Logo do Governo

“Noites em Claro”: Filme produzido pelos alunos do CCBJ é premiado em festival internacional de curta-metragem

24/03/2023

É com muito orgulho e alegria que o Centro Cultural Bom Jardim celebra a vitória do curta-metragem de terror “Noites em Claro”, produzido pela 2º turma do Curso Extensivo de Audiovisual do equipamento, em três categorias na Mostra de Curtas Fantásticos do 16º Curta Taquary, festival internacional de curta-metragem, que aconteceu entre os dias 16 e 22 de março na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. O filme foi premiado nas categorias de melhor filme, direção de arte e som.

“Noites em Claro” conta com uma equipe de produção diversa, com pessoas PCD, LGBTQIAP+ e negras, formada exclusivamente por profissionais da periferia de Fortaleza e alunos da Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, que tiveram a oportunidade de fazer uma realização do filme como projeto final da 2º turma do Curso Extensivo de Audiovisual. 

Elvis Alves, diretor e roteirista do filme, conta que esse foi o primeiro festival que o filme concorreu e também o primeiro que ele e grande parte da equipe de produção participou. O prêmio é um resultado do esforço coletivo de artistas periféricas que encontraram no CCBJ a oportunidade e o acesso para realizar o projeto. “Pra mim a experiência do filme foi incrível, eu como homem deficiente, durante muito tempo esses espaços não eram colocados pra mim ou pessoas que tem as mesmas características que a minha. E eu fui muito acolhido, principalmente pelo curso Extensivo de Audiovisual do CCBJ, um curso muito completo, a base da minha fundação, da minha carreira, da minha formação, e eu fico muito feliz de fazer parte dessa história, de poder contribuir e de saber que eu estive num espaço que me acolheu, que me recebeu, e que me olhou como artista e me celebrou, não só a mim como a todas as pessoas que fizeram parte desse projeto”, conta Elvis.

Após a experiência desafiadora e gratificante de produzir um filme na periferia, fazer gravações pelas ruas dos bairros do Grande Bom Jardim e ser acolhidos pela comunidade, Elvis conta que a “a gente se sente muito contemplado que a nossa história, que é uma história de resistência, foi reconhecida e acolhida em outros cantos também. A gente fica muito feliz com isso e se prepara agora pros próximos projetos, pra que a gente possa cada vez mais levar esse filme e toda essa história que tá ao redor dele pra outras comunidades e pra outras periferias do Brasil e quem sabe até do mundo”.

Sobre o Curta Taquary

Festival de Curta Metragens Nacionais e Internacionais realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, desde 2005. O projeto conta com incentivo do Edital de Apoio ao Fomento do Audiovisual do Estado de Pernambuco – Funcultura/Fundarpe e busca utilizar o audiovisual como ferramenta no processo de aprendizagem de estudantes de escolas públicas, além de ser um janela de difusão e promoção do panorama atual de curtas-metragens produzidos em todo Brasil e na América Latina.

Mais informações: https://curtataquary.com.br/

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!