Logo do Governo

CCBJ REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

18/11/2021

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promove durante o mês de novembro uma programação especial, que perpassa todos os programas e núcleos do equipamento. Grande parte da programação é virtual e todas são gratuitas.

No programa FormAção, o CCBJ apresentou no início de novembro (05/11), o bate-papo “Cabeças negras: processos de criação do filme Cabeça de Nêgo”, com Déo Cardoso, diretor e roteirista do longa. A conversa aconteceu após a exibição presencial do filme no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, para alunos e convidados do equipamento, além de ser exibida ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

Além disso, todos os programas Artistas em Pauta da programação de novembro, é em alusão ao dia mundial do hip hop:  Berio Black e Bruno Sodré. São artistas do Grande Bom Jardim, que trazem suas trajetórias de vida e artísticas para o grande público conhecer os talentos do território.

Confira abaixo a programação completa do mês da Consciência Negra no CCBJ:

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA: ARTISTA EM PAUTA EM ALUSÃO O DIA MUNDIAL DO HIP HOP COM BERIO BLACK 

RELEASE: Compondo a programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, o programa Artista em Pauta desta quarta-feira convida Berio Black para contar um pouco da sua trajetória como artista, em alusão ao Dia Mundial do HipHop, que é celebrado no dia 12 de novembro.

Berio Black começa a se aproximar da arte dançante em 2014, quando inicia suas pesquisas com as técnicas voltadas para o contemporâneo, jazz e danças tradicionais. Ano seguinte conhece as danças afrodiasporicas como o hip hop dance, break, vogue, dance hall, house dance, entre outras. Durante esse período participou da escola de dança do Centro Cultural Bom Jardim, do grupo de dança da Rede Cuca, da Escola de Dança Urbana (Ceará), diversos cursos e workshops. Atualmente ministra aulas no ABC Bom Jardim e faz trabalhos que têm como tema principal suas lutas enquanto pessoa preta, trans, artista e LGBTQIA+.

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA: ARTISTA EM PAUTA EM ALUSÃO O DIA MUNDIAL DO HIP HOP COM BERIO BLACK 

Quando: 10/11 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/dGj-OGA3_ZY (online)

ARTISTA EM PAUTA EM ALUSÃO O DIA DA MÚSICA COM BRUNO SODRÉ

RELEASE: O programa Artista em Pauta do dia 24 de novembro convida Bruno Sodré para contar um pouco da sua trajetória como artista, em alusão ao Dia Mundial da música, comemorado no dia 12 de novembro.

Bruno Sodré é  brincante de cavalo marinho, reisado e mestre de apito no Boi Pintado do coletivo Brincantes Sonoros, do qual também faz parte da coordenação. Bruno é diretor artístico no Maracatu Nação Bom Jardim e tem como foco de pesquisa a música cênica.

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA EM ALUSÃO O DIA DA MÚSICA COM BRUNO SODRÉ

Quando: 24/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

FormAção – BATE-PAPO “CABEÇAS NEGRAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DO FILME CABEÇA DE NÊGO” (LIVRE)

RELEASE: Em mais uma edição do programa FormAção, o CCBJ apresenta o bate-papo “Cabeças negras: processos de criação do filme Cabeça de Nêgo”, com Déo Cardoso, diretor e roteirista do longa. A conversa acontecerá após a exibição presencial do filme no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, para convidados selecionados, não aberta ao público geral. O bate-papo será transmitido no canal do CCBJ no Youtube.

SINOPSE:  Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado,  dando início a uma grande mobilização coletiva.

DÉO CARDOSO: Diretor e Roteirista. Nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro, o diretor e roteirista Emerson Déo Cardoso tem especialização em Dramaturgia, pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza, CE), e Mestrado em Cinema pela Universidade de Ohio, Estados Unidos. Após roteirizar e dirigir 5 curtas-metragens de ficção e 2 documentários, Déo está lançando seu primeiro longa-metragem de ficção, “Cabeça de Nêgo”, cujo roteiro foi contemplado no Edital Baixo Orçamento Afirmativo de Longa-metragens da Agência Nacional de Cinema / Ministério da Cultura.

