Logo do Governo

CCBJ REALIZA ATIVIDADES EM ALUSÃO AO ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA

17/04/2026

A programação conta com as atividades “ESPECIAL 300 ANOS DE FORTALEZA: O bode ioiô e outras histórias” e “História de Fortaleza com imagens e pintura”. Reprodução: Mar Pereira A programação conta com as atividades “ESPECIAL 300 ANOS DE FORTALEZA: O bode ioiô e outras histórias” e “História de Fortaleza com imagens e pintura”. Reprodução: Mar Pereira
Compartilhe:

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento público da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), divulga a programação da semana entre os dias 14 a 18 de abril. A semana conta com momentos em alusão aos aniversário de 300 anos da cidade de Fortaleza. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O É o Brinca, programação fixa do equipamento, realiza o momento “História de Fortaleza com imagens e pinturas” no sábado (18), às 16 horas, no Espaço Paulo Freire CCBJ. Para homenagear a cidade, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) apresenta de forma lúdica as histórias dos bairros e de como a cidade cresceu.

No mesmo dia, a Praça Central CCBJ vira palco para contações de histórias da capital. Às 17 horas, os narradores Almir Mota e Júlia Barros apresentam “O Bode Ioiô e Outras Histórias”, uma envolvente contação de histórias para toda a família, repleta de narrativas divertidas, musicalidade e brincadeiras populares que atravessam gerações.

Festival, Encontro e Espetáculo

A semana começa na quarta-feira (15), às 15 horas, dentro da Biblioteca Cristina Poeta CCBJ. O Ciclo de Leitura apresenta “No Fundo do Fundo do Mar”, o livro apresenta a aventura do leãozinho que parte em um barco em busca de si mesmo e de seus sonhos. A programação faz parte do Sombrinha Literária, programa fixo na biblioteca do equipamento.

No dia seguinte, o CCBJ vira palco de manifestações indígenas. A Celebração aos Povos Indígenas: Grupo Thinya Thudya Fulni-ô chega às 19 horas no Teatro Marcus Miranda CCBJ divulgando a cultura, a arte e a espiritualidade do seu povo. O canto e a musicalidade Fulni-ô são marcados por rezos, cafurnas, samba de côco e toré. 

A sexta-feira (17) concentra duas atividades culturais no equipamento. A partir de 18 horas, no Teatro Marcus Miranda CCBJ, a Associação Zumbi Capoeira apresenta o 2° Encontro Nacional de Capoeira Nossas Raízes & Tradições. O evento promove oficinas, vivências, rodas de conversa, apresentações culturais e capoeira com batizado e troca de cordas dos alunos do núcleo Granja Lisboa.

Já as 19 horas, na Sala Multiuso CCBJ, o NArTE realiza a roda de conversa de proteção coletiva: “Como você se sente em meio a tantas informações nas redes sociais?”. O momento serve para conscientizar sobre como frequentar ambientes sem se expor nas redes sociais, trazendo uma auto proteção.

A programação da semana termina no sábado (18), às 19 horas, no Teatro Marcus Miranda CCBJ. O espetáculo “VOZES SILENCIADAS” é uma performance que dramatiza relatos reais de surdos do interior cearense, abordando temas como diagnóstico, educação, emprego, exploração financeira e discriminação. A performance busca sensibilizar o público sobre as injustiças enfrentadas pela comunidade surda e destacar a importância de amplificar suas vozes.

Serviço

Programação da Semana do Centro Cultural Bom Jardim

Quando: 14 a 18 de abril

Onde: Centro Cultural Bom Jardim – Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa

Mais informações e programação completa: @ccbj_centroculturalbomjardim e https://ccbj.org.br/programacao/ 

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!