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CCBJ é temática no livro “Educação Brasileira: Itinerários da pesquisa educacional” lançado pela  PPGE/UFC

09/02/2023

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) é tema do estudo/artigo no livro Educação Brasileira: Itinerários da Pesquisa Educacional, por meio da sua relação com as concepções teóricas e práticas do educador Paulo Freire e as propostas de atenção social, difusão e fruição cultural e ações formativas.

As categorias abordadas na análise autoetnográfica dos autores(as): Maria Eleni Henrique da Silva (Professora Dra. da PPGE/UFC), Isabel Mayara (ex-orientanda no Mestrado da professora Maria Eleni, jornalista e gestora de comunicação do CCBJ) e Aurianderson Amaro (ator, arte-educador e articulador comunitário do CCBJ), envolvem um olhar sobre a relação com os temas: dialogicidade, colaboração e educação popular, na visão de Paulo Freire e no campo de atuação do CCBJ. 

O período desta pesquisa que se tornou um artigo do livro lançado nesta terça-feira (07), no auditório da Faculdade de Educação, compreendeu o período pandêmico de 2020 e 2021, assim como as demais análises dos outros estudos compostos neste livro. O artigo convida para uma leitura sobre a educação popular de Paulo Freire e sua inspiração para o CCBJ, na transformação social por meio da arte, cultura, e promoção dos direitos humanos, sobre a participação social, dialogicidade e colaboração no fazer do CCBJ e a visão etnográfica do CCBJ enquanto “prática de liberdade”.

Leia este artigo e outros que integram o livro Educação Brasileira: Itinerários da Pesquisa Educacional clicando aqui.

PPGE/UFC 

Em Educação Brasileira: itinerários da pesquisa educacional, os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no exercício qualificado na produção do saber educacional, descortinam em 32 capítulos temáticas sobre currículo, formação e trabalho docente, política educacional e práticas educativas. Luís Távora, Marília Duarte, Diana Nara e Adriana Madja organizam esta obra que percebe a realidade social e as práticas educativas presentes na atualidade em produção durante a pandemia mundial da COVID-19. 

No lançamento do livro, foi realizada uma palestra com o Prof. Carlos Silva (Universidade do Minho – Portugal) trazendo o tema “Formação Docente e Construção do Conhecimento Profissional” e o lançamento de um cordel sobre História e Geografia e outro sobre Políticas Educacionais. O primeiro e último mencionado foram organizados pelo Prof. Dr. Luís Távora (PPGE/UFC) e o segundo mencionado, escrito por ele.

Luís Távora 

Graduado em Ciências Sociais pela UFC, Mestrado em Educação pela UFC e Doutorado em Sociologia, também pela a UFC, é professor titular da Faculdade de Educação da UFC, atuando na graduação e pós-graduação, professor colaborador do mestrado acadêmico INtercampi em Educação e Ensino da UECE e coordena o projeto de pesquisa “Aspectos Históricos e Atuais sobre as Políticas Públicas de Formação Docente no Brasil”. Autor de literatura de cordel desde 2018.

Fonte: editora Alexa Cultural.

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