Logo do Governo

FESTIVAL A COISA TÁ PRETA: CCBJ PROMOVE DOIS DIAS DE EVENTO EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

15/11/2022

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promove o festival “A Coisa Tá Preta”, com duas tardes repletas de programação cultural em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação é gratuita e aberta ao público.

“A Coisa Tá Preta” é um festival de celebração da cultura, arte, estética e vivências das pessoas pretas que através de suas narrativa, música, expressões corporais, escambo, ginga e entre outras coisas constroem seus corres em um cotidiano adverso com muita arte e resistência. A programação dos dois dias de evento contará com oficinas de reggae, tambor, bonecas abayomi, rodas de conversa, feira promovida pelos povos de terreiro do Grande Bom Jardim e diversas apresentações culturais na Praça Central do CCBJ.

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Esta data foi restabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência”. 

Confira abaixo a programação completa do festival “A Coisa Tá Preta”:

DIA 19/11 – SÁBADO

OFICINA DE BONECAS ABAYOMI

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, Raquel Gomes, estagiária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ, promove uma oficina de bonecas Abayomi. A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra sem costura e sem cola, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer “encontro precioso”: abay=encontro e omi=precioso ). 

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

📌Serviço: 

14h | OFICINA DE BONECAS ABAYOMI

Local: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.

NARTE EM CORES – ATIVIDADE DE DESENHO E PINTURA “A COR DA GENTE”

RELEASE: “A cor da gente”, atividade de desenho e pintura promovida pelo CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), é um convite às crianças e adolescentes para colorir e gerar reflexões sobre o que entende-se por “cor de pele”, que é uma expressão do senso comum que imagina a cor de pele como um tom específico, claro, que remete à cor de pessoas brancas. Os desenhos trarão diversas representações de pessoas e traços raciais diversos, oportunizando o exercício de reconhecimento da diversidade racial para os participantes.

📌Serviço: 

15h | NARTE EM CORES – ATIVIDADE DE DESENHO E PINTURA “A COR DA GENTE”

Local: Centro Cultural Bom Jardim

AULA DE TAMBORES COM MESTRE OGAN RIQUELME

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, o CCBJ convida o Mestre Ogan Riquelme para ministrar uma aula de tambores aberta ao público. A oficina vem como um incentivo para as pessoas que tem vontade de aprender e para quem já toca se aprimorar ensinando o básico de percussão a partir dos ritmos da umbanda.

📌Serviço: 

14h | AULA DE TAMBORES COM MESTRE OGAN RIQUELME

Local: Espaço Alternativo do Centro Cultural Bom Jardim

GRUPO “NA BATIDA DO REGGAE” MINISTRA OFICINA DE REGGAE (DANCEHALL)

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, Pam Julião, intérprete do grupo Guetto Fayah, artista preta e periférica, ministra uma oficina de Reggae (dancehall) aberta ao público. Pam compõe o grupo “Na Batida do Reggae”, que faz parte das Iniciativas Desenvolvimento Comunitário do CCBJ 2022.

Pam começou sua vida artística nas danças clássicas aos seis anos, mas se encontrou e se conectou com as danças urbanas. Já participou de vários projetos, trabalhos e competições. Atualmente é uma das pesquisadoras de Dancehall de Fortaleza, no qual já estuda há quatro anos. Intérprete do grupo Ghetto Fayah. Monitora de dança do Cuca Jangurussu. 

📌Serviço: 

16h | “NA BATIDA DO REGGAE” MINISTRA OFICINA DE REGGAE (DANCEHALL)

Local: Sala de Dança do Centro Cultural Bom Jardim

FEIRA DOS POVOS DE TERREIRO DO GRANDE BOM JARDIM  

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, a Feira dos Povos de Terreiro vem para desmistificar a cultura afro e Umbanda, trazendo barracas com comidas típicas, artesanato, roupas e demais artigos relacionados à cultura. 

📌Serviço: 

17h | FEIRA DOS POVOS DE TERREIRO DO GRANDE BOM JARDIM  

Local: Praça Central do CCBJ

CIA ZUMBART E ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA APRESENTA O ESPETÁCULO “INEXPLICAVELMENTE CAPOEIRA”

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, a Companhia Zumbart e a Associação Zumbi Capoeira trazem para a Praça Central do CCBJ o espetáculo “Inexplicavelmente Capoeira”, com direção de Aurianderson Amaro.

A Companhia Zumbart de Arte e Cultura é um grupo advindo do Grande Bom Jardim, que nasce através da Associação Zumbi Capoeira (AZC), instituição que funciona como núcleo de formação humana continuada centrada na arte e cultura como elemento de transformação e desenvolvimento humano. Em 2007 a AZC cria a Companhia Zumbart de Arte e Cultura visando a profissionalização dos espetáculos, mesclando alunos da comunidade, bailarinos e capoeiristas, buscando desenvolver um trabalho consciente, comprometido com o ato e a essência de cada movimento. 

