se emocionou bastante quando Don entrou em contato com ela através do Instagram para dar a notícia incrível do podcast.

Em formato de áudio drama, ou rádio novela moderna, o Fogueira Assombrada traz o folclore brasileiro em sua essência, desmistificando a imagem infantilizada criada por Monteiro Lobato, que acabou ficando no imaginário popular, segundo Don. Os episódios também abordarão releituras de contos clássicos de terror. “Posso dizer que tenho orgulho da minha voz nordestina, das nossas histórias, causos e lendas, e espero conseguir cada vez mais incentivar outros nordestinos também produzirem um conteúdo nosso”, afirma Don.

Você pode ouvir o Podcast Fogueira Assombrada no YouTube, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e em outros agregadores.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »
  1. Taiane disse:

    Eu ouvi esse lindo podcast! Um trabalho divino que transmite uma incomparável paixão por história de terror e folclore brasileiro! Amei e recomendo 🥰

Deixe o seu comentário!