Logo do Governo

MOSTRA DAS ARTES 2021: O CCBJ ENCERRA O QUARTO DIA DE FESTA COM MATEUS FAZENO ROCK

18/12/2021

O quarto dia de dia de Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), foi além do CCBJ e levou a festa para a Comunidade São Francisco, ao lado do equipamento. A Mostra das Artes 2021 segue acontecendo, presencialmente e virtualmente, até o dia 19 de novembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.

A Mostra das Artes 2021 entregou no dia 17 uma programação externa, com pinturas e grafitti nas casas da Comunidade São Francisco, além das programações internas, que contaram com um momento de imersão em jogos digitais, Teatro em Pauta com o coletivo Cangaias e Stefany Mendes e encerrando a noite com o vogue ballroom e Mateus Fazeno Rock. A programação iniciou às 16h e seguiu até 23h.

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação:

Aquarela: pintura nas casas da Comunidade São Francisco

Em comemoração aos 15 anos de CCBJ, e também como culminância das atividades do ano de 2021 com as famílias atendidas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), a equipe apresenta a programação “Aquarela NArTE”. O dia de ações levou uma grande comemoração na comunidade São Francisco, que também faz parte dessa história de luta e resistência cultural. 

A programação começou às 9h, com a pintura das casas da comunidade, em parceria com o coletivo de arte urbana Projeto Ruela. Foram feitas pinturas e grafittis nas fachadas das casas durante o dia, renovando a ambiência e trazendo cores pro cotidiano dos moradores. E a partir das 16h30, a programação seguiu com diversas atividades para as crianças e adolescentes da comunidade. Brincadeiras diversas, roda de leitura, pipoca, algodão doce e brinquedos embalaram o momento com a garotada da São Francisco, formando uma linda aquarela de diversão e alegria!

Programa de Cultura Digital: Imersão em Jogos Digitais 

O Programa de Cultura Digital junto aos estudantes do Curso de Extensão em Jogos Digitais reuniu a galerinha gamer da comunidade do Grande Bom Jardim numa tarde de jogos, onde todos tiveram a oportunidade de testar os jogos digitais desenvolvidos pela turma durante a Game Jam CCBJ 2021.

Também estavam disponíveis os jogos criados pelas crianças do Clube da Cultura Digital que foram produzidos durante a Game Jam Kids GBJ 2021. Além dos jogos autorais criados pelos estudantes das turmas, estarão a disposição também jogos digitais clássicos, como Super Mario World, Sonic, Donkey Kong, Top Gear, entre outros.

Teatro em Pauta: Cangaias Coletivo Teatral apresenta “O fantástico circo do artista da fome”

Compondo o quarto dia de programação da Mostra das Artes 2021, o programa Teatro em Pauta convidou o Cangaias Coletivo Teatral para apresentar o espetáculo “O fantástico circo do artista da forme”, que reuniu a comunidade e colaboradores do CCBJ no Teatro Marcus Miranda, às 18h30. 

O espetáculo foi a apresentação de um número especial, o show de um jejuador profissional que possui a capacidade de não se alimentar durante quarenta dias. Em meio a apresentação, a relação entre artista e obra se desvia para um retrato sobre o ofício e sobrevivência.

Teatro em Pauta: Stefany Mendes apresenta “Se eu fosse Pura Putax” 

No último Teatro em Pauta da noite, Stefany Mendes, uma das nossa apresentadoras oficiais da Mostra das Artes 2021, trouxe a exibição do seu curta “Se eu fosse Puta Putax” na Praça Central do CCBJ. Em seguida, a artista apresentou um pocket show do projeto “Ela”.

“E Se eu fosse Pura? Pura Putax” fala de escolhas e conflitos. Nele, Stefany Mendes narra sua história, moldando e trazendo suas memórias para o presente. Construindo uma forma de reexistência, “E Se eu fosse Pura? Pura Putax” traz questionamentos que vão além dos estereótipos da corpa travesti, prostituta e das vivências do cotidiano de uma pessoa que descobre suas potências.

Sexta com Dança: Vogue Ballroom apresenta “Boa noite só pra quem é trans”

Compondo a programação noturna de dança e música da Mostra das Artes 2021, a Praça Central do CCBJ foi palco para um Sexta com Dança especial, trazendo Vogue Ballroom com a apresentação “Boa noite só pra quem é trans”. O grupo animou o público da mostra das 21h às 22h, até o momento da última apresentação da noite.

Todos os Sons: Mateus Fazeno Rock apresenta o show “Missa Negra”

Encerrando o quarto dia de programação da Mostra das Artes 2021, o CCBJ convidou Mateus Fazeno Rock para apresentar o show Missa Negra, ao vivo, na Praça Central do equipamento, às 22h. Mateus faz rock de favela com influências do grunge, punk, rap, funk nacional, reggae/dub e r&b. Lançou em abril de 2020 o seu álbum de estreia intitulado Rolê Nas Ruínas. 

O show Missa Negra é uma experiência multilinguagem construído com as músicas que fazem parte do Rolê Nas Ruínas mais faixas do próximo álbum Jesus Ñ Voltará e conta com a colaboração de diversas artistas da cena, da dança, da poesia e das artes visuais numa experiência de encontro, celebração, retomada, a partir da partilha de memórias, profecias e movimentos transformando a energizando os espaços onde acontece. Esse trabalho é mutável e a cada nova apresentação e local uma nova proposta se estabelece tendo como base a experiência de vida contada através da arte de pessoas pretas e faveladas.

feira de artesanato e comidas típicas caseiras, protagonizada pela própria comunidade, continua com suas vendas e exposições. A feira está localizada no campinho, dentro do equipamento, com uma mesa para cada grupo/coletivo e empreendedor individual expor seus produtos, que variam entre artesanato de tecidos, bijuterias, acessórios, macramê, crochê, mudas de plantas, produtos natalinos artesanais e até uma mesa com o trabalho de trancismo de Letícia Felix e as massagens de Mariana Freitas.

O formulário de inscrições para participação do público geral nas atividades presenciais de cada dia da Mostra das Artes 2021 recebe inscrições até o início da primeira atividade do dia, permanecendo aberto para que os interessados se inscrevam nos dias seguintes do evento. Para realizar sua inscrição, basta acessar a aba ingressos no site do CCBJ, preencher o formulário e comparecer no equipamento portando o Passaporte de Vacina ou cartão de vacina constando as duas doses e documento de identificação com foto.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!