Logo do Governo

Mostra das Artes 2023: Lançamento da Webrádio CCBJ, “Favela” e Batuque do Dipas movimentam o primeiro dia de evento

14/12/2023

Durante essa semana, nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretária da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove a MOSTRA DAS ARTES 2023. O primeiro dia da Mostra das Artes contou com diversas programações para todos os públicos. A estreia do evento teve como atração de destaque o show de samba/pagode de Batuque do Dipas.

Desfile de Economia Solidária

Já no começo da tarde, no Espaço Mariele, tivemos um momento de partilha das experiências e trocas e a exposição do portfólio “Café com as Artesãs: Compartilhando experiências, fortalecendo afetos”, resultado dos encontros que aconteceram durante 2023. Na sequência, o desfile de economia solidária exibiu os produtos criados por meio de cursos e oficinas com a comunidade das Iniciativas comunitárias Criart, Giro Social e CUBMGP, com participação especial do grupo Mulheres Vitoriosas em Ação e Mulheres Criativas. O projeto Café com as Artesãs é uma iniciativa do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do CCBJ.

Logo ao lado, no Espaço Paulo Freire, aconteceu a exposição de computação física Animatrônicos, realizada pelas turmas do Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (ECA/CCBJ).

No Estacionamento CCBJ ocorreu a abertura do Espaço BRINCARTE voltado para a galerinha que quer se divertir com brincadeiras e brinquedos. O espaço funcionará durante toda a Mostra das Artes 2023.

O Teatro Marcus Miranda recebeu as apresentações realizadas pelo Programa de Música da ECA/CCBJ.  A apresentação do espetáculo de dança do grupo FEMS, fruto da Mostra das Artes 2019, trouxe um espetáculo rítmico, com outros estilos de dança, incluindo ballet contemporâneo. A turma de Canto Coral para Mulheres apresentou o espetáculo Cantando pra vida. A apresentação da turma de Percussão para Mulheres contou com repertório de canções da música popular brasileira, escolhidas pelas alunas. A Turma de Longa Duração Teclado para Adultos e Idosos + Turma de Musicalização Infantil; Cordas Friccionadas e Violão, também se apresentaram no espaço.

Apresentação das turmas Cordas Friccionadas e Violão

Também no Teatro do CCBJ, ocorreu a exibição dos filmes realizados pela turma de crianças e adolescentes do curso “Filmar, Ouvir e Escrever” ao longo do percurso formativo, do Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, em uma sessão lotada de pessoas.

Além disso, o desfile de camisetas estampadas pelos alunos do curso do Programa de Cultura Digital da ECA, desenvolvido no Centro Socioeducativo do Canindezinho, durante o percurso formativo dos jovens. O curso foi lecionado por Wesley Farpa, que já esteve em cárcere privado e hoje é designer, fotógrafo e gestor da biblioteca Adianto.

No Campinho Rafael Augusto acontece também a Feirinha do CCBJ, promovida pelos(as) empreendedores(as) do território do Grande Bom Jardim, com produtos de artesanato, bazar, culinária, serviços de massoterapia, trancismo e muito mais. 

Na Praça Central aconteceu o Lançamento da Webrádio CCBJ com apresentação da vinheta oficial cantada pela Jeycci Viana e a programação musical feita pela rádio fez a trilha sonora no primeiro dia do evento. “O massa da webrádio é que ela é gratuita e a gente vai poder estar difundindo os artistas do nosso território principalmente com as músicas, mas também entrevistando artistas de outras linguagens. Até porque o Bom Jardim produz muita arte”, comenta Jefferson Juan, técnico de estúdio do CCBJ.

Com um cenário de encher os olhos, o espetáculo “Favela – O Boom do Vixxi!”, estreado no Theatro José de Alencar, foi apresentado na Praça Central do CCBJ. O espetáculo faz parte do programa de dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e foi a penúltima atração da noite.

Espetáculo Favela: O Boom do Vixxi

Para encerrar as apresentações, o Batuque do Dipas, projeto do artista Felipe de Paula animou a Praça Central com muito pagode e uma mistura de sambas tradicionais e modernos, com bastante harmonia e marcado pelo protagonismo da percussão.

Show Batuque do Dipas

Confira as fotos do primeiro dia de Mostra das Artes 2023:

Compartilhar:

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!