Logo do Governo

CCBJ LANÇA PPP AO PÚBLICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

30/10/2021

Já imaginou um centro cultural de base comunitária, feito pelo e para o povo? Um pólo de artistas e de potentes políticas públicas que atravessam muitas vidas da periferia? Isso é realidade em  Fortaleza/CE, há quase 15 anos, através do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), o único equipamento cultural localizado na periferia, no âmbito estadual, que atua dentro de uma dos territórios com menor índice de desenvolvimento humano (IDH): o território  do Grande Bom Jardim.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) é um bom exemplo de iniciativa que vem transformando a realidade deste território. Trata-se de um espaço voltado para formação artística, ação cultural e atenção social, construído em 2006 com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e é o primeiro espaço cultural público fora do corredor turístico e cultural de Fortaleza, sendo assim uma intervenção ímpar de democratização do acesso à cultura.

O CCBJ após o esforço de muitas mãos, lança seu documento norteador, o Plano Político Pedagógico (PPP), disponível em: Projeto Político Pedagógico 2020-2021

Uma construção social e coletiva realizada por muitos representantes da classe cultural, artística e deste território.

O Projeto Político Pedagógico do Centro Cultural do Bom Jardim é fruto desse debate e da gestão compartilhada, concebido a partir de uma parceria entre o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, a Secretaria da Cultura, o Instituto Dragão do Mar e a gestão do CCBJ. “Nele encontramos as diretrizes, linhas de ações e programas que estão em execução, os que precisam ser aprimorados e as novas iniciativas que qualificam as ações de acesso, fruição, fomento às artes, formação e cidadania cultural que servirão de mapa de navegação para gestão do CCBJ”, aponta Fabiano Piúba , Secretário da Cultura (SECULT/CE),  em prefácio deste documento.

“Quando começamos a pensar em uma redefinição do Centro Cultural Grande Bom Jardim, uma ideia era certa: a de que precisávamos superar a fase dos cursos de iniciação. Era fundamental abrir perspectivas mais duradouras e agudas para as experiências artísticas que já estavam sendo realizadas no Grande Bom Jardim. O Projeto Político Pedagógico do CCBJ é a evolução desta ideia. Para mim, o processo de criação artística é a parte mais rica, transformadora e indelével de todos os momentos de uma carreira do campo cultural. ”, argumenta Paulo Linhares, presidente do IDM na gestão anterior, período em que foi iniciada a elaboração do PPP. 

É com muita alegria que nós do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim anunciamos a finalização do PPP. O Fórum avalia que este é um importante passo, substancial para que as ações do equipamento sejam fortalecidas, valorizadas, aprimoradas e aperfeiçoadas, de modo a impactar, na comunidade do Grande Bom Jardim e em seus diversos públicos. É com muito ânimo que o Fórum celebra com o CCBJ esse momento, uma vez que participamos desde o início na elaboração deste texto”, celebra Ícaro Amorim em depoimento para o vídeo promocional do PPP. 

“O PPP é um dos programas mais importantes desta instituição e tem como foco o planejamento pedagógico e político deste Centro Cultural, visando o investimento das políticas públicas para a melhoria e desenvolvimento. Por isso, o CCBJ conta com a participação da comunidade, pois é para ela e com ela que este plano precisa ser desenvolvido. Em 2017, nós juventudes do Bom Jardim, participamos da construção desse documento que começou aqui em frente, na Escola Pública Municipal Dr.  Sérvio Mendes Barroso”, relembra Edivânia Marques, co-autora do PPP. 

“O CCBJ é uma das principais políticas de cultura do Governo do Estado do Ceará e se encontra na periferia da cidade de Fortaleza. O PPP é um alicerce fundamental da nossa ação. O que desenha nossos objetivos, onde está demarcada nossas metodologias, quais são os nossos sonhos. Ter esse PPP publicado e disponível para a comunidade é também uma carta para onde indicamos quais caminhos estamos traçando, mas quais os horizontes que estamos olhando. O PPP é um grande farol que indica onde estamos e para onde estamos indo”, demarca Marco Levi Nunes, gestor executivo do CCBJ.

O CCBJ disponibiliza o documento no site e nas redes sociais do equipamento. Confira o vídeo com as presenças de Marcos Levi Nunes, gestão executiva CCBJ, Joaquim Araújo, gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Edivânia Marques, geógrafa, ambientalista, moradora do Bom Jardim e co-autora do PPP e Ícaro Amorim, Mestre em História, professor, membro do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, morador do território e também co-autor do documento.

Assista o vídeo em:

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!