Logo do Governo

GRUPO SOU’L STREET PROMOVE AULAS ABERTAS E ENCONTROS DE DANÇAS URBANAS NA PERIFERIA DE FORTALEZA

05/01/2022

O grupo Sou’l Street é um coletivo de danças urbanas que tem como proposta se aprofundar na cultura das danças de rua e disseminá-las em ações como aulas, treinos, produções de material videográfico e produções de eventos, através da linguagem da dança. O projeto foi contemplado na linguagem de música da segunda Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, promovida pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Sou’l Street surgiu de uma prática cotidiana, da sobrevivência, resistência, insistência e ação política dos integrantes. Virou um coletivo de várias periferias da cidade de Fortaleza, onde o grupo segue estudando as Danças Afro-Diaspóricas, especialmente na cultura Afro-Estadunidense, como o Hip Hop, relacionando-a com o que vivemos no nordeste do Brasil.

“Temos inspirações nos nossos, no povo da rua, na arte da rua, do Bboy ao grafiteiro, do MC ao DJ, do cara que dança no sinal para conseguir seu ganha pão ao dançarino de batalha, a rua inspira a Sou’l Street, a periferia, então quando falo os “Nossos” me refiro a toda a arte de rua que tá envolvido conosco”, conta Diassis, um dos integrantes do grupo, sobre quais as inspirações que motivam o Sou’l Street.

A cada mês, o grupo promove ações voltadas para determinado tipo de produção, sendo elas distribuídas entre aulas abertas com os integrantes, encontros internos para a produção videográfica, treinos abertos para a comunidade, exibição do material videográfico e roda de conversa. Os interessados em participar das ações do Sou’l Street podem acompanhar os projetos e trabalhos do grupo através do perfil no Instagram (@soulstreetoficial).

Após a parceria entre o CCBJ e a Sou’l Street através da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, o grupo passou a se entender enquanto produtora cultural e de audiovisual, além de uma empresa. O grupo investiu o valor recebido através do edital na aquisição de equipamentos, tornando possível uma autonomia em relação às atividades que desejam desenvolver, “além de nos sensibilizar ainda mais pra relação com o próximo, a partir dos cursos ministrados e de todo o acolhimento que o centro cultural teve para com o grupo”, conta Diassis.

Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos. 

Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.

Mais informações sobre os integrantes do Sou’l Street, clique aqui e acesse a página que reúne todos os grupos selecionados na convocatória.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!