Logo do Centro Cultural Bom Jardim

BÚSSOLA CULTURAL É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO CCBJ ON-LINE SOMADO ÀS LIVES, ESTREIAS E CONTEÚDOS DA SEMANA

02/02/2021

Fevereiro inicia com destaque aos conteúdos do Bússola Cultural. É um serviço gratuito de assessoria técnica para a elaboração de projetos aplicados a editais, espaços públicos e projetos independentes. Para além, confira a programação de lives, estreias e conteúdos.

Monique Souza realiza a assessoria técnica pelo programa Bússola Cultural CCBJ em atendimento aos artistas e grupos do território do Grande Bom Jardim e da cidade. Crédito: Arquivo CCBJ. Monique Souza realiza a assessoria técnica pelo programa Bússola Cultural CCBJ em atendimento aos artistas e grupos do território do Grande Bom Jardim e da cidade. Crédito: Arquivo CCBJ.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL CCBJ on-line e gratuita I 01 a 07 de fevereiro de 2021.

Fevereiro inicia com a tradição da programação on-line do Centro Cultural Bom Jardim, disponível nos canais de comunicação do equipamento (site, Instagram, Facebook e Youtube). Dentro da programação desta primeira semana, um serviço CCBJ entra como destaque na programação de conteúdos, a partir deste mês. O Bússola Cultural é um serviço GRATUITO de assessoria técnica para a construção de projetos aplicados a editais, espaços públicos e projetos independentes. O serviço vem na programação do CCBJ,  a partir dessa semana, com uma série de dicas sobre a assessoria, além de toda a programação on-line e gratuita, como estreias de conteúdos norteadores aos artistas e grupos interessados na assessoria para todos os públicos interessados.

O Bússola Cultural é uma oportunidade oferecida ao CCBJ aos artistas, coletivos, grupos e instituições do terceiro setor para a revisão, análise e desenvolvimento de projetos, aplicáveis em diversas linguagens, visando estimular a participação em diversos editais e outras ações de acesso e visibilidade aos artistas e instituições.

Para obter a assessoria na leitura e adaptação de um projeto para um determinado edital, esclarecer alguma dificuldade no processo ou até mesmo, ir em busca de um norte para montar do zero um projeto artístico e cultural, basta enviar um e-mail para bussolacultural.ccbj@gmail.com , marcando o agendamento com Monique Souza, assessora de projetos do Bússola Cultural. Acompanhe a série de conteúdos nas próximas semanas sobre este serviço de suporte aos artistas e instituições até março de 2020.

📌 Bússola Cultural: Assessoria técnica a projetos artístico e cultural (GRATUITO)

Serviço: revisão, análise e desenvolvimento de projetos, aplicáveis em diversas linguagens, visando estimular a participação em diversos editais e outras ações de acesso e visibilidade aos artistas e instituições.

Público: artistas, coletivos, grupos e instituições do terceiro setor

Prazo: até março 2021

Agendamento: bussolacultural.ccbj@gmail.com 

Assessora: Monique Souza – graduada em Design Gráfico da UNI7 e pós-graduada no MBA em Gestão Cultural do Instituto BSB. Produtora Cultural desde 2012, Midialivrista, Poetisa, AsPirante a Palhaçaria e Cinéfila. Atualmente é Coordenadora de Projetos da Propono Consultoria Cultural e faz parte da equipe do Festival Noia, Festival de Música da Juventude de Fortaleza , Festival For Rainbow e Encontro de Saraus do Ceará.

Para além desta estreia, a primeira semana de fevereiro vem com o lançamento de  estreias em vídeos e indicações de conteúdos e conta com a transmissão de cinco lives:  Teatro em Pauta e o espetáculo Paroxítona, de Rhamon Matarazzo (04/02), Sombrinha literária com Sexta Multi apresentando Contos de cada um de nós, da Cia de Teatro da Escola de Atores (05/02), Sexta com Dança com o Inventário de Sensações, de Paulo José (05/02), Todos os Sons é a programação tradicional de sábado e vem com a live Instrumentos de papelão, por Di Freitas (06/02) e domingo é o dia de É o Brinca com uma produção em estreia com Baticum, nas redes sociais e É o Brinca Convida com a live Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no Ceará, por Ânima Teatro de Bonecos (07/02). Todas as lives são transmitidas pelo Youtube CCBJ e as demais produções de estreias nas redes sociais.


