Logo do Governo

Circo

Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa circense, que podem proporcionar cruzamentos teóricos e/ou práticos com reflexões estéticas, poéticas, políticas e conceituais, em suas diversas dimensões.


São objetos possíveis de investigação deste segmento: pesquisas sobre os campos de dramaturgia, palhaçaria, técnicas circenses como malabarismo, ilusionismo, acrobacia, investigações metodológicas no campo da Arte-educação e Formação aplicada em Circo, bem como as implicações e responsabilidades éticas e políticas no fazer circense e seus atravessamentos sobre cultura brasileira, imaginário, corpo, auto-estima, território, dentre outros.

PROJETOS EM ANDAMENTO


ACROBACIA NA PALMA DA MÃO: EU, TU E NÓS

Grupo Idealizador:
Beatriz Barros dos Santos, Gersonio de Souza Andrade, Celino Ferreira

Professor mediador: Eric Vinícius

A pesquisa busca investigar a junção da acrobacia e malabares solo, dupla e trio. O professor mediador do projeto, Eric Vinícius, conta que o objetivo da pesquisa é possibilitar ideias e discursos poéticos de um corpo acrobático suspenso, manipulação de objetos, correlacionando técnica e treino em um processo de invenção artística. Juntos, irão estudar pesos e contrapesos, seja com objetos ou corpos, a partir da ideia dos proponentes sobre gravidade e invenção.

“No início ficamos receosos, primeiro por pensar que nosso desejo de pesquisa não fosse de boa aceitação e por conta da pandemia. Quando iniciamos o processo de pesquisa, percebemos o quão potente ele é, de repente estávamos experimentando e treinando movimentos acrobáticos com clavas de malabares. Hoje já até projetamos o desdobramento desta vivência com números, espetáculos e oficinas de técnicas circenses”, conta Celino, integrante do grupo.

“Acrobacia na palma da mão: Eu, tu e nós” em Imagens

outros Projetos em andamento