Em alusão ao Dia Mundial do Reggae, celebrado no dia 1 de julho, o Festival Conexão Bomja Reggae vem com sua segunda edição focando nos movimentos de rua, com o intuito de difundir a cultura reggae local, que possui fortes influências jamaicanas. A programação é gratuita e aberta ao público e inicia às 16h no Espaço Marielle do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
A programação vai contar com um aulão de passinho e A2 com o Coletivo Pira Roots, um esquenta com o grupo Come Inna di Dance, Coletivo Pira Roots apresentando o show “Reggae é resistência”, Coletivo Nação Reggae com as DJs Samara Nação e Victoria System, grupo PARMUSIC apresentando o FlashMob “No passinho do Reggae”, encerrando a noite com o grupo Come inna di Dance apresentando muito Reggae Music com Vládia e Coka Vibration.
Além da programação artística, o festival vai contar com uma feira de economia criativa, com lojas e artistas locais trazendo seus produtos artesanais, como as bijuterias do Coletivo Oh Vibe, a papelaria Papel de Menta, artesanato com o Criart, Fanchonas trazendo roupas e acessórios da marca e os dindins gourmet da Jane Lemond. Em breve, nas redes sociais e site do CCBJ, a lista completa de participantes da feirinha.
Confira a programação completa do festival Conexão Bomja Reggae:
DIA 01/07 – SÁBADO
16h | Aulão de Passinho e A2 com o Coletivo Pira Roots (Livre)
Local: Praça Central CCBJ
RELEASE: Abordando diversos estilos, o coletivo Pira Roots se tornou um coletivo e uma família que acolhe artistas e DJ’s que sonham em se destacar e fazer o reggae de praça acontecer e os festivais prosperarem, sempre procurando a melhor forma de mostrar que pra além de lazer, o reggae é resistência, o rap é compromisso e a cultura pode chegar a diversas praças e lugares sem a necessidade de ingresso ou de faixa etária de idade.
18h | Come Inna de Dance (Livre)
Local: Espaço Marielle CCBJ
RELEASE: O “Come inna de Dance” é um Projeto que surgiu durante a pandemia no final de 2020, idealizado por duas grandes referências do reggae de Fortaleza Coka Vibration, presente na cena reggae local desde 2008, iniciando como integrante da Banda “Leões de Pedra” e seguindo até os dias de hoje como DJ, sound man, e sua companheira Vládia Soares, atuante na cena desde 2018 como DJ, produtora e idealizadora de coletivos de reggae feito por mulheres, Rebel Women e Deixe com Elas. Ambos são gestores e idealizadores do espaço cultural, gastronômico e de entretenimento Deixe Comigo, local reconhecido por sua contribuição na difusão do reggae em Fortaleza. O projeto segue atuante, buscando parcerias, visando ocupar cada vez mais os espaços públicos, para levar a cultura Sound System e a cultura Reggae e suas variadas vertentes para as pessoas menos favorecidas.
18h30 | Coletivo Pira Roots apresenta “Reggae é resistência”
Local: Espaço Marielle CCBJ
19h | Coletivo Nação Reggae com as Dj’s Samara Nação E Dj Victoria System
Local: Espaço Marielle CCBJ
RELEASE: O Nação Reggae é um coletivo que iniciou na pandemia produzindo e incentivando jovens a participar de concurso de dança reggae a2 e as premiações eram cestas básicas para ajudar suas famílias e atualmente disseminamos a arte e cultura reggae residente do cuca Mondubim.
19h40 | FlashMob – No passinho do Reggae
Local: Espaço Marielle CCBJ
RELEASE: A dança reggae cadenciada ou coreografada começou no Maranhão e rapidamente foi propagada em outros locais. Após um grupo de jovens (DJ’s do cenário musical Reggae de Fortaleza) iniciarem o movimento local, o mesmo ganhou grande proporção nas periferias de Fortaleza e outros estados. Passando então a adentrar os becos e vielas das comunidades como forma de diversão. Bem como o movimento reggae como um todo, infelizmente, o reggae do passinho foi visto com maus olhos e difamado entre diferentes públicos e classes sociais por se tratar de uma febre no meio da comunidade marginalizada. A finalidade da intervenção cultural FlashMob, é propagar não só o movimento reggae bem como a arte expressiva da dança de um modo geral, sem limites, barreiras ou preconceito. “Dançar cura tristeza, melhora o humor, aquece o corpo e apaga qualquer dor.
20h | Come Inna de Dance apresenta Reggae Music com Vládia e Coka Vibration
Local: Espaço Marielle CCBJ
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!