PROGRAMAÇÃO RESUMIDA DE LIVES E ESTREIAS

02/02 às 16h – NArTE INDICA:  Vídeo “IemanJá Yemojá: a criação das ondas”, nas redes sociais CCBJ.

02/02 às 15h – ESTÚDIO EM PAUTA: Vinício Costa apresenta “Usando referências para sua mixer”, nas redes sociais CCBJ.

03/02 às 15h – NArTE EM PAUTA: Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, nas redes sociais CCBJ.

04/02 às 18h – TEATRO EM PAUTA: Rhamon Matarazzo apresenta o espetáculo “Paroxítona”+ bate-papo com o artista, ao vivo no YouTube CCBJ.

05/02 às 16h – SOMBRINHA LITERÁRIA: CIA de Teatro da Escola de Atores apresenta “Contos de Cada Nós”, no YouTube CCBJ.

05/02 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Paulo José apresenta “Inventário de sensações” e o bate-papo “Contextos pessoais em tempo de isolamento”, no YouTube do CCBJ.

06/02 ÀS 18H – TODOS OS SONS: Di Freitas apresenta “Instrumentos de papelão: um diálogo com o lugar e o tempo do artista”

07/02 às 15h- NaRTE EM PAUTA: É O Brinca com BA-TI-CUM, nas redes sociais CCBJ.

07/02 às 18h – É O BRINCA CONVIDA: Ânima Teatro de Bonecos apresenta “Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o teatro de bonecos no ceará”, no YouTube do CCBJ.


PROGRAMAÇÃO DETALHADA

DIA 02/02 – TERÇA-FEIRA

NARTE INDICA – IEMANJÁ YEMOJÁ: A CRIAÇÃO DAS ONDAS

RELEASE: No NaRTE indica dessa semana, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta o grupo ANIMAFRO, que celebra a cultura afro-brasileira ao encenar por meio da técnica de animação quadro a quadro (stop motion) mitos afro-brasileiros. A primeira animação da coleção traz o mito “A criação das ondas” sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do Universo, o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

📌Serviço:

NARTE INDICA – IEMANJÁ YEMOJÁ: A CRIAÇÃO DAS ONDAS

Quando: 02/02

Onde:  Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS”

RELEASE:  O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social. 

Nesse Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária, vamos conhecer a história escrita, cantada e contada por Emicida. O livro “E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas”  é uma aventura que se desenvolve envolta por sentimentos que assombram. Na jornada, as personagens se deparam com o desconhecido e se encontram com a personificação do medo e da coragem.

Dessa forma, o livro propõe que o medo não seja visto como algo naturalmente mau, mas como uma coisa que precisamos colocar no devido lugar. E nos convida a entender a sua importância sem deixá-lo ocupar o centro da nossa existência — para, assim, abrirmos o caminho para a felicidade.

📌Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS”

Quando: 02/02

Onde:  Acesse https://youtu.be/QmWdk1G9_Gc

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “USANDO REFERÊNCIAS PARA SUA MIXER”

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. 

Sempre que mixamos uma música, usamos uma outra faixa para ter a referência de áudio. No Estúdio em Pauta dessa semana, o músico e técnico de áudio CCBJ, Vinício,  mostra como fazer isso usando o plugin Master Match da T-Racks.

📌Serviço: 

ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO OTIMIZAR OS PLUGS”

Quando: 02/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 03/02 – QUARTA-FEIRA

CONTRAPARTIDA MARACATU NAÇÃO BOM JARDIM APRESENTA CONTRAPARTIDA O RELANÇAMENTO DA LOA 2020/2021 

RELEASE: Nesta quarta-feira continuamos com o período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020. O grupo Maracatu Nação Bom Jardim apresenta o relançamento da loa 2020/2021, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

Sobre a programação: Comemorando os cinco anos do Maracatu Nação Bom Jardim, o grupo trouxe convidades que acreditam e continuam construindo o alicerce da Nação Bom Jardim para  cantar e contar as histórias do grupo em formato de loas, shows e tambores nas ruas. Nessa construção, nessa luta por justiça social, depois de uma conversa boa, cheia de sentidos e significados, o grupo relançará a sua loa de 2020/2021, chamada “Xangô: A justiça que não é vingança”. 