📌Serviço: 

FormAção – BATE-PAPO “CABEÇAS NEGRAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DO FILME CABEÇA DE NÊGO” (LIVRE)

Quando: 05/11 às 19h30

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/u6fQutoQI2A (online)

Veja a programação detalhada especial Consciência Negra:

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  BANDO SOMOS TODAS MARIAS APRESENTA I JORNADA “FILHOS DE MARIA: MINHA MÃE NÃO DORME ENQUANTO EU NÃO CHEGAR!”

RELEASE: Compondo a programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, e no compromisso com a construção de narrativas dissidentes de corpos negros periféricos, o Bando Somos todas Marias apresenta a I Jornada “Filhos de Maria: Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar!”. 

Será realizado um conjunto de ações formativas e de pesquisa sobre a pauta da infância e a adolescência negra em especial do Grande Bom Jardim, trazendo o recorte para os que estão em cumprimento de medidas socioeducativas e/ou que tiveram suas vidas ceifadas precocemente diante de um contexto de violação de direitos e vulnerabilidade social e o impacto que isso causa na vida das mulheres, mães desses atores sociais.

Rui Rodrigues Aguiar – Chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza, com atuação nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados (FACED/UFC), desde julho de 2012. Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, especialista em avaliação pela UnB e Planejamento Educacional pela UNESCO.

Ingryd Melyna Dantas – Assistente Social do Programa Rede Acolhe/DPGE-CE. Mestre em Sociologia.

Ingrid Lorena Da Silva Leite – Técnica do Cedeca-Ce, Doutoranda em Sociologia (UFC), membro do Movimento Cada Vida Importa e do Fórum Dca. E pesquisadora do Travessias (UECE)

Mediação: Dhanny Marinho (Bando Somos Todas Marias) – Gestora sociocultural do Bando Somo Todas Marias – Licenciada em Teatro/IFCE, Pós Graduanda em Políticas Públicas e sociais (FacPlus) e Pos Graduanda em Arte Educação e Cultura Popular (FacPlus)

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  BANDO SOMOS TODAS MARIAS APRESENTA I JORNADA “FILHOS DE MARIA: MINHA MÃE NÃO DORME ENQUANTO EU NÃO CHEGAR!”

Quando: 11/11 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/MeyuKp6BJJY (online)

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  TEATRO EM PAUTA – COLETIVO YABÁS APRESENTA “ENCANTARIAS DE UM BOI JUREMEIRO”

RELEASE: Compondo a programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, o programa Teatro em Pauta desta quinta-feira traz o Coletivo Yabás (@coletivoasyabas) para apresentar o espetáculo “Encantarias de um boi juremeiro”, no canal do CCBJ no YouTube.

O espetáculo “Encantarias de um boi juremeiro” foi construído a partir das vivências de integrantes do coletivo e sua relação entre a tradição e as questões de gênero, que envolvem o existir e o brincar. No trabalho, as figuras tradicionais atravessam a comicidade e a poesia, percorrendo ambientes de peleja e de festa. O espetáculo tem como objetivo questionar o lugar da pessoa LGBTQIA+, suas contribuições e lutas diárias dentro da cultura tradicional, pontuando que corpas LGBTQIA+ tem direito a brincadeira. Por muitas vezes a misoginia e lgbtfobia presente em espaços onde manifestações tradicionais se realizam, afastam as pessoas LGBTQIA+ de seu meio. 

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  TEATRO EM PAUTA – COLETIVO YABÁS APRESENTA “ENCANTARIAS DE UM BOI JUREMEIRO”

Quando: 11/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/KscAJHRBtgI (online)

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  SEXTA MULTI – EDVALDO BATISTA APRESENTA “MÃE CANIBAL E MARIA ANGULA” (6 ANOS)

RELEASE: Compondo a programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, Edivaldo Batista (@edivaldobatistaator) apresenta “Mãe Canibal e Maria Angula”. Nessa sessão de contos, Edivaldo Batista narra duas histórias de assombro que envolvem comida.

Em “Mãe Canibal a história de uma mãe que sente fome de comer carne de gente e por isso vai morar distante dos filhos pra não os devorar; na segunda História “Maria Angula a história da personagem Título que não sabendo nada sobre cozinhar acaba preparando uma refeição macabra pra seu marido. São lendas que pertencem ao rico universo da tradição oral de Países do Continente Africano e da América Latina.

