O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, abre inscrições para a Primeira Chamada Pública de Cursos Básicos 2023.
As inscrições acontecem de forma online e ficam abertas até hoje, 31 de janeiro. Para se inscrever e ler a chamada completa, acesse a aba oportunidades no site do CCBJ clicando aqui. O edital também está disponível na versão traduzida para libras e com narração em áudio.
Conheça os professores e professoras que ministrarão os 18 cursos básicos ofertados em 2023:
Renatta Franco
Professora do curso de Audiodescrição para fotografias artísticas
Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará, na área de Linguagem e Interação. Bacharela em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos da Tradução Audiovisual acessível (TAVa): Audiodescrição e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos.
Lyvia Cruz
Professora do curso de Libras para atendimento ao público em espaços culturais
Contadora de história, tradutora e professora de Libras ( Língua Brasileira de Sinais) no IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Formada em letras libras, mestranda no estudo da tradução e especialista em libras. Enquanto artista e influencer surda atua também com literatura, identidade surda, arte, cultura, oficinas, consultoria e nas mídias sociais como YouTube e Instagram.
Clau Aniz
Professor do curso de Criação e construção de trilha sonora para o audiovisual
Artista multilinguagem, educadora, compositora, cantora, mestranda em Artes pela Universidade Federal do Ceará e atua como instrumentista em alguns grupos de Fortaleza. Desde 2015 vem realizando e colaborando em diversos projetos artísticos, passeando entre composições de sonoplastia para teatro, trilhas para cinema, instalações e apresentações musicais.
Fernando Catatau
Professor do curso de Criação e construção de trilha sonora para o audiovisual
Cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro natural de Fortaleza, Ceará. Em 1996, fundou a banda Cidadão Instigado que possui uma sonoridade única que conquistou muitos admiradores ao longo dos seus 24 anos de existência e que pode ser escutada nos discos: Cidadão Instigado EP (2000), O Ciclo Da Dê.Cadência (2002), Cidadão Instigado E O Método Tufo De Experiências (2005), UHUUU! (2009) e Fortaleza (2015).
Darwin Marinho
Professora do curso de Produção e edição de vídeos musicais
Realizadora audiovisual com práticas que se movem entre música, artes visuais, design gráfico, cinema, pesquisa e curadoria. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro), onde integra a equipe da Todesplay (plataforma de streaming global gerida pela associação). Também atua nos coletivos Negritude Infinita, Carnaval no Inferno e FERTINHA. Possui trabalhos em colaboração com Jota Mombaça, Oxalá Produções, Guará Produções Artísticas, Ateliê Casamata entre outros artistas, produtoras e coletivos.
Ivo Lopes
Professora do curso de Produção e edição de vídeos musicais
Formou-se em cinema na Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro em 2003. Em 2005 no Ceará, fundou com alguns amigos o coletivo Alumbramento. Como diretor, realizou os filmes “Sábado à Noite”, prêmio de Melhor Filme no Festival de Tiradentes em 2008 e os curta metragens: “A Amiga Americana”, prêmio aquisição do Canal Brasil, “Banho de Açude” (fragmento de longa-metragem “Desassossego” 2007. “Odete”, co-dirigido por Clarissa Campolina e Luiz Pretti, premiado no Festival Internacional de Curtas de Oberhausen e “Final de Semana” co-dirigido por Pedro Diógenes, media-metragem pós apocalíptico “Medo Do Escuro” estrelado por Jonnata Doll e o documentário musical “guardo tudo nas lembranças que é pra nunca desistir” sobre o processo de feitura do disco Fortaleza da banda Cidadão Instigado.
Déo Cardoso
Professor do curso de Introdução à técnica de escrita de roteiro
Roteirista e diretor audiovisual, autor do longa-metragem Cabeça de Nêgo (2021), um dos roteiristas da série “Rota 66” e um dos diretores da série “Encantado’s”, ambos em catálogo da plataforma Globoplay. Atualmente desenvolve seu segundo longa-metragem de ficção.
Liduína Vidal
Professora do curso de Informática básica para adultos e idosos
Pedagogia Magisterio -UECE, Especialização em Metodologias do Ensino Fundamental e Médio – UVA, e Informática Educativa – UFC. Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Formadora de professores indígenas – 1998 a 2015 pela AMIT (Associação Missão Tremembé), SEDUC- CE e UECE. Formadora de Professores nos programas PNAIC 2013 e 2014 e do PAIC -2015 a 2019. Escritora com Títulos publicados: O Muro e o Jardim – Coleção Paic Prosa e Poesia – categoria 3 SEDUC – Governo do Estado do Ceará – 2017, e A pajé o Poty e os primos – Infanto Juvenil – Mais Paic Mais Literatura -SEDUC – Governo do Estado do Ceará – 2018.