Seu primeiro lançamento foi no final de 2020, por ocasião do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, com grande apoio do Centro Cultural Grande Bom Jardim na gravação do clipe da loa. Neste ano de 2021, o grupo retorna com essa live para apreciação daqueles que estão sempre acompanhando as ações do grupo e também para o público novo que vem aí. A intenção é reviver a emoção dos integrantes com o lançamento de uma loa construída, também, dentro de um contexto de dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus. A novidade fica por conta da adição de falas de parceiros, que constantemente ajudam a compor o “brinquedo do bairro” (Pai Neto). 

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA MARACATU NAÇÃO BOM JARDIM APRESENTA CONTRAPARTIDA O RELANÇAMENTO DA LOA 2020/2021 

Quando: 03/02, às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

NARTE INDICA – CONVERSA DE TERREIRO

RELEASE: Em comemoração ao Dia de Iemanjá, comemorado no dia 2 de fevereiro, o CCBJ por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), vai festejar a cultura afro-brasileira através de uma boa conversa de terreiro, trazendo para próximo dos ouvintes a história da Rainha das Águas. Estão convidados alguns pais e mães de santo para participar dessa conversa. O bate-papo acontecerá através do Google Meet e o link será divulgado nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

NARTE INDICA – CONVERSA DE TERREIRO

Quando: 03/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

PROGRAMA RECODE – NOVOS CURSOS 2021

RELEASE: Nesta quarta-feira a Biblioteca CCBJ divulga que as inscrições para as formações da Plataforma Recode já estão abertas. Os cursos gratuitos e 100% online disponibilizados pelo Programa Recode estão disponíveis na sua plataforma, que adquiriu novo endereço em 2021: www.recode.org.br. Lá, o usuário poderá encontrar a lista de cursos disponibilizados, que variam entre: formação em Programação, Capacitação profissional e tecnologias e possuem selo e certificado da Microsoft. 

O CCBJ irá divulgar nas redes sociais os cursos da trilha ‘Reprogramando o seu Futuro’, junto com o passo a passo necessário para realizar a inscrição na plataforma e fazer os cursos disponíveis.

📌Serviço: 

PROGRAMA RECODE – NOVOS CURSOS 2021

O quê: Oferta de cursos gratuitos, on-line e com certificação

Onde: recode.org.br

Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ nas nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

Informações: biblioccbj@gmail.com

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

RELEASE: Dando continuidade a série de Iniciativas Comunitárias do Grande Bom Jardim, advindas da Chamada Pública CCBJ  de Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta um vídeo dialogando sobre as potencialidades da ação Iniciativas Comunitárias, que conta com 30 organizações, ONGs e coletivos espalhados por todo o território do GBJ.

As organizações do vídeo desta semana são: Conselho Gestor do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim; Associação Espírita de Umbanda São Miguel Arcanjo e Associação Cultural Afoxé Omorisá Odé.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – SÉRIE: INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO GRANDE BOM JARDIM

Quando: 03/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

GALERIA EM PAUTA – INSTALAÇÃO “VIDBRIO” DE CAROLINE HOLANDA

RELEASE: O programa Galeria em Pauta do CCBJ dessa semana traz Caroline Holanda, apresentando a instalação de sua autoria “VIBRIO”. A apresentação ficará disponível nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim nesta quarta-feira.

VIDBRIO: Construir com o espaço uma experiência no corpo: deslocar-se é compor a música produzida pelos múltiplos motores vibrios em vidrios. Corpo em estado de escuta ativa: porque um novo gesto só emerge sob outros modos de perceber: resistência à dormência: corpo político, corpo coletivo.

Sobre a artista: Caroline Holanda é docente e artista da cena e de instalações.  Sua atuação incide sobre a composição, ou seja, sobre criações dramatúrgicas contemporâneas (cena e qualidade de movimento),  atuando assim como coreógrafa-diretora ou como interlocutora poética de alunos e artistas parceiros.  Fez um monte de curso com gente importante, mas o que vale mesmo são suas experiências em A Julieta, Ne me quitte pas, Procurando Elvis, palhaçaria em hospital, diretora temporária do Coletivo Cio das 5 e quando fez parte do grupo As Desgraças de Palhaçaria. É técnica em Telecomunicações (IFCE), graduada em Pedagogia (UECE)e Mestre em Teatro (UDESC). Formação continuada em Magie Nouvelle pelo Centre National des Arts du Cirque. Foi professora na UNIFOR e na UFC, nos bacharelados de Teatro e Dança respectivamente.

