Logo do Governo

Cursos Básicos CCBJ 2023.2 – Conheça os professores e professoras

17/05/2023

As inscrições para os cursos básicos do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, seguem abertas até o dia 18 de maio.

A Chamada Pública está disponível com tradução para Linguagem Brasileira de Sinais. Acesse o edital para saber mais sobre os cursos e inscreva-se: ccbj.org.br/oportunidades 

Conheça os professores e professoras que ministrarão os 7 cursos básicos ofertados em 2023.2:

Luciana Costa (Curso Libras para Iniciantes)Mulher surda, com formação em pedagogia  e pós graduação em Educação Inclusiva Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Tem experiência de atuação como professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Federação de Educação e Integração Dos Surdos( FENEIS) , Fundação Edson Queiroz ( UNIFOR). e na Universidade Estadual do Ceará  (UECE).

Jéssica Kelly Rodrigues (Curso Introdução ao Cinema de Animação) Doutoranda no Programa de Pós-graduação Comunicação da UFC. Mestre em Artes Visuais (PPGAV-UFPB/UFPE). Especialista em Artes e Tecnologia (UFRPE). Graduada em Arte e Mídia (UFCG). Atuou como professora substituta no Departamento de Comunicação da UFPB. Foi bolsista da IUEES/UFCG produzindo material audiovisual para a divulgação de projetos sociais. Tem experiência com as áreas de roteiro, direção, assistência de arte e montagem para cinema e audiovisual. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema Comunicurtas (2018), com o curta documentário híbrido “Dama da Noite” e o primeiro lugar no Laboratório de Projetos Audiovisuais W.R_LAB 2021, realizado pela prefeitura de João Pessoa, com o projeto de longa autoficcional “Imprescritível”.

Renata Barros (Curso Mulheres na Programação: Desenvolvimento de Jogos Digitais) – Graduada em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio. Atua como designer de interfaces no estúdio de desenvolvimento de games Studio Action 5, e também faz parte do Coletivo Flower Bots, formado por concludentes do Curso de Extensão em Desenvolvimento de Jogos Digitais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Em 2022, participou do Laboratório de Pesquisa em Cultura Digital do CCBJ, onde desenvolveu pesquisas sobre a cultura indígena Tabajara. Participou da Game Jam Plus Global, juntamente com os membros do Studio Action 5, com o jogo AMANA, que atualmente é um dos finalistas nas etapas do evento.

Isabele Carvalho (Curso Mulheres na Programação: Desenvolvimento de Jogos Digitais) – Graduada em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio. Violinista focada no desenvolvimento e na composição de músicas na área de jogos. Professora dos módulos de Sonoplastia Aplicada à Games no Curso de Extensão em Desenvolvimento de Jogos Digitais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Co-fundadora, sócia, sound designer e compositora do Studio 85, estúdio de desenvolvimento de games cearense que possui reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.

Ismael Maciel (Curso Mulheres na Programação: Desenvolvimento de Jogos Digitais) – Graduado em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio. Professor de programação em vários módulos do Curso de Extensão em Desenvolvimento de Jogos Digitais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e professor de UI/UX Design no LabInec. Co-fundador, sócio e programador do Studio 85, estúdio de desenvolvimento de games cearense que possui reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.

Mestra Carla (Curso Capoeira) – Carla Mara Henrique Silva Carla (Mestra Carla) foi iniciada na Capoeira em 1984, em Fortaleza. Mulher, mãe, militante feminista, mulher de axé. Está presidenta da Associação Zumbi Capoeira AZC é aluna de Luiz Carlos Silva, (Mestre Lula), orienta o coletivo de mulheres AZC e o coletivo Diversidade AZC – LGBTQIA+. Dirige coletivamente o Centro Cultural Mestre Lula.

Dayana Ferreira (Curso Curso de Longa Duração em Dança) – artista da Dança e das encruzas, capoeirista, candomblecista, artesã. Iniciou seus estudos na linguagem da Dança na EDISCA e formou-se no Curso Técnico em Dança (Instituto Dragão do Mar / SENAC). É bacharela formada e licencianda em Dança pela UFC, atua como professora, coreógrafa, bailarina, produtora e pesquisadora entre dança e outras tecnologias e saberes. 

Doroteia Ferreira (Curso Curso de Longa Duração em Dança) – dançarina há 20 anos, professora de dança e atriz. Atua no Grupo Nóis de Teatro há nove anos. É Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará – 2010, graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Estácio-CE e fez o Curso de Aperfeiçoamento de Formadores em Dança Cênica. Professora de Dança Contemporânea no Centro Cultural do Bom Jardim. Ministra Oficina de dança Afro-brasileira e teatro na área do bairro Grande Bom Jardim. Brincante do Maracatu Nação Bom Jardim, Boi Jardim e do Reisado há seis anos. 

Joca Mota (Curso Curso de Longa Duração em Dança) – artista, arte-educador, agitador cultural e pesquisador. É Técnico em Dança pelo Instituto Dragão do Mar, especialista em Linguagem e Poética da Dança pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e mestrando em Artes na Universidade Federal do Ceará (UFC). Compõe os coletivos MarÉHouse, Krump Movimento Fortal e Sou’l Street. Faz parte da linha de pesquisa DIA (Dança, Infâncias e Autismos) na Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolve uma costura poética entre Dança e Autismos no INCERE (Centro de Referência da Infância) e no CCBJ (Centro Cultural Bom Jardim).

Jônatas Reis (Curso Orquestra de Cordas) – Iniciou os estudos de música aos 18 anos no CEFIS (Centro de Formação de Instrumentistas do SESI-Fortaleza, CE) com o professor Vasken Fermanian. Aos 21 anos opta pelo estudo de viola. Em 2005 ingressou no Conservatório de Tatuí – SP, na classe do professor Alexandre Razera. Em Março de 2007 foi aprovado para classe do Professor Renato Bandel, no Instituto Baccarelli – SP; nesse período passou a integrar a Sinfônica Heliópolis como chefe de naipe, liderando importantes concertos, e atuando intensamente na área pedagógica da instituição, como preparador de orquestra e professor de violino e viola. Atuou como Professor de ensino coletivo de cordas no SESI São Caetano do Sul de 2013 a 2019, atuando na construção da metodologia de Música do SESI SP, é professor licenciado da Metodologia Suzuki pela Suzuki Association Of the Americas desde 2013 onde teve formação com Shinobu Saito – Brasil; Eduardo Luduena – Argentina e Edward Kreitman – Estados Unidos da América.

Bárbara Andrade (Cursos Canto Coral e Técnica Vocal para Adultos e Idosos) – Bárbara Xavier de Andrade, psicóloga especialista em Saúde da Família e Comunidade. Facilitadora em desenvolvimento comunitário (Portal Vida/Lócus – UFC), e Permacultora (IPC – Ceará).  Participante do coletivo Portal Vida que, há 8 anos, trabalha com desenvolvimento humano e comunitário e artista com enfoque na cultura popular. Tem experiência em trabalhos grupais nos mais diferentes equipamentos sociais. Atualmente, trabalhando com psicologia  clínica no formato online, arte e meio ambiente.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!