Logo do Governo

MOSTRA DAS ARTES 2021: CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA DE EVENTO

15/12/2021

Fotos: Flávia Almeida e Mar Cunha

Texto: Ascom CCBJ

Ontem (14), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), iniciou oficialmente a semana da Mostra das Artes 2021, evento que, este ano, comemora o aniversário de 15 anos de existência e resistência do CCBJ. O evento segue acontecendo, presencialmente e virtualmente, até o dia 19 de novembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.

O primeiro dia do evento contou com várias atrações: cortejo de maracatu, lançamentos de produtos de cursos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, finalização de cursos com espetáculos teatrais, shows de música e de humor. A programação iniciou às 16h e seguiu até 23h.

Além das atrações previstas na programação geral do evento, a Mostra das Artes 2021 também conta com a presença de pequenos empreendedores locais numa feira de artesanato e comidas típicas caseiras, protagonizada pela própria comunidade. A feira está localizada no campinho, dentro do equipamento, com uma mesa para cada grupo/coletivo e empreendedor individual expor seus produtos, que variam entre artesanato de tecidos, bijuterias, acessórios, macramê, crochê, mudas de plantas, produtos natalinos artesanais e até uma mesa com o trabalho de trancismo de Letícia Felix e as massagens de Mariana Freitas.

O formulário de inscrições para participação do público geral nas atividades presenciais da Mostra das Artes 2021 recebe inscrições até o início da primeira atividade do dia, abrindo novamente no dia seguinte para que os interessados se inscrevam nos dias seguintes do evento. Para realizar sua inscrição, basta acessar a aba ingressos no site do CCBJ, preencher o formulário e comparecer no equipamento portando o Passaporte de Vacina ou cartão de vacina constando as duas doses e documento de identificação com foto.

Confira abaixo o que rolou no primeiro dia de evento:

Cortejo com Batuque de Mulher e Maracatu Nação Bom Jardim 

A programação da Mostra das Artes 2021 também tem cortejo! Puxado pelo coletivo Batuque de Mulher junto com o Maracatu Nação Bom Jardim, o grupo se concentrou na Praça Santa Cecília, às 16h, e seguiu nas ruas em direção ao CCBJ, finalizando o momento no palco do evento, com muita música e dança. A atividade foi uma contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim.  Após o cortejo, o evento foi oficialmente iniciado com uma cerimônia de abertura breve, com falas de Marcos Levi Nunes, gestor executivo CCBJ e Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar.

Conjunto Ceará Show: um espetáculo em 4 etapas 

Após a abertura do evento, o público seguiu para o Teatro Marcus Miranda do CCBJ para prestigiar o “Conjunto Ceará Show: um espetáculo de 4 etapas”. Batuta, técnico de áudio do CCBJ, acompanhado de Denis Lacerda, Mateus Franklin e Moisés Loureiro, unem forças e risadas num espetáculo de comédia sobre o Conjunto Ceará, arrancando risadas do público de mais de 70 pessoas.

Lançamento da Revista Coletânea “Territórios Sensíveis”

Logo em seguida, os alunos e professores do Curso Básico de Produção Cinematográfica Negra e Afrofuturismo se reuniram no Teatro Marcus Miranda para o lançamento a Revista Coletânea “Territórios Sensíveis”, uma publicação gerada a partir do Curso Básico de Produção Cinematográfica Negra e Afrofuturismo, da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. A apresentação da revista aconteceu com um bate-papo sobre cada conto/ensaio e escrita que foi construída e elaborada a muitas mãos. 

A Revista Coletânea “Territórios Sensíveis” conta com onze textos, com universos variados. Alunes e professores começaram a desenvolver em sala de aula virtual uma publicação que desse conta de reunir essas criações, em parceria com a Editora Parlê.

Experimento Cênico “Leituras de um certo país”

O primeiro dia da Mostra das Artes 2021 também contou com a apresentação teatral de conclusão do módulo de Montagem 1 do Curso Extensivo em Teatro. O experimento cênico acontece em 3 locais diferentes, iniciando no Teatro Marcus Miranda, passando pelo Espaço Alternativo do CCBJ e finalizando em frente a sala de produção. Confira abaixo um pouco sobre cada um dos atos:

Meire Love: Meire Love conta a história de três meninas que vivem pelas ruas próximas à orla. Como forma de sobrevivência, elas se esforçam para vender o corpo e ganhar algum trocado. Elas ainda sonham com um gringo apaixonado que possa tirá-las daquele lugar.

Braseiro: Início do século XX, interior do Nordeste brasileiro. Numa casa em ruínas, uma família tenta encontrar uma maneira de salvar o filho mais velho, que foi pego roubando nas terras do vizinho, inimigo da família. Em cena, cada membro da família testa os limites do outro, movendo a balança de poder que rege a casa, nesse momento começam a se chocar entre si. Todos os  problemas vêm à tona. Direção: Professor e ator Murilo Ramos

Enquanto não houver outro dia: Após serem exilados do Brasil, em 1971, Frei Tito de Alencar e Maria Auxiliadora Lara Barcelos chegam ao Chile. Carregando todas as marcas causadas pela ditadura e ainda assim com a vontade de continuar lutando, é no encontro entre essas duas figuras tão importantes para o Brasil, que a dramaturgia se desenrola. 

Todos os Sons: Na Quebrada do Coco apresenta show “Clássicos na Quebrada”

Finalizando o primeiro dia de Mostra das Artes 2021, o CCBJ convidou o grupo Na Quebrada do Coco para apresentar o show Clássicos na Quebrada, no palco principal do evento. Uma apresentação para cantar e relembrar momentos bons vividos nas brincadeiras de coco que acontecem em Fortaleza. O público suou, girou e dançou junto com o grupo, que animou a festa até as 23h na Praça Central do CCBJ.

Além das apresentações presenciais, o primeiro dia de Mostra das Artes também contou com uma programação virtual: a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ lançou nas redes sociais do CCBJ mais uma edição do programa Ciclo de Leitura, onde Amanda Ribeiro, auxiliar na Biblioteca Cristina Poeta/CCBJ, apresentou um pouco sobre Cecília Meireles e seu livro “As palavras voam”. O vídeo está disponível no Instagram e Facebook do CCBJ.

Além disso, também foram apresentadas virtualmente as 7 videodanças que compuseram a Mostra Pulsar, solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ em parceria com o Porto Iracema das Artes. As videodanças estão disponíveis no canal do CCBJ no YouTube.

Saiba mais sobre a programação dos 6 dias de evento e retire seu ingresso no site: https://ccbj.org.br/mostra-de-artes/

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!