Logo do Governo

LABS CCBJ 2022: Pesquisa investiga a velhice e o envelhecer através da dança

26/11/2022

“O homem que envelheceu da noite para o dia – A velhice e o envelhecer” é mais um dos projetos que compõem o Laboratório de Pesquisa em Dança 2022 aqui no Centro Cultural Bom Jardim. Uma pesquisa de uma dramaturgia no corpo a partir de investigações e criações de estados corporais, coreografias, sensações, ações simbólicas e poéticas, através de uma escuta sensível à velhice e o envelhecer.

Well Fonseca, um dos proponentes do projeto, é frequentador do CCBJ e morador do Grande Bom Jardim. Já participou do projeto Noz Perifa em 2017 e conheceu os Laboratórios de Pesquisa do CCBJ através das redes sociais do equipamento, além de também ter ouvido falar dos LABS CCBJ através de conversa com amigos artistas locais. Quando o processo seletivo para os LABS CCBJ 2022, Well, intérprete dançarino da pesquisa, construiu e enviou o projeto junto com Maria Epinefrina, responsável pela coreografia, com Gloria Mendes na iluminação. Os três então foram selecionados como proponentes no Laboratório de Pesquisa em Dança do CCBJ.

Segundo Well, a ideia da pesquisa estava engavetada desde 2017, quando teve Chikungunya pela primeira vez. Um dos principais sintomas da doença é dor intensa nos músculos e nas articulações. “Na ocasião senti uma enorme necessidade de produzir um trabalho que expressasse minha sensação de ter envelhecido da noite para o dia, frase que fiquei repetindo por vários dias da doença”, conta. O projeto usa a iluminação cênica como um dispositivo para a criação, construindo um diálogo entre dança e luz e suas operações e possibilidades de sentido.

No momento, os proponentes do projeto estão em busca de pessoas idosas para entrevistar, com o objetivo de ficar cada vez mais próximo da natureza e do tema da pesquisa. “Foi seguindo um caminho e pistas de que envelhecer não é algo ruim, algo muito definido pelo pensamento capitalista, que chegamos até as árvores como símbolo de vida, símbolo de experiência e de movimentos invisíveis que ensinam mais que imaginamos”, conta Well. “O homem que envelheceu da noite para o dia – A velhice e o envelhecer” se inspira no nascimento de uma árvore e nas entrevistas com pessoas idosas para dar rumo à pesquisa e trazer uma discussão rica no momento de partilhas e finalização dos LABS CCBJ 2022.

LABS CCBJ 2022

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua edição de 2022, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses e contemplam 10 projetos cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital. 

O CCBJ irá produzir materiais especiais de apresentação dos processos de pesquisa de cada um dos grupos que integram os LABS CCBJ 2022 até o final do ano, período em que ocorrerá os processos de partilha dos laboratórios com a comunidade. Acompanhe as publicações através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!