📌Serviço: 

GALERIA EM PAUTA – INSTALAÇÃO “VIDBRIO” DE CAROLINE HOLANDA

Quando: 03/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 04/02 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O CONDE DE MONTE CRISTO” (12 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “O Conde de Monte Cristo”, baseado no livro de mesmo nome, romance da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas.

Sinopse: Fernand Mondego não consegue mais suportar a inveja que possui de Edmond Dantes, por este possuir uma belíssima mulher. Influente, acaba fazendo com que Dantes, um homem pobre e honesto, seja acusado de traição e assassinato, indo parar em uma prisão ilhada e isolada do mundo. Dantes, ao longo dos anos que fica preso, vai perdendo a fé em Deus, até que encontra um padre que também estava preso e tinha um plano de fuga. Ele então escapa da prisão cheio de ódio e sedento por vingança. 

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O CONDE DE MONTE CRISTO” (12 ANOS)

Quando: 04/02 (quinta-feira)

Onde: Acesse https://youtu.be/JSKQvBEhd5M 

TEATRO EM PAUTA – RHAMON MATARAZZO APRESENTA ESPETÁCULO TEATRAL “PAROXÍTONA” 

RELEASE: No Teatro em Pauta desta quinta-feira, o Centro Cultural Bom Jardim traz  Rhamon Matarazzo (@rhamon_mararazzo) apresentando o espetáculo teatral “Paroxítona”, às 18h, no canal do CCBJ no YouTube. Em seguida, será conduzido um bate-papo com o artista, ao vivo, no mesmo link de transmissão do espetáculo.

SOBRE O ARTISTA: Rhamon Matarazzo é ator/diretor teatral e arte educador. Atualmente é um trabalhador da cultura/artista independente que produz seus espetáculos de forma online/presencial com narrativas pandêmicas e pós pandêmicas. 

SOBRE O ESPETÁCULO: Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade. O autor Rhamon Matarazzo investiga nesta obra cênica em formato audiovisual palavras que a priori parecem pronunciadas de forma aleatória. Porém, os verbetes classificados gramaticalmente na língua portuguesa brasileira como paroxítonas acentuadas e não acentuadas metaforizam a situação na qual estamos vivenciando. 

A COVID 19 se tornou a sílaba tônica do momento deixando várias outras pautas para trás. O poder executivo de forma leviana trata a homofobia, transfobia, o racismo, violência contra a mulher, políticas da Aids dentre outros problemas como necessidades átonas. Se utilizando de palavras paroxítonas, tais como: gri-pe-zi-nha e clo-ro-qui-na o atual governante do país historicamente faz descaso a prevenção contra a guerra bioquímica a qual o mundo está atravessando. 

O público deste espetáculo tem a opção de continuar a lista de palavras ao assistir o mesmo colocando nos comentários das redes sociais as quais serão exibidas como estratégia de fortalecimento desta dramaturgia, denunciando silenciamentos aos quais somos obrigados a passar quase todos os dias em uma sociedade desigual. Desta forma o público também pode falar do que precisa em comentários, para que se gere um sentimento de palavras oxítonas e proparoxítonas, dando voz e vez a todes. Paroxítona é uma grande metáfora em tempos de conservadorismo.

📌Serviço: 

TEATRO EM PAUTA – RHAMON MATARAZZO APRESENTA ESPETÁCULO TEATRAL “PAROXÍTONA” 

Quando: 04/02 (quinta-feira)

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

BÚSSOLA INDICA – ELABORANDO SEU PORTFÓLIO 

RELEASE: O Bússola Cultural, serviço gratuito de assessoria técnica para a construção de projetos aplicados a editais, espaços públicos e projetos independentes apresenta nesta quinta-feira apresenta algumas dicas sobre como construir o seu portfólio, documento comumente solicitado no meio artístico que apresenta a produção desenvolvida por um artista ou grupo de artistas em um determinado período de tempo.