📌Serviço: 

18h | CIA ZUMBART E ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA APRESENTA O ESPETÁCULO “INEXPLICAVELMENTE CAPOEIRA”

Local: Praça Central do CCBJ

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DO GRUPO CULTURAL TOQUE DE SENZALA 

RELEASE: O CCBJ convida o Grupo Cultural Toque de Senzala para compor a programação do Festival A Coisa Tá Preta com uma apresentação na Praça Central do CCBJ. Toque de Senzala é a reunião de pessoas, jovens e adultos, e por vezes crianças, com o objetivo de pesquisar, desenvolver e disseminar práticas musicais com foco no batuque de tambores e também no canto e na dança de raízes africanas através de montagens e apresentações artísticas. Nasceu da necessidade de fortalecer e valorizar um dos elementos mais marcantes e fundantes da cultura afro-brasileira – o batuque do tambor. Por sua incrível sonoridade e energia são diretamente ligados ao espírito de brasilidade, diversidade e pluralidade, dando destaque à figura do tambozeiro, guardião de uma prática artística milenar, e responsável pela preservação da memória desse importante elemento das religiões matriz africana.

📌Serviço: 

19h | APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DO GRUPO CULTURAL TOQUE DE SENZALA 

Local: Praça Central do CCBJ

GRUPO BATUQUE DE MULHER APRESENTA O SHOW “VOZES TAMBOR”

RELEASE: Finalizando o primeiro dia de programação do Festival A Coisa Tá Preta, o CCBJ convida o grupo Batuque de Mulher para a Praça Central do CCBJ, com o show “Vozes Tambor”. O Batuque de mulher é, antes de qualquer coisa, alimento na vida dessas mulheres, é energia vital para o corpo, é conexão com os ancestrais que libertam a alma.

O grupo tem como objetivo fortalecer o empoderamento feminino através do batuque, na formação de mulheres multiplicadoras de ações sociais. O batuque conta hoje com a participação de 30 mulheres de diversas idades e diferentes periferias de Fortaleza. As formações acontecem em parceria com alguns coletivos do Conjunto Palmeiras; Casa de Arte Bate Palmas, Associação de Moradores, Associação de Mulheres em Movimento, Associação, Emancipadas, e Banco Palmas. 

📌Serviço: 

20h | GRUPO BATUQUE DE MULHER APRESENTA O SHOW “VOZES TAMBOR”

Local: Praça Central do CCBJ

DIA 20/11 – DOMINGO

CONSTRUINDO TEIAS – CANTIGAS DE CAPOEIRA: A MUSICALIDADE

RELEASE: Iniciando o segundo dia de programação do Festival A Coisa Tá Preta, o  CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/ccbj) traz para o projeto Construindo Teias a oficinas “Cantigas de capoeira: a musicalidade”. As cantigas da capoeira trazem histórias ancestrais referentes a vida e luta do povo negro, reverẽncias a natureza, aos grandes mestres e mestras, bem como, fazem alusão a ensinamentos diversos ligados aos direitos humanos. Na oficina, iremos tocar, cantar e entoar essas histórias, conhecendo cada instrumento e aprendendo músicas. 

📌Serviço: 

15h | CONSTRUINDO TEIAS – CANTIGAS DE CAPOEIRA: A MUSICALIDADE

Local: Praça Central do CCBJ

COMPANHIA ITINERANTE DE MALABARES APRESENTA O ESPETÁCULO “ORA BOLAS – A SAGA MIRABOLANTE DOS BESOUROS ROLA BOSTA”

RELEASE: Compondo a programação do Festival A Coisa Tá Preta, o CCBJ convida a Companhia Itinerante de Malabares para apresentar o espetáculoORA BOLAS! A Saga Mirabolante dos Besouros Rola-Bosta”, que traz para a cena, a saga divertida de dois besouros que, enfrentando as intempéries do destino e da natureza, buscam retornar ao lar.

A encenação traz a ingenuidade e perseverança dos personagens cômicos, que através de cenas poéticas, realizam movimentos acrobáticos que narram um cotidiano, que apesar das adversidades conseguem semear nos solos áridos, alegria e encantamento. Com traços da comicidade tradicional e galgado no universo do circo e do teatro físico, o presente trabalho busca aproximar o público ao universo lúdico de seres minúsculos, vislumbrando despertar o imaginário para reflexões mais amplas: até onde você iria em busca do que necessita? Como vencer as adversidades em meio a escassez dos dias difíceis?

📌Serviço: 

17h | COMPANHIA ITINERANTE DE MALABARES APRESENTA O ESPETÁCULO “ORA BOLAS – A SAGA MIRABOLANTE DOS BESOUROS ROLA BOSTA”

Local: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

“NA BATIDA DO REGGAE” APRESENTA BAILE REGGAE DA CONSCIÊNCIA

RELEASE: Finalizando o último dia da programação do Festival A Coisa Tá Preta, o grupo “Na Batida do Reggae” promove o “REGGAE DA CONSCIÊNCIA”, um baile em celebração, difusão e educação a partir do movimento Reggae. 

O baile foi proposto pelo grupo “NA BATIDA DO REGGAE” umas das Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário do CCBJ e afirma um lugar de afrontamento ao Racismo e toda negação de direito ao povo preto, favelado a partir da dança, da música, movimento e demais expressões sentidas e transpassadas pelo embalo do Reggae no norte e nordeste Brasileiro. A programação contará com artistas de diversas cenas periféricas da Cidade de Fortaleza, trazendo estilos diversos do universo reggae como; Reggae Roots, Reggae de Salão, Reggae do Passinho, Dancehall, Ragga e NewRoots.

📌Serviço: 

18h | “NA BATIDA DO REGGAE” APRESENTA BAILE REGGAE DA CONSCIÊNCIA

Local: Praça Central do CCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!