Logo do Governo

AGENDA CCBJ 14 A 20 DE MARÇO: CONFIRA ALGUMAS DAS ATIVIDADES QUE ACONTECERAM PRESENCIALMENTE NO EQUIPAMENTO

26/03/2022

Na semana passada, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu diversas atividades presenciais, tanto abertas ao público geral quanto direcionadas a públicos específicos, com atividades voltadas exclusivamente para o público atendido pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), programações culturais abertas ao público geral e rodas de conversas na comunidade São Francisco.

Na terça-feira (15), no programa NArTE em Pauta, Deyse Mara, Educadora Social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) convidou as crianças e os adolescentes da comunidade São Francisco para o cineclube do equipamento, onde aconteceu a exibição de um filme com a temática “Superação”. O objetivo da atividade foi proporcionar entretenimento para a comunidade que atendemos e também estimular o pensamento e a criatividade dos participantes.  

No programa NArTE em Pauta da terça-feira (15), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz a Educadora Social Deyse Mara, que convida as mulheres da comunidade São Francisco para vivenciar a técnica de redução de estresse, conhecida também por TRE. 

TRE é uma técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Além da técnica, a atividade tem a proposta de trazer a auto-reflexão com o cuidado do corpo, trazendo o autocuidado como eixo central. 

Na quinta-feira (17), os Articuladores Comunitários do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), Aurianderson Amaro e Shirley Lima organizaram uma visita ao Ecocirco e o Museu Siará em Miniatura do Instituto Intervalo para as crianças e adolescentes atendidas pelo NArTE , junto com os educadores Narah Adjane, Fátima Macedo e Deyse Mara. Um momento muito especial nessa volta presencial as atividades.

Lá, eles conheceram a estrutura da Lona De circo, fizeram experimentações na lira acrobática, perna de pau e malabares. Também visitaram as maquetes do Museu, conhecendo a historia dos grandes monumentos arquitetônicos de Fortaleza, além de também visitarem a nave Enel planeta Futuro, um equipamento que trás uma reflexão sobre as questões ambientais de maneira lúdica e interativa.

No programa NArTE Indica da sexta-feira (18), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada trouxe o “Varal de Poesias” para o equipamento, um momento onde os poetas e poetisas vão expor seus trabalhos, falar um pouco dos livros de rua e de como a poesia é necessária nos nossos movimentos.  O objetivo do varal foi, antes de qualquer coisa, mostrar a grandeza e beleza que a poesia nos revela em cada parte dessa cidade.  

 

Ainda na sexta-feira (18), o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), e o Coletivo Consciência Positiva promoveram a oficina “Direitos Humanos: Os cuidados da prevenção combinada na perspectiva do sagrado feminino” com muita informação e arte com as mulheres da comunidade São  Francisco sobre prevenção combinada. 

Em alusão ao mês da mulher abre-se a pauta sobre como dialogar sobre temas tão sensíveis referentes ao sagrado feminino. O encontro contou ainda com a participação do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (CE) para este grande momento.

Encerrando a sexta-feira (18), o CCBJ por meio da sua Escola de Cultura e Artes, promoveu o encerramento do módulo “Voz Cantada”, do Curso Extensivo de Teatro do CCBJ, com a apresentação do experimento cênico “Múltiplos Ressoares”

O módulo foi ministrado pela professora especialista em Arte-Educação para o Ensino da Música, Juliana Veras, que também fez a direção e dramaturgia do experimento cênico, pesquisado e atuado pelos alunos do curso. “Voz Cantada” propõe reflexões e práticas sobre o bom uso da voz durante a performance. Instiga o aluno a perceber o próprio corpo, a voz, respiração e postura e, a partir dessa percepção, ampliar suas possibilidades expressivas e criativas com o uso da voz. 

Acompanhe o site e redes sociais do CCBJ para ficar por dentro de toda a programação virtual e presencial do equipamento.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!