Logo do Governo

AGENDA CCBJ: CONFIRA O QUE ROLOU NA SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA DO CCBJ

06/11/2022

O CCBJ reafirma seu compromisso com o fomento da leitura e reafirmação da importância das bibliotecas através da programação especial da a 6º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O evento aconteceu de 25 a 28 de outubro, presencialmente no equipamento.

A programação da 6º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca contou com quatro dias de atividades voltadas para públicos de todas as idades. Participaram da programação os alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, alunos de escolas do entorno do equipamento, frequentadores e funcionários do CCBJ., além de visitantes de toda a cidade. Grande parte da programação aconteceu na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.

No dia 25 de outubro, a programação da 6º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca iniciou com a contação de histórias “Menino e a Sacola das Sabenças”. No espetáculo “Menino e a Sacola de Sabenças”, o multi-artista e pesquisador Ícaro Lourenço propõe em um enredo divertido uma reflexão sobre a experiência do “brincar”.

Na quarta-feira (26), a programação contou com oficina de origami literário “Desdobre e dobre”, uma atividade voltada, inicialmente, para crianças, e em seguida envolvendo o público em geral. A oficina aconteceu tanto na quarta quanto na quinta-feira. Outra oficina que aconteceu na quarta-feira foi “Desenho: uma introdução”, que teve o objetivo de introduzir os inscritos no universo do desenho, apresentando algumas técnicas e materiais, sua importância e finalidade.

Um bate-papo com o idealizador do projeto Periferia Que Lê, Marcos de Sá, educador social e escritor aconteceu na quinta-feira, onde foi apresentado seu trabalho dentro do mercado do livro, trazendo, a partir da sua experiência, as tendências, os desafios, as curiosidades do universo literário.

Finalizando a 6º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ trouxe para o espaço Marielle o Sarau Bota o Teu!, um evento artístico e cultural que acontece mensalmente de forma independente na Praça do Restaurante Popular de Maracanaú. O Sarau BOTA O TEU! é um espaço de diversidade e pluralidade artística e cultural, onde a Arte é usada como armadura, luta e principal ferramenta para construir caminhos possíveis.

A Semana do Livro e da Biblioteca é uma data comemorativa em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, que ocorre anualmente no mês de outubro em todo o território nacional. Tem como objetivo fomentar a leitura e ressaltar a importância do livro e da biblioteca na propagação da informação e do acesso às diversas formas de expressão artística e cultural.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!