Wyll Mota
Professor do curso de Computação criativa para crianças
Designer generalista 2D/3D e desenvolvedor de jogos. Formado pelo Curso de Extensão em Jogos Digitais CCBJ/UFC. Mediador Pedagógico de Cultura Digital no Centro Cultural Bom Jardim desde julho de 2022.
Johta Rodrigues
Professor do curso de Fundamentos de desenho
Artista visual, educador, escritor e quadrinista. atuando na área de arte e de educação desde 2017. Graduando em Artes Visuais pelo IFCE.
Wesley Farpa
Professor do curso de Criação de jogos digitais
Design Gráfico, a Fotografia e o Audiovisual a serviço de projetos culturais foram ocupando seu cotidiano. Também faz parte de processos coletivos de gestão como da Associação Caldeirão de Bibliotecas Comunitárias e sou idealizador da BAC – Biblioteca Adianto Cultura localizada na Barra do Ceará. Nesse momento iniciou uma caminhada como professor de Design, promovendo formações em instituições, como Centro Socioeducativo do Canindezinho, Centro Cultural Bom Jardim e Centro de Design do Ceará.
Vinicius Lima
Professor do curso de Criação de jogos digitais
Desenvolvedor de Jogos Digitais formado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, é Game Designer, Produtor Cultural e tem trabalhado com desenvolvimento de jogos por mais de 6 anos. Fundador do Studio 85 (empresa que ganhou prêmios regionais e reconhecimento internacional). Membro ativo na comunidade de desenvolvimento de jogos do Ceará e atualmente atua voluntariamente como Diretor Financeiro da Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (ASCENDE Jogos). Tem experiência como docente em vários módulos do Curso Extensivo em Jogos Digitais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
Ismael Maciel
Professor do curso de Criação de jogos digitais
Tecnólogo em Jogos Digitais, graduado pelo Centro Universitário Estácio, com foco na área de programação para jogos digitais. Tem experiência docente atuando pelo LabInec e em vários módulos do Curso Extensivo em Jogos Digitais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
Doixton
Professor do curso de Produção de Beat para Trap e Funk
MC, cantor, compositor, dançarino e produtor musical. Dividindo palco com grandes nomes do Rap nacional e integrando a line-up de eventos e festivais de notoriedade no circuito cultural apresentando a inovadora proposta de apresentações trap e rap com dança. Atuante na cena desde de 2016, Doixton já se destacava como “feat men” com barras e versos com a lírica e peso de um veterano.
Flávia Soledade
Professora dos cursos de Práticas Percussivas, Musicalização Infantil, Teclado para Adultos e Idosos e Teclado para Crianças e Adolescentes.
Flávia Soledade é sapatão preta, percussionista, luthier, estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará, regente e professora. Fundadora, regente e membro dos grupos Tambores de Safo, Bloco Cola Velcro, Tambor Para Mulher e Professoras do Samba.
Dani Campelo
Professora dos cursos de Canto Coral e Técnica Vocal para Crianças e Adolescentes
Artista, Abiãn de Yemanjá, nordestina e de esquerda, graduanda em Psicologia – FAS – (3° Semestre/2020.2), formação em Terapia Comunitária e Abordagem Sistêmica, especialização em educação Biocêntrica – Universidade Biocêntrica, formação em Biodança – EBC (Em conclusão), Técnico em Música pelo CENTEC, especialização em gestão de pessoas – Universidade Vale do Acaraú, especialização em Arte e Educação e Cultura Popular – Faculdade Darcy Ribeiro, Graduação em Administração – Faculdade Tecnológica Apoena de Fortaleza.
Edivaldo Batista
Professor dos cursos de Iniciação Teatral (TARDE) e Fundamentos Básicos de Teatro (NOITE)
Ator, contador de Histórias, Diretor cênico, Instrutor de Cursos e oficinas livre de Teatro e Contação de Histórias, membro da Rede de Contadores de Histórias do Ceará, tem formação acadêmica pelo Curso Superior de Artes Cênicas do Ceará (IFCE).
Amandaquebrada
Professora do curso de Iniciação Teatral (MANHÃ)
Amandaquebrada é atriz, produtora, articuladora, arte-educadora, mc da festa crioula e licenciada em teatro pela UFC.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!