Logo do Governo

INSTITUIÇÃO PARCEIRA DO CCBJ É CONVIDADA PARA INGRESSAR EM PROJETO NO EXTERIOR

03/06/2022

A Associação Zumbi Capoeira (AZC) foi convidada a participar da fase inicial do projeto na capital guineense, através de convite dirigido exclusivamente à Mestra Carla Mara, na representação dos mestres e mestras do nosso Ceará. 

O encontro formativo aconteceu em maio (6 a 13 de Maio de 2022). A programação passou por visitas às instituições públicas da Guiné, ações de sensibilização na Faculdade de Motricidade Humana de Bissaunas, atendendo as comunidades próximas e alunos de escolas públicas. A iniciativa é uma  realização do Centro Cultural Brasil- Guiné Bissau, onde a Mestra Carla teve a oportunidade de falar junto a representantes da embaixada do Brasil e da comunidade local. 

Capoeira e Formação Educativa para a Cidadania na Guiné-Bissau é um projeto de cooperação internacional, realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Tem como objetivo a inserção do ensino da capoeira no sistema universitário guineense, com a formação de multiplicadores da nossa arte naquele país. Na comitiva presente nesta ação, constava uma representação da Agência Brasileira de Cooperação, a pró-reitora da Unilab, professores da Unilab e o Mestre Augusto Januário da Bahia. 

O encontro também contou com a presença do Mestre Ricardo, que é formado pela AZC e também professor da Unilab, enquanto coordenador do projeto. “Trata-se de uma oportunidade única de representar a capoeira, numa missão institucional, que tem como objetivo inserir e integrar a capoeira no contexto global da África Lusófona”, complementa a convidada especial Mestra Carla”.

Conheça mais sobre a Mestra Carla e seu trabalho desenvolvido por meio da AZC, no site do CCBJ. Em 2021, a AZC foi uma das instituições selecionadas pela Chamada Pública de Manutenção dos Grupos Artísticos do Bom Jardim. Na ocasião, o CCBJ realizou matéria especial sobre a iniciativa. Confira no link a seguir. Além disso, o CCBJ tem a AZC como instituição parceira, em muitas outras iniciativas e, comemora o reconhecimento da Mestra Carla e de todo o grupo em solo internacional. 

A Associação Zumbi Capoeira – AZC foi fundada em 8 de agosto em 1983 e possui 7 núcleos distribuídos em Fortaleza nas seguintes comunidades: Bom Jardim, Granja Lisboa, Canindezinho, Jerusalém, Conjunto Esperança, Pirambú e Cristo Redentor. Apresenta essa proposta de projeto intitulada “Associação Zumbi Capoeira: nesse chão se estende a mão”, tendo como foco aulas de capoeira e musicalidade, aulas de instrumentos de percussão utilizados na capoeira, aulas de coco, samba de roda, jongo, maculelê, rodas de conversa temáticas voltadas para a valorização dos direitos humanos, público LGBTQIAP+, mulheres e negros, atividades que ocorrem de forma continuada em sua dinâmica de funcionamento. A AZC atua apoiada em duas linhas norteadoras: a não violência contra a mulher e a promoção da diversidade.

CAPOEIRA É DESTAQUE NA CONVOCATÓRIA DE MANUTENÇÃO DOS GRUPOS ARTÍSTICOS: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA

Fonte: Unilab e AZC

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!