Edivaldo Batista: ator, contador de Histórias, um homem Branco, Cis, Gay, membro da rede de contadores de Histórias do Ceará que tem a muitos anos contado Histórias para ouvintes de todas as idades, mas parte desses ouvintes tem sido crianças entre 6 a 12 anos. Durante esse percurso Teatro e Contação de Histórias tem sido duas linguagens artísticas que tenho investigado de forma prática e teórica para compor meu repertório. Dentro dos espetáculos e projetos de narração temas como a ancestralidade afro-indígena, Contos de Tradição popular, Saberes Tradicionais, Memória e Tradição, LGBTQIA+ tem estado fortemente presentes nas escolhas de repertório.

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  SEXTA MULTI – EDVALDO BATISTA APRESENTA “MÃE CANIBAL E MARIA ANGULA” (6 ANOS)

Quando: 12/11 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/4rNoS4xSHO8 (online)

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  TEATRO EM PAUTA – COLETIVO INFLAMÁVEL APRESENTA ÁUDIO-PEÇA “BARRACÃO DA SAUDADE”

RELEASE:  Compondo a programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, a segunda edição do programa Teatro em Pauta da semana acontece neste sábado, com o Coletivo Inflamável (@coletivoinflamavel) apresentando a audio-peça “Barracão da saudade”. 

Após a implementação de um regime ditatorial, uma comunidade de sambistas se veem privados de festejarem o carnaval após um decreto. O trabalho busca de forma alegórica fazer um resgate do tempo, suscitando reflexões acerca da iminente política fascista que assombra o país nos últimos anos. 

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA:  TEATRO EM PAUTA – COLETIVO INFLAMÁVEL APRESENTA ÁUDIO-PEÇA “BARRACÃO DA SAUDADE”

Quando: 12/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/UVlpKe74DRU (online)

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA: É O BRINCA CONVIDA! “OFICINA BRINCANDO COM AFRICANIDADES”

RELEASE: Fechando a  programação da 4ª Semana Cada Vida Importa no Centro Cultural Bom Jardim, vamos brincar com figuras da ancestralidade africana no É O Brinca Convida! deste domingo, na oficina “Brincando com Africanidades”. 

Nessa oficina “Brincando com Africanidades”, crianças e adultes são convidades pela artista, educadora e pesquisadora Lia Braga (Fortaleza/CE) a divertirem-se com esse universo. A ministrante também propõe valorização acerca da cultura negra e africana em ambiência artístico-pedagógica e desde 2016 desenvolve metodologia afro-brincante, na arte e educação com crianças. A afronarração da história “Os gêmeos brincantes numa aventura dançante!”, que abre a oficina foi adaptada de um mito presente no livro Mitologia de Orixás (Companhia das Letras, 2000), de autoria de Reginaldo Prandi. 

Lia Braga é artista, educadora e pesquisadora das Artes, da Educação e das Infâncias. Atriz, dançarina, contadora de histórias – foco em afronarração de histórias de Orixás -. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Autora do livro “Onde o Corpo é Jogo: Uma Mediação Lúdica na Educação Infantil” (2017), dentre outros textos e artigos publicados. Diretora e intérprete-criadora do espetáculo infantil “Axé Odara: O Encanto de Orixás” e outras produções artísticas.

📌Serviço: 

4ª SEMANA CADA VIDA IMPORTA: É O BRINCA CONVIDA! “OFICINA BRINCANDO COM AFRICANIDADES”

Quando: 14/11 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: https://youtu.be/Ou4abVMyv5w (online)

CICLO DE LEITURA – “CALU: A MENINA CHEIA DE HISTÓRIAS” E “BUCALA: A PEQUENA PRINCESA DO QUILOMBO DO CABULA”

RELEASE: No Ciclo de Leitura desta terça-feira, a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz pras redes sociais do equipamento dois audiolivros com temática infantil e que estão disponíveis na nossa Biblioteca Digital Tocalivros. São audiolivros curtos, porém muito reflexivos e com excelentes narrativas. 

Na primeira história, a pequena Calu quer transformar a ilha onde mora em um museu a céu aberto. Na segunda história, conhecemos Bucala, uma menina princesa que cresce em um quilombo. A história é repleta de referências à ancestralidade e à identidade na construção de narrativas representativas da história do povo negro. 

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – “CALU: A MENINA CHEIA DE HISTÓRIAS” E “BUCALA: A PEQUENA PRINCESA DO QUILOMBO DO CABULA”

Quando: 16/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

ARTE EM REDE – NA PANELA DA TRADIÇÃO (10 ANOS)

RELEASE: Compondo a programação do Arte em Rede no CCBJ, apresentamos o webinário Na Panela da Tradição, com estreia no canal do CCBJ no YouTube às 18h.