As dicas estarão nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim na quinta-feira. Para agendar seu atendimento com a Bússola Cultural, entre em contato pelo email:  bussolacultural.ccbj@gmail.com

📌Serviço: 

BÚSSOLA INDICA – ELABORANDO SEU PORTFÓLIO 

Quando: 04/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim


DIA 05/02 – SEXTA-FEIRA

CONTRAPARTIDA COLETIVO MOTIM APRESENTA O BATE-PAPO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CURTA “ISÉ”

RELEASE: Dando continuidade ao período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020, o CCBJ apresenta o Coletivo Motim (@coletivomotim), trazendo um bate-papo sobre o processo de criação do curta “Isé”, ao vivo no canal do perfil do Instagram do grupo.

“Isé” é um curta-metragem que retrata um dia na vida de Dona Mirtes, feirante do Grande Bom Jardim que precisa mudar a rotina de trabalho que teve a vida toda por causa da pandemia da Covid-19. Na Live o Coletivo Motim falará um pouco sobre o processo de criação do filme.

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA COLETIVO MOTIM APRESENTA O BATE-PAPO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CURTA “ISÉ”

Quando: 05/02, às 17h

Onde: Perfil no Instagram do grupo: @coletivomotim

CONTRAPARTIDA COLETIVO INFLAMÁVEL APRESENTA TERCEIRO EPISÓDIO DA WEBSÉRIE MOVIMENTOS CÍCLICOS 

RELEASE: Seguindo com o período de e contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020, o CCBJ traz o Coletivo Inflamável (@coletivoinflamavel) apresentando o terceiro episódio da websérie “Movimentos Cíclicos”, intitulado “Sementes são para sempre”. A exibição acontecerá às 19h, no canal do Coletivo Inflamável no YouTube.

A Websérie busca de forma poética, alegórica, visual e performática fazer um trajeto paralelo sobre o percurso do Coletivo Inflamável durante as investigações para montagem do Espetáculo Margarida Contra Tanques. O processo tem três pilares básicos: espaço, corpo e semente. Esses pontos dão norte para os três episódios. É um movimento cíclico de nascer e renascer. Os estudos do espetáculo alimentam a linguagem audiovisual e essa alimenta o espetáculo. É uma revelação do que de potente surge durante uma montagem e que não necessariamente vai para a cena. É um desvelar, um desnudar dos íntimos atravessamentos de uma caminhada criativa.

📌Serviço: 

CONTRAPARTIDA COLETIVO INFLAMÁVEL APRESENTA TERCEIRO EPISÓDIO DA WEBSÉRIE MOVIMENTOS CÍCLICOS 

Quando: 05/02, às 19h

Onde: Canal do Coletivo Inflamável no YouTube. https://www.youtube.com/channel/UCmdQJBEkKhuLBOEECqxs5Lg 

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA/SEXTA MULTI – CIA DE TEATRO DA ESCOLA DE ATORES APRESENTA CONTOS DE CADA UM DE NÓS (LIVRE) 

RELEASE: Compondo a programação do Programa Sombrinha Literária, que faz parte das Sextas Multi do CCBJ, a Biblioteca do CCBJ convida a Companhia de Teatro da Escola de Atores (@escoladeatoresmc), apresentando o espetáculo “Contos de cada um de nós”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. 

Sinopse: Qual o seu conto preferido? Rapunzel, Pinóquio, João e o Pé de Feijão, A Bela Adormecida, Patinho Feio, João e Maria, Três Porquinhos ou Cinderela…? Não é fácil escolher, não é mesmo?! Pois se tem alguma coisa que nos diverte muito são os contos e histórias que dão cores à nossa imaginação! E para divertir ainda mais a gente, a Companhia de Teatro da Escola de Atores resolveu juntar todas essas histórias e apresentar nos CONTOS DE CADA UM DE NÓS, o mais recente projeto que é voltado para a infância e para gente grande também. Nessa programação, cada ator, dentro de casa, mostra a sua versatilidade e cria uma adaptação de um conto e o resultado não é outro, senão o que era bom ter ficado ainda melhor!

📌Serviço: 

PROGRAMA SOMBRINHA LITERÁRIA/SEXTA MULTI – CIA DE TEATRO DA ESCOLA DE ATORES APRESENTA CONTOS DE CADA UM DE NÓS (LIVRE) 

Quando: 05/02, às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

SEXTA COM DANÇA – PAULO JOSÉ APRESENTA “INVENTÁRIO DE SENSAÇÕES” E O BATE-PAPO “CONTEXTOS PESSOAIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO”

RELEASE: O CCBJ traz para o Sexta Com Dança no dia 5 de fevereiro o artista Paulo José, apresentando o espetáculo “Inventário de Sensações”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. A exibição será seguida de um bate-papo com o artista com o tema “Contextos pessoais em tempos de isolamento”.