A cozinha afro-brasileira é uma proposta de socialização dos saberes e sabores da culinária africana preservada nossos Candomblés do Ceará e resulta dos estudos, pesquisas e vivências da culinarista, consultora e estudiosa dessa cozinha. Na definição do que seria a culinária de terreiro adentra a possibilidade dialógica de elementos de outras tradições que foram incorporados a esse universo, bem como a preservação no manuseio dos elementos que compõe as comidas tipicamente africanas da região da yorubalândia na Nigéria.

📌Serviço: 

ARTE EM REDE – NA PANELA DA TRADIÇÃO (10 ANOS)

Quando: 18/11 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

CINE LEITOR – NEGRITUDE, CULTURA E RESISTÊNCIA: O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o episódio “O enigma da energia escura”, da série “Negritude, cultura e resistência”. 

Neste episódio, Emicida e convidados falam sobre como as músicas são capazes de popularizar e recontar a história do povo brasileiro. Você com certeza já escutou “Eu Falei Faraó”, por exemplo, um dos maiores sucessos do Carnaval de Salvador, marcada pela voz de Margareth Menezes. Já parou pra pensar como canções como essa e os blocos afros da Bahia foram responsáveis por disseminar conhecimentos sobre a cultura dos países africanos?

📌Serviço: 

CINE LEITOR – NEGRITUDE, CULTURA E RESISTÊNCIA: O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

Quando: 18/11

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

QUARTA LIVRE – “EU TE BENZO, EU TE CURO: A CIÊNCIA DO GALHO NA FÉ!” COM FERNANDA AZUKA   

RELEASE: Compondo a programação das Quartas Livres do CCBJ, Fernanda Azuka apresenta o projeto “Eu te benzo eu te curo: a ciência do galho na fé!”, contemplado no projeto Territórios de Criação, no dia 24 de novembro, às 18h no canal do CCBJ no YouTube. “Eu te benzo eu te curo: a ciência do galho na fé!” é um mini documentário poético e histórico no formato audiovisual que aborda na prática, o ofício de cura realizado por mulheres mães de santo rezadeiras, benzedeiras e umbandistas na cidade de Fortaleza. 

O minidocumentário é desenvolvido a partir dos relatos de três mães de santos umbandistas: Mãe Dulcimar de Ogum, Mãe Amanda de Oxóssi e Mãe Gardênia de Iansã. O projeto busca o debate e reflexão acerca da importância dessas mulheres como referências na construção histórica e de resistência dos Terreiros e da cultura negra no Ceará e seus ofícios de cura.

📌Serviço: 

QUARTA LIVRE – “EU TE BENZO, EU TE CURO: A CIÊNCIA DO GALHO NA FÉ!” COM FERNANDA AZUKA   

Quando: 24/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

SEXTA COM DANÇA –  STREET BALANCE CREW APRESENTA “FUTURO?”

RELEASE: No programa Sexta com Dança do dia 26 de novembro, o grupo Street Balance Crew apresenta o show “Futuro?”, no canal do CCBJ no YouTube, às 18h. O projeto traz uma reflexão sobre a perspectiva do mundo no futuro, utilizando algumas técnicas de Danças Urbanas. 

Sinopse: Somos jovens periféricos brasileiros e já nascemos sem muitas perspectivas, e diante do que se passa nesse momento no planeta, nos sentimos muito provocados a fazer algo que possa minimamente mudar nossa realidade local. O nosso mover se faz no cotidiano, e graças a tecnologia conhecemos as Danças Urbanas, mas hoje queremos usá-la para se pensar numa nova forma de usar da tecnologia, para que possamos de fato ter um futuro. O projeto foi gravado a partir de cenas construídas através de pesquisas dos comportamentos das pessoas que vemos hoje, como a reflexão de um andar cada vez mais robótico e de cabeças baixas, olhando para um aparelho celular e esquecendo o que está vivo em volta. O olhar vazio e pouco sensitivo, a procura incisiva de registrar tudo em uma camêra e viver quase nada na vida real.

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA –  STREET BALANCE CREW APRESENTA “FUTURO?”

Quando: 26/11 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

Compartilhar:

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!