O Inventário de sensações traz questões que abordam a experiência do isolamento social agravada por transtornos psicológicos, como pânico e depressão. O bate-papo que acontecerá em seguida é sobre esta composição, e aproxima do público as experimentações antes da cena.

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – PAULO JOSÉ APRESENTA INVENTÁRIO DE SENSAÇÕES E O BATE-PAPO “CONTEXTOS PESSOAIS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO”

Quando: 05/02, às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 06/02 – SÁBADO

TODOS OS SONS –  DI FREITAS APRESENTA “INSTRUMENTOS DE PAPELÃO: UM DIÁLOGO COM O LUGAR E O TEMPO DO ARTISTA”

RELEASE: No Todos os Sons do CCBJ neste sábado, trazemos para a programação Di Freitas, apresentando o show “Instrumentos de papelão: um diálogo com o lugar e o tempo do artista. A apresentação acontecerá no canal do CCBJ no YouTube, ao vivo, às 18h.

Sobre o espetáculo: Vindo de uma escola erudita de Formação de instrumentistas de cordas onde praticamente todo material de estudos é europeu, com rígidas formas de se sentar, tocar, cantar ,segurar o arco, o instrumento chega ao Cariri em 2000 e se depara com uma outra erudição. Uma erudição nascida da convivência do homem com o seu lugar, seu cotidiano, rituais, festas e a natureza. E assim começa a construir instrumentos na busca de uma identidade sonora e estética, buscando simplificar processos de construção e baratear o preço de instrumentos populares, adaptando- se à natureza ao local onde vive e seguindo os passos de antigos mestres da arte popular de fazer instrumentos. 

Sobre o artista: Natural de Fortaleza-CE, onde estudou violoncelo e violão clássico no SESI

Barra do Ceará, participou do SYNTAGMA grupo de música antiga de Fortaleza e de várias orquestras no Ceará e pelo Brasil, com vários cursos de formação musical em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente reside em Juazeiro do Norte, onde leciona música e realiza trabalho de pesquisa e registro sonoro do Cariri Cearense e seus instrumentos populares.

📌Serviço: 

TODOS OS SONS –  DI FREITAS APRESENTA : INSTRUMENTOS DE PAPELÃO UM DIÁLOGO COM O LUGAR E O TEMPO DO ARTISTA

Quando: 06/02, às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 


DIA 07/02- DOMINGO

NARTE EM PAUTA – É O BRINCA COM BA-TI-CUM

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), traz para o É O Brinca deste domingo, traz Antônio Viana, o Ba – Ti – Cum,  traz um vídeo sobre o ritmo de matriz africana Ijexá, tocado nos afoxés e bastante difundido na música brasileira. Para conferir, acesse o canal do CCBJ no YouTube neste domingo, às 16h.

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – É O BRINCA COM BA-TI-CUM

Quando: 07/02, às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

É O BRINCA CONVIDA – ÂNIMA TEATRO DE BONECOS APRESENTA “ATRÁS DA EMPANADA: MEMÓRIAS VIRTUAIS SOBRE O TEATRO DE BONECOS NO CEARÁ “

RELEASE: Com É O Brinca em dose dupla neste domingo, o CCBJ trouxe  o grupo Ânima Teatro de Bonecos apresentando o espetáculo “Atrás da empanada: memórias virtuais sobre o o teatro de bonecos do Ceará”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

O projeto consiste na construção de um acervo virtual sobre o teatro de bonecos, produzido a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Ânima, em 2016. A ação compreende a realização de uma live em que será partilhado o processo da pesquisa, os artistas pesquisados, a importância do acervo, o teatro de bonecos como linguagem, dentre outros assuntos.

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA – ÂNIMA TEATRO DE BONECOS APRESENTA “ATRÁS DA EMPANADA: MEMÓRIAS VIRTUAIS SOBRE O TEATRO DE BONECOS NO CEARÁ “

Quando: 07/02, às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